Lavagem do Beco promete agitar Itaparica com tradição, música e cultura
Festa popular celebra tradição e aquece clima de carnaval na ilha com cortejo, lavagem simbólica e shows neste sábado

A Ilha de Itaparica estará em clima de Carnaval, neste sábado (25), com a tradicional “Lavagem do Beco”. Este evento popular, que mistura fé, tradição e alegria, consolidou-se como uma das celebrações mais marcantes do calendário cultural da ilha, atraindo tanto moradores quanto turistas em busca de experiências autênticas. Realizada há mais de 40 anos, a festa é um reflexo da rica herança cultural e do espírito comunitário da região.
A “Lavagem do Beco” é organizada pela Prefeitura de Itaparica, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e busca fomentar a economia local durante a alta temporada de verão. “A tradicional Lavagem do Beco é uma festa que atravessa gerações há mais de 40 anos. É uma festa criada pelo povo e para o povo. É um momento de descontração que reúne a população local e ajuda também a atrair visitantes durante a temporada de verão, gerando renda e emprego para a cidade”, destacou o prefeito Zezinho Oliveira (PSD).
A programação e os destaques do evento
A festa tem início logo pela manhã, com um cortejo composto por baianas, fanfarras, grupos de percussão e manifestações culturais da região, que partirá às 10h do Largo do Mercado Municipal. O trajeto percorre as ruas históricas da orla até o Beco da Praça João das Botas, também conhecida como Praça da Quitanda.
No local, como já é tradição, ocorre a simbólica lavagem do beco, realizada pelas baianas, que espalham água perfumada ao som de cânticos e ritmos afro-brasileiros. Para garantir o conforto do público, a diversão também conta com banhos de mangueira providenciados por um carro-pipa, ajudando a refrescar os foliões sob o sol do verão baiano.
A festa ganha ainda mais intensidade, a partir das 13h, com uma série de shows programados para animar a Praça da Quitanda. A programação musical começa com a apresentação do cantor Robyssão, às 13h. Em seguida, a banda Escandurras sobe ao palco às 16h, e o grupo Black Style encerra a noite de festa às 18h.
Festas religiosas e saudações a Iemanjá
A Lavagem do Beco é mais uma das festas religiosas que integram o calendário baiano de celebrações, marcando o período pré-Carnaval. Na última quinta-feira (16), aconteceu a tradicional Lavagem do Bonfim, que neste ano celebrou 280 anos de fé, tradição e devoção ao Senhor do Bonfim. Antes disso, no dia 11, ocorreu a Lavagem de Barra de Pojuca, que celebra São Francisco de Assis.
O próximo festejo religioso previsto será no dia 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, dedicado à orixá Iemanjá, com a tradicional festa em sua homenagem. Já a Lavagem de Itapuã acontecerá no dia 21 de fevereiro, promovendo um evento cultural único, com baianas lavando a escadaria da igreja e blocos animando a tarde.
Preparativos para Carnaval de Salvador
Além das celebrações religiosas, Salvador também se prepara para o Carnaval 2025, considerado a maior festa popular do mundo. A programação oficial começa no dia 27 de fevereiro (quinta-feira), além dos “esquentas” que animam a cidade antes do início da folia. Eventos como Fuzuê e Furdunço estão marcados para acontecer nos dias 22 e 23, aquecendo o público.
Mais Lidas
Brown anuncia Marisa Monte como convidada especial em ensaio no Candyall
Carnaval de Salvador já tem nove trios pipocas confirmados
Carnaval de Salvador abre inscrições para Rei Momo 2025 nesta segunda-feira
Cultura
‘Ainda Estou Aqui’ vence Prêmio Goya, o Oscar do cinema espanhol
Caminhada do Perdão se torna patrimônio imaterial de Feira de Santana
Carnaval de Salvador já tem nove trios pipocas confirmados
Últimas Notícias

Estudo aponta que baixa escolaridade é principal fator de risco para declínio cognitivo no Brasil
Pesquisadores utilizaram inteligência artificial para examinar informações de mais de 41 mil pessoas em países latino-americanos

Enquete BBB 25: Aline, Gabriel e Vitória enfrentam 4º Paredão
Formação ocorreu na noite deste domingo (9) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça

Acelen Renováveis faz primeira extração industrial de óleo de macaúba; saiba aonde
Feito histórico foi alcançado no Acelen Agripark por meio de tecnologia inédita; empresa inicia o plantio em teste de alta produtividade

CBPM promove treinamento para técnicos do órgão que atuam em comunidades
Treinamento destinado aos profissionais da CBPM aconteceu entre os dias 6 e 7 de fevereiro

‘Toca em temas muito fortes e importantes que vivemos’ elogiou Dulce Maria, do RBD, sobre filme ‘Ainda estou Aqui’
A cantora afirmou estar emocionada com a produção; O longa fez historia com indicações ao Oscar e a vitória no Premio Goya

Rogério Carvalho defende Haddad e aponta desafios para governo em 2026
Líder do PT no Senado destaca a importância das conquistas econômicas, minimiza críticas ao ministro da Fazenda e alerta sobre preparação para cenário eleitoral futuro

Hamas anuncia retirada do exército Israelense do corredor Netzarim em Gaza
Em meio à trégua frágil, movimento islamita retira tropas de região estratégica e facilita circulação de civis

Entenda papel do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Órgão enfrenta desafios com saída dos EUA e Israel, mas continua com sua missão global

Ex-apresentadora da GloboNews, Cecilia Flesch revela salário e detalhes de sua demissão
Em entrevista recente, jornalista compartilha bastidores da sua trajetória na TV e o que levou ao fim de sua longa carreira de mais de 10 anos na GloboNews

Terremoto de magnitude 7,6 atinge o mar do Caribe; alertas para tsunami foram cancelados
Tremor causou preocupações, mas alertas de tsunami foram cancelados nas regiões afetadas, incluindo Porto Rico e República Dominicana