Safra recorde e queda do dólar devem reduzir preços dos alimentos, diz Alckmin

Vice-presidente destaca impacto do clima favorável, estoque regulador e reforma tributária na economia


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 24/01/2025 19:30 Política
Safra recorde e queda do dólar devem reduzir preços dos alimentos, diz Alckmin - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (24), em São Paulo, que a safra recorde de grãos prevista para este ano e a redução do dólar deverão contribuir para a queda nos preços dos alimentos. Segundo ele, fatores climáticos, ações do governo e medidas como a reforma tributária reforçam perspectivas otimistas para a economia.

Projeções apontam safra histórica em 2025

A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que a safra de grãos cresça cerca de 8,2% em relação ao ano anterior, o que configuraria um recorde na série histórica. De acordo com Alckmin, o clima favorável após um ano de seca intensa contribui diretamente para a produção agrícola.

“Com um clima bom, há uma expectativa de que a safra agrícola deva crescer 8% a mais, uma safra recorde. Isso ajuda a reduzir o preço”, avaliou o ministro.

Além disso, o dólar, que iniciou o ano acima de R$ 6,20, caiu para cerca de R$ 5,88, impactando positivamente setores que dependem de insumos importados, como fertilizantes e combustíveis. “Com a redução do dólar, também vamos observar uma ajuda significativa”, acrescentou Alckmin.

Medidas complementares para controle de preços

Entre as iniciativas para estabilizar os preços, Alckmin destacou o papel do estoque regulador mantido pela Conab. “O estoque regulador é essencial para evitar grandes oscilações nos preços. Quando há uma grande safra, parte da produção é armazenada para situações de escassez”, explicou.

Outro ponto citado pelo vice-presidente foi a reforma tributária, que prevê a desoneração de produtos da cesta básica, incluindo proteínas animais. Ele ressaltou que essa medida deverá ter impacto direto na redução do custo dos alimentos.

Reunião com sindicalistas e discussões sobre a inflação

Alckmin participou de um encontro com sindicalistas na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), em São Paulo, para discutir estratégias do governo federal voltadas ao desenvolvimento econômico e à geração de empregos. O evento, com o tema “Perspectiva da Economia e do Emprego em 2025”, também abordou o cenário inflacionário do país.

Segundo o ministro, a inflação apresenta sinais de desaceleração, conforme indicado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15). O indicador registrou alta de 0,11% em janeiro, menor que o percentual observado em dezembro (0,34%). “Já houve uma pequena redução do processo inflacionário. Acreditamos que ficaremos dentro da meta com essa desaceleração”, afirmou Alckmin.

Perspectivas para 2025 e desafios econômicos

Apesar do otimismo, Alckmin reconheceu que a alta da Selic continua sendo um desafio para o crescimento econômico. Ele defendeu que a manutenção de pressupostos econômicos sólidos e o cumprimento do arcabouço fiscal serão fundamentais para reduzir as taxas de juros. “Uma Selic muito alta reduz o potencial de crescimento econômico. Mas vemos um cenário positivo, com safra recorde, investimentos anunciados pela indústria e a aprovação da reforma tributária”, avaliou.

Enquanto o ministro participava do evento em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com ministros em Brasília para discutir estratégias que possam ajudar a baratear os alimentos. “O presidente Lula, corretamente, está preocupado em reduzir o preço, evitando aumentos significativos nos alimentos”, concluiu Alckmin.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Tomate comanda o Bloco Fissura com músicas inéditas e parcerias exclusivas -
Carnaval 16/02/2025 às 20:36

Tomate comanda o Bloco Fissura com músicas inéditas e parcerias exclusivas

Cantor aposta em novidades, repertório inédito e participações especiais


Pesquisa Quaest: Lula lidera entre os mais pobres, direita predomina entre os ricos -
Política 16/02/2025 às 19:58

Pesquisa Quaest: Lula lidera entre os mais pobres, direita predomina entre os ricos

Apoio à direita cresce com a renda, mas nem sempre se traduz em bolsonarismo, segundo instituto


Ministério da Saúde expande público-alvo e reforça vacinação contra dengue em novos municípios -
Saúde 16/02/2025 às 19:05

Ministério da Saúde expande público-alvo e reforça vacinação contra dengue em novos municípios

A vacina mostrou uma eficácia de 80,2% na redução dos casos de dengue após 12 meses e uma redução de 90,4% nas hospitalizações


Diego Hypolito revela mudança de voto no BBB 25 após Almoço do Anjo -
BBB 25 16/02/2025 às 18:33

Diego Hypolito revela mudança de voto no BBB 25 após Almoço do Anjo

Renata convida Daniele Hypolito para o Almoço do Anjo e influência decisão de Diego dentro do jogo


Salvador pode ficar sem garis no Carnaval 2025, alerta SindilimpBA -
Cidades 16/02/2025 às 17:48

Salvador pode ficar sem garis no Carnaval 2025, alerta SindilimpBA

Negociações travadas podem impactar na limpeza dos circuitos da folia momesca


BAFTA 2025: ‘Emilia Pérez’ supera ‘Ainda Estou Aqui’ como Melhor Filme em Língua Não Inglesa -
Cultura 16/02/2025 às 17:30

BAFTA 2025: ‘Emilia Pérez’ supera ‘Ainda Estou Aqui’ como Melhor Filme em Língua Não Inglesa

Considerado o 'Oscar britânico', a premiação acontece neste domingo (16)


Papa Francisco está internado com infecção respiratória e não tem previsão de alta -
Internacional 16/02/2025 às 16:48

Papa Francisco está internado com infecção respiratória e não tem previsão de alta

O pontífice, de 88 anos, recebeu recomendação de repouso absoluto e teve alteração no tratamento


Fernanda Torres e Demi Moore posam juntas antes do Bafta 2025 -
Cultura 16/02/2025 às 16:00

Fernanda Torres e Demi Moore posam juntas antes do Bafta 2025

Em disputa pela estatueta de melhor atriz no Oscar 2025, elas estão em Londres para mais um evento da temporada de premiações cinematográficas


Instituto Celsinho Cotrim alcança marca de 66 mil atendimentos e ganha reconhecimento do prefeito -
Política 16/02/2025 às 15:26

Instituto Celsinho Cotrim alcança marca de 66 mil atendimentos e ganha reconhecimento do prefeito

O espaço oferece consultas médicas, exames de eletrocardiograma, atendimento jurídico, cursos e atividades culturais


Silvio Almeida anuncia retomada de projetos diz que ‘se o morto levanta, acabou o velório’ -
Política 16/02/2025 às 14:50

Silvio Almeida anuncia retomada de projetos diz que ‘se o morto levanta, acabou o velório’

Em publicação nas redes sociais, ex-ministro negou acusações e afirmou que foi vítima de racismo estrutural