Anatel libera sinal de 5G para todos os municípios brasileiros
Processo começou por cidades maiores e avançou para municípios menores. Na Bahia, por exemplo, 190 localidades foram incluídas na etapa final de instalação dos filtros
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta terça-feira (26) a liberação do sinal de internet móvel 5G em todos os 5.570 municípios do Brasil. A medida foi possível após a conclusão da limpeza da faixa de 3,5 GHz, destinada ao tráfego do 5G, que anteriormente era utilizada para o sinal de TV por antenas parabólicas.
A limpeza consistiu na migração do sinal das parabólicas da banda C para a banda KU, envolvendo a desocupação de 1,4 mil estações de radiodifusão e a instalação de 5 milhões de kits com filtros nas antenas. Esse processo, finalizado 14 meses antes do prazo regulamentar, garantiu que a população continuasse acessando a televisão aberta sem interferências do novo sinal.
Com a faixa liberada, as operadoras podem ativar suas antenas e expandir a cobertura do 5G, que atualmente está disponível em 770 cidades, atendendo 35 milhões de usuários, com velocidades médias de 300 megabits por segundo.
“Pelas regras do edital, deveríamos ter cerca de 100 cidades cobertas pelo 5G. Nós conseguimos fazer um trabalho célere para limpeza da faixa, e as operadoras viram que o modelo de negocio era interessante, antecipando a ativação do sinal”, explicou o conselheiro da Anatel, Vinícius Caram.
O processo começou por cidades maiores e avançou para municípios menores. Na Bahia, por exemplo, 190 localidades foram incluídas na etapa final de instalação dos filtros.
Caram destacou o impacto do 5G no setor de telecomunicações e sua importância para o desenvolvimento econômico: “Hoje, somos a quinta maior população do mundo com celulares operando em 5G. Não podemos falar de crescimento econômico sem a base das telecomunicações. O 5G veio para catalisar esse crescimento”, afirmou, mencionando aplicações em portos, aeroportos, logística, indústria e agronegócio.
O trabalho de limpeza foi realizado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), em parceria com a Anatel, e contou com um orçamento de R$ 3,5 bilhões. Leandro Guerra, presidente da EAF, classificou a iniciativa como “sem precedentes no mundo”, enfrentando desafios como a seleção de equipamentos, importação de componentes durante a pandemia e atendimento a milhões de domicílios.
Prazos e metas para cobertura
Conforme as regras vigentes, as operadoras têm até 31 de julho de 2025 para implementar o 5G em municípios com mais de 500 mil habitantes. A cobertura para cidades com populações superiores a 200 mil deve ser concluída até 31 de julho de 2026. Para municípios com mais de 100 mil moradores, o prazo se estende até 2027. A meta para demais cidades vai até 2029.
Segundo Marcos Ferrari, presidente da Conexis Brasil Digital, sindicato que reúne as grandes operadoras, as empresas já cumpriram 100% das metas de cobertura previstas para 2024 e 70% das metas para 2025. Ele defendeu a atualização das leis municipais sobre antenas como um ponto crucial para evitar atrasos na infraestrutura necessária para o 5G.
“A liberação da faixa de 3,5 GHz é o primeiro passo necessário para a chegada do 5G”, afirmou Ferrari em nota, reforçando o avanço no cumprimento das metas pelas operadoras.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Anatel libera sinal de 5G para todos os municípios brasileiros
Corpo de Bombeiros combate cerca de 960 focos de incêndio na Bahia
Reforma trabalhista se aplica a contratos anteriores à lei, define TST
Jovem é atacada com líquido inflamável enquanto dormia em Salvador
Turistas estrangeiros já deixaram mais de US$ 6 mi no Brasil em 2024
ONU diz que 140 mulheres são vítimas de feminicídio por dia no mundo
Últimas Notícias
Anatel libera sinal de 5G para todos os municípios brasileiros
Processo começou por cidades maiores e avançou para municípios menores. Na Bahia, por exemplo, 190 localidades foram incluídas na etapa final de instalação dos filtros
Lula prevê economia crescendo acima de 3% e cobra programa para saneamento básico no Brasil
Presidente citou a inflação controlada e o aumento da massa salarial como fatores que sustentam sua projeção
Pedro Tavares cobra mais voos regionais para Ilhéus e critica altas tarifas aéreas
O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) renovou, nesta terça-feira (26), o apelo por mais voos regionais na Bahia, destacando a situação crítica de Ilhéus. Durante reunião da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ele enfatizou os impactos econômicos e turísticos causados pela insuficiência de conexões aéreas para […]
Antonio Brito diz que vinda de Kassab a Salvador foi ‘simbólica’ e ressalta fortalecimento do PSD na Bahia
Ao Portal M!, o deputado destacou a presença de políticos de diferentes vertentes ideológicas na entrega da Medalha Thomé de Souza ao presidente nacional do PSD
‘Ainda estou aqui’ lidera bilheterias nacionais superando ‘Wicked’ e ‘Gladiador 2’
Filme de Walter Salles supera 1,8 milhão de espectadores e desponta como favorito ao Oscar 2025
Comissão de Ética arquiva pedido de investigação contra Silvio Almeida
Investigação encerrada pela CEP não aborda denúncias que resultaram na demissão do ex-ministro
Saiba o que é estado de sítio, medida citada por Bolsonaro ao negar tentativa de golpe de Estado
Em sua defesa, ex-presidente disse ter considerado somente medidas 'dentro das quatro linhas' da Constituição
Lomanto Júnior – ousadia, operosidade e integridade
Como governador, Lomanto Júnior, marcou a história político-administrativa
Luana Piovani relembra denúncia contra Dado Dolabella
Atriz desabafa sobre agressão sofrida e critica a falta de apoio da sociedade e o machismo enfrentado após a denúncia
Trump afirma que irá impor tarifas para conter imigração e tráfico
Presidente eleito dos EUA defende que medidas podem resultar em vantagens comerciais e diálogos com outros países