Aplicação do Enem conta com a participação de mais de 500 mil profissionais
Colaboradores atuarão em 1.753 municípios das 27 unidades da federação, atuando antes, durante e após a realização das provas
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro. A aplicação do exame envolve mais de 500 mil colaboradores em 1.753 municípios das 27 unidades da federação, atuando antes, durante e após a realização das provas. As informações são da Agência Brasil.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) coordenam a Operação Enem, que abrange todas as fases do exame, desde o planejamento até a divulgação dos resultados. As etapas incluem o levantamento de custos, a elaboração das 180 questões objetivas e da redação, além da impressão e montagem das provas.
O processo também envolve a distribuição e o armazenamento seguro de cerca de 9 milhões de provas impressas, que são organizadas em 18 tipos de cadernos de questões. A operação inclui a gravação da prova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o transporte de mais de 65 mil malotes de provas por meio de 10,8 mil rotas, todas com escolta.
Nos dias das provas, a logística abrangerá a acomodação de mais de 4,32 milhões de inscritos em mais de 140 mil salas em cerca de 10 mil locais, como escolas e faculdades, com aplicação nos dois domingos do exame.
Após a aplicação, a Operação Enem ainda envolve etapas finais, como a logística reversa com escolta militar, que é a coleta e envio dos 65 mil malotes com os documentos do Enem, incluindo cartões-resposta e folhas de redação, para os locais de correção. Depois disso, as respostas objetivas e a redação são digitalizadas, e a correção dos textos é realizada pelo Inep.
O Inep afirma que a realização do Enem envolve estratégias de segurança em todas as etapas, contando com a estrutura de policiamento do Exército Brasileiro, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e das secretarias de Segurança Pública dos estados (Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares). Todos os profissionais envolvidos no Enem passaram por capacitação para padronização de procedimentos, com cursos voltados a coordenadores de provas, aplicadores, fiscais, certificadores, policiais, bombeiros e corretores de redação.
Participantes
A edição de 2024 do Enem conta com 4.325.960 inscritos, sendo 1,6 milhão de concluintes do ensino médio. Os dados são auto declaratórios. A maior parte dos inscritos já completou o ensino médio (1,8 milhão), enquanto 841.546 (19,4%) são estudantes do primeiro ou segundo ano e 24.723 (0,6%) não cursaram nem completaram o ensino médio, mas participarão como treineiros.
São Paulo registra o maior número de inscrições, com 645.849, seguido por Minas Gerais (393.007) e Bahia (376.352). As mulheres representam 60,59% dos inscritos, enquanto os homens somam 39,41%. Em relação à autodeclaração de raça ou cor, a maioria se identifica como parda (1.860.766), seguida de brancos (1.788.622) e pretos (533.861). Outros 62.288 se consideram amarelos e 29.891, indígenas.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Operação Força Total prende 39 e apreende 16 armas na Bahia
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Feriado da Proclamação da República: o que abre e fecha em Salvador e RMS
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro