Pular para o conteúdo
Início » Estações do BRT disponibilizam preservativos para prevenir ISTs

Estações do BRT disponibilizam preservativos para prevenir ISTs

Estações do BRT disponibilizam preservativos para prevenir ISTs
Dispensers de acrílico padronizados estão instalados em locais estratégicos, inicialmente em sete terminais de transporte

Com o intuito de promover a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em colaboração com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), está oferecendo preservativos nas estações do BRT. Os preservativos estão disponíveis em dispensers de acrílico padronizados, instalados em locais estratégicos, inicialmente em sete terminais de transporte público: Hiper, Pituba, Vale das Pedrinhas, Lapa, Cidade Jardim, HGE e Vasco da Gama.

“Essa é mais uma importante parceria para fortalecer a prevenção em nossa cidade através da facilitação do acesso ao preservativo, o método mais conhecido e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis, gonorreia e alguns tipos de hepatites, além de evitar uma gravidez não planejada”, disse o titular da SMS, Alexandre Reis.

Já o titular da Semob, Fabrizzio Muller, defendeu o poder de conscientização da iniciativa. “Esse tipo de ação num local movimentado como é uma estação do BRT, onde passam milhares de pessoas todos os dias, ajuda a conscientizar sobre a importância do uso do preservativo para se prevenir de infecções sexualmente transmissíveis. Essa iniciativa, junto com a Secretaria Municipal da Saúde, não apenas leva a prevenção para mais perto das pessoas, mas também busca lembrar que essa proteção é peça fundamental para preservar nossa saúde”, afirmou.

O que são as ISTs?

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são provocadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas principalmente por contato sexual (oral, vaginal, anal) com uma pessoa infectada, sem proteção (preservativo externo ou interno).

A transmissão também pode ocorrer da mãe para o bebê durante a gravidez, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com ISTs melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

Confira os pontos de retirada:

Estação BRT Hiper

  • Embarque sentido Rodoviária, próximo aos banheiros;
  • Embarque sentido Pituba;
  • Embarque sentido Pituba, próximo à linha de bloqueio.

Estação BRT Pituba

  • Parte superior da estação, ao lado das máquinas de autoatendimento de recarga de cartão.

Estação BRT Vale das Pedrinhas

  • Linha de bloqueio (acesso entrada e saída).

Estação BRT Lapa

  • Equipamento próximo aos banheiros.

Estação BRT Cidade Jardim

  • Ao lado das máquinas de autoatendimento de recarga de cartão.

Estação BRT HGE

  • Antes das linhas de bloqueio, logo após os portões.

Estação BRT Vasco da Gama

  • Antes das linhas de bloqueio, logo após os portões.

Leia também:

‘Não há ponto de preocupação, e sim de alerta’, diz Roberta Santana sobre nova variante do HIV

Evento comemora 500 transplantes de medula óssea realizados no Hupes, da UFBA

Jefferson Peixoto/PMS