Salvador vira referência global em resiliência urbana e compartilha soluções inovadoras em evento internacional
Capital baiana reforça cooperação com países lusófonos e compartilha estratégias inovadoras de prevenção a desastres na Ilha da Madeira
Divulgação/Codesal
Salvador reafirmou seu papel de liderança internacional na construção de cidades mais preparadas para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. A capital baiana foi representada, entre os dias 21 e 23, no 12º Encontro Nacional de Cidades e Vilas Resilientes, realizado na Ilha da Madeira, Portugal. O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, participou do evento em nome da vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT).
Com a presença de representantes de 38 municípios portugueses e delegações de países como Brasil, São Tomé e Príncipe e Moçambique, o encontro teve como foco a troca de experiências, boas práticas e a construção de uma rede de cooperação entre cidades lusófonas frente aos riscos urbanos e desastres naturais. O evento faz parte da campanha global Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com apoio do Escritório da ONU para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) e da organização internacional Resilient Cities Catalyst.
Salvador é destaque como Hub de Resiliência da ONU
Durante sua intervenção no evento, Sosthenes Macêdo destacou a posição de vanguarda ocupada por Salvador no cenário internacional, sendo reconhecida pela ONU como Hub de Resiliência. Além disso, a capital baiana integra a rede C40, que reúne grandes cidades comprometidas com o desenvolvimento sustentável e o combate à crise climática.
Macêdo enfatizou que o trabalho da cidade está baseado na combinação de ciência, tecnologia e envolvimento da sociedade civil. “Estamos fortalecendo uma rede de proteção entre as cidades lusófonas, partilhando conhecimento e construindo, juntos, soluções para tornar nossos territórios mais preparados frente aos riscos climáticos e urbanos”, afirmou o diretor da Codesal.
Debates abordaram turismo, inovação e comunicação de risco
A programação do encontro foi realizada nas cidades de Funchal, Machico e Ponta do Sol, abordando temas prioritários para a adaptação urbana e a gestão de riscos. Entre os tópicos debatidos estiveram o uso de novas tecnologias para proteção civil, estratégias de comunicação de risco e os impactos das mudanças climáticas no setor turístico, crucial para diversas economias locais.
Um dos principais objetivos do evento foi consolidar parcerias estratégicas e elaborar um plano de ação conjunto para o período de 2024 a 2026, com foco na construção de cidades mais seguras, sustentáveis e socialmente resilientes.
“A nossa participação neste esforço global tem nos permitido crescer, aprender e devolver à cidade políticas públicas mais eficazes. Salvador tem feito da resiliência uma missão coletiva”, completou Macêdo.
Intercâmbio técnico com Lisboa reforça troca de soluções práticas
A missão internacional da Prefeitura de Salvador também incluiu uma visita técnica à cidade de Lisboa. Na capital portuguesa, Sosthenes Macêdo conheceu o Plano Geral de Drenagem, em reunião com o Serviço Municipal de Proteção Civil. O projeto é considerado uma das principais estratégias da cidade para enfrentar os impactos das chuvas intensas.
Lisboa enfrenta desafios similares aos de Salvador, como alagamentos frequentes em áreas urbanas vulneráveis, especialmente nos bairros de Alcântara e Chelas. O plano, que prevê obras entre 2016 e 2030, inclui a construção de túneis de drenagem e reservatórios de retenção, com o objetivo de reduzir significativamente os riscos de inundações e adaptar a infraestrutura da cidade às exigências do século XXI.
Com ações como essa, Salvador segue pavimentando seu caminho como exemplo de cidade resiliente, demonstrando que, mesmo diante de desafios ambientais complexos, é possível construir um futuro urbano mais seguro, inteligente e solidário para todos.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso