Isidório classifica pedido de impeachment do presidente Lula como ‘loucura’ e ‘tirania’
Deputado federal critica proposta da bancada de Oposição na Câmara e destaca luta por justiça social do governo petista

O deputado federal Pastor Isidório (Avante) classificou, na manhã desta terça-feira (28), o pedido de impeachment protocolado pela bancada de oposição, contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “loucura” e um ato de “tirania”. A proposta, que alega crime de responsabilidade no programa Pé-de-Meia já conta com mais de 100 assinaturas de deputados na Câmara. O parlamentar, em entrevista ao Portal M!, afirmou que a tentativa de impeachment não tem fundamentos e está sendo impulsionada por um grupo que não aceitou a derrota nas urnas em 2022.
Isidório compara Lula e Nelson Mandela
Isidório comparou o presidente Lula ao ativista Nelson Mandela, principal nome mundial contra o Apartheid, reconhecendo o papel do líder brasileiro na luta pelos mais pobres e pela igualdade social. O deputado argumentou que a atual gestão do país tem se dedicado a implementar políticas públicas que atendem principalmente às classes mais necessitadas, o que, segundo ele, é um reflexo do compromisso do governo com as minorias e com a redução das desigualdades sociais.
“Pedir o impeachment do presidente Lula é loucura, isso não prospera, isso inclusive beira a tirania daqueles que estão revoltados, que não conseguiram o golpe, não conseguiram o derramamento de sangue que pretendiam. O presidente Lula representa o Nelson Mandela vivo desta nação. Eu, inclusive, perco votos, às vezes, porque estou fazendo defesa daqueles que não entendem, mas quando vou ver, são pessoas que não têm o conhecimento do valor do melhor presidente da República, que cuida mais dos brancos e negros pobres, das minorias e dos mais pobres”, disse Isidório ao Portal M! durante a inauguração do primeiro coletivo do programa Bahia pela Paz, no bairro Águas Claras, em Salvador.
Luta por justiça e igualdade social
Segundo o deputado federal, ao contrário dos governos anteriores, a atual administração se preocupa genuinamente com a inclusão social e o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade. Para Isidório, os críticos do governo petista não respeitam a diversidade e as conquistas dos setores mais marginalizados da sociedade, como negros e mulheres. De acordo com o parlamentar baiano, esse grupo opositor é motivado por ideologias supremacistas e não tem interesse no progresso social.
“Não existiam governos nesta nação [mais] preocupado com o povo como o do presidente, de Jaques Wagner, de Rui Costa, como está sendo o governo de Jerônimo. Para eles, é importante que o nosso povo saia algemado, saia com as pernas cheias de correntes, é disso que eles gostam. Eles não gostam de negros, de mulheres, de trabalhadoras, eles não gostam das pessoas que estão do lado do sofrimento. Eles são supremacistas. Então, não vai prosperar, pode ficar tranquilo porque a casa está madura, nós estamos lá para fazer a defesa”, bradou ao Portal M!.
Isidório também ressaltou que a oposição quer fazer com o governo lula o que fizeram com o governo da ex-presidente Dilma Rousseff(PT), que segundo ele foi “furtada” e “golpeada” de seu mandato, se referindo ao impeachment sofrido pela petista em 2016.
“Eles não vão fazer do presidente Lula uma nova presidente Dilma, que foi golpeada, que foi prejudicada, furtada em seu mandato e que gerou o atraso desta nação, mas o país voltou a reviver. Enfim, a Bahia faz parte disso com o governo do ministro Rui Costa, e nós, homens e mulheres, estaremos de mãos dadas contra todo tipo de tirania e perversidade desse grupo que não gosta dos mais necessitados”, disse.
Pedido de Impeachment
A bancada de oposição ao governo Lula protocolou um novo pedido de impeachment do presidente, argumentando que ele cometeu crime de responsabilidade ao implementar o programa Pé-de-Meia sem a aprovação do Congresso Nacional. A solicitação ganhou força após uma decisão recente do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou irregularidades no uso de recursos públicos para financiar o programa, especificamente a utilização indevida de verbas do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGCOE).
De acordo com o TCU, o governo federal não poderia usar esses recursos para o Pé-de-Meia, já que a lei determina que o financiamento de programas como esse deve vir exclusivamente do orçamento federal. O deputado federal baiano Capitão Alden (PL), vice-líder da bancada de oposição, destacou que o pedido de impeachment já conta com mais de 100 assinaturas, incluindo a sua. Ele reafirmou seu compromisso de apoiar quantos pedidos forem necessários para, segundo ele, “livrar o Brasil do descondenado”.
Com o apoio crescente de parlamentares e a decisão do TCU, o cenário político em Brasília se intensifica, com a oposição pressionando pela abertura do processo de impeachment, enquanto a base governista defende a legalidade das ações do presidente.
Isidório critica deportados dos EUA e defende governo Lula
O pastor Isidório também comentou sobre a situação dos brasileiros deportados dos Estados Unidos. Ele criticou aqueles que, em sua opinião, tentaram sabotar o Brasil, defendendo a retórica de que o país enfrenta uma grave crise alimentar.
“Foram banidos dos Estados Unidos, feito cachorros, feito animais algemados com correntes. Foram aqueles que foram atrás desse povo que gosta de rede social, dos mentirosos de plantão, que disseram que no Brasil ia faltar comida, que no Brasil ia faltar alimento. Aí foram para lá e tiveram que voltar agora nas algemas e acorrentados”, declarou Isidório ao Portal M!.
O pastor também elogiou a ação do governo Lula, que determinou a imediata retirada das algemas e correntes dos deportados. Para ele, o governo petista é inclusivo e democrático, respeitando até mesmo os opositores.
“O presidente Lula determinou imediatamente a retirada das algemas e o corte nas correntes daqueles que também são povo brasileiro, demonstrando que ele é um cidadão que governa para todos, inclusive para aqueles da oposição. Ele respeita todo mundo democraticamente. Então, é bom lembrar que os que começaram a sofrer lá, foram os que fugiram daqui, desejando o mal da nossa nação, o que não aconteceu. Nosso país cresce, tem desenvolvimento, tem habitação, tem saúde. Os programas estão aí atendendo quem mais precisa”, ressaltou o parlamentar.
Mais Lidas
Política
Datafolha: 57% dos brasileiros são a favor da reeleição no Executivo
Interesse estratégico faz MDB desejar vice de Lula em 2026
Bolsonaro deve visitar a Bahia entre agosto e setembro, diz João Roma
Últimas Notícias

Multidão lota o Pelourinho em noite de forró e emoção no São João da Bahia
Programação contou com shows emocionantes de artistas consagrados e novas vozes do forró

Flávio José e Jorge e Mateus arrastam multidão no terceiro dia do São João de Santo Antônio de Jesus, que reuniu mais de 100 mil pessoas
Momento mais aguardado ficou por conta da dupla Jorge e Mateus, que fez o público cantar em coro seus maiores sucessos

China condena ataques dos EUA ao Irã e alerta para risco de guerra nuclear no Oriente Médio
Bombardeios a instalações nucleares iranianas provocam reação internacional; China, UE e Omã pedem cessar-fogo e diálogo imediato

Clubes brasileiros brilham no Mundial de Clubes 2025: veja as chances de classificação após a 2ª rodada
Times do Brasil seguem invictos e lideram seus grupos; Flamengo já está nas oitavas, enquanto Fluminense surpreende e assume a liderança do grupo mais equilibrado da competição

Deputada de oposição a Trump pede impeachment do presidente após ataque ao Irã
Decisão unilateral do presidente norte-americano provoca reação no Legislativo e alerta da ONU sobre risco de escalada internacional

Camaforró 2025 promove inclusão com intérpretes de Libras e espaço acessível para pessoas com deficiência
Festa junina de Camaçari adota medidas inéditas de acessibilidade e fortalece diversidade com destaque para o Caramanchão

Lula vai participar pela 4ª vez seguida do 2 de Julho; aposta é de conter desgaste político e reforçar apoio no Nordeste
Presidente deve marcar presença no desfile cívico de Salvador e retomar discurso sobre nova leitura da independência do Brasil

Estados Unidos bombardeiam instalações nucleares do Irã e elevam tensão global
Ataques atingem principais centros de enriquecimento de urânio iranianos; Israel endurece restrições e Congresso dos EUA avalia resposta institucional

Camaforró 2025 atrai mais de 80 mil pessoas e celebra o forró com shows até o amanhecer
Segunda noite do evento em Camaçari reúne grandes nomes do forró e conta com forte esquema de segurança e clima de tranquilidade

Tony Salles e Filomena Bagaceira são destaques no São João da Bahia; noite de sábado teve mistura de pagodão e forró
Apresentações no Parque de Exposições atraem multidão e celebram os ritmos do axé, pagode e forró na noite de sábado