Tragédia na BR-242: 11 vítimas de acidente entre van e carreta são sepultadas em Ruy Barbosa
PRF e DPT continuam fazendo perícia no local para determinar causa do acidente; duas pessoas ainda seguem internadas

Os corpos das 11 vítimas fatais do acidente entre uma van e uma carreta, ocorrido na noite de domingo (30) na BR-242, foram enterradas no Cemitério Municipal Bosque da Paz, na cidade Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina. O sepultamento, anteriormente previsto para esta terça-feira (1º), foi antecipado para segunda-feira (31), devido às condições dos corpos. Duas pessoas ainda seguem internadas, mas não se sabe o estado de saúde.
Investigações
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) continuam fazendo a perícia no local para determinar a causa do acidente. De acordo com a PRF, o motorista da carreta deixou o local logo após o acidente, se apresentando, na manhã de segunda-feira, em uma delegacia, onde prestou depoimento e foi liberado. O motorista da van também foi ouvido pelos policiais.
“As causas ainda estão sendo averiguadas, inclusive com exames complementares realizados in loco novamente. É um acidente complexo, com muitas vítimas, e a gente tem que tomar um cuidado muito maior em qualquer tipo de conclusão”, declarou Rogério Galvão, coordenador do DPT de Itaberaba.
Como aconteceu
O acidente envolveu uma van de passageiros e uma carreta. Segundo informações da Secretaria de Administração de Ruy Barbosa, a van transportava os passageiros de volta para o município onde residiam, após passar o fim de semana em um sítio em Boa Vista do Tupim. O acidente ocorreu por volta das 18h, próximo ao distrito do Zuca, em um trecho da BR-242 conhecido pelo intenso fluxo de caminhões e histórico de colisões.
O motorista da carreta e o condutor da van tiveram apenas ferimentos leves, foram atendidos e liberados. Dois passageiros continuam internados em hospitais de Itaberaba e Ruy Barbosa, sem informações detalhadas sobre seus estados de saúde.
Em sinal de respeito às 11 vítimas, a Prefeitura de Ruy Barbosa decretou3 dias de luto oficial. O impacto emocional na comunidade é profundo, pois todas as vítimas residiam no município, sendo que nove eram da mesma família.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, nove pessoas morreram no local, enquanto outras duas faleceram no hospital. Entre as vítimas fatais estão quatro crianças, com idades entre 8 e 12 anos. Saiba quem eram:
- Flávio Silva Boaventura, 45 anos
- Franciele Boaventura, 28 anos
- Enoy Silva Boaventura, 32 anos
- Ana Lúcia Rocha de Oliveira, 44 anos
- Samuel Oliveira Dias, 10 anos
- Israel Oliveira Dias, 8 anos
- Heloisa Boaventura Dias, 12 anos
- Luciene Boaventura de Oliveira, 43 anos
- Sophia Boaventura Dias, 10 anos
- Romário de Jesus Mateus, 31 anos
- Vitor Nunes Alcântara, 18 anos
Jerônimo Rodrigues e Otto Alencar se manifestam
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) lamentou profundamente a tragédia e expressou condolências às famílias das vítimas. Em uma publicação nas redes sociais na manhã de segunda-feira (31), o petista afirmou que o governo do Estado irá prestar todo o apoio necessário para as famílias das vítimas.
“Recebi com profunda tristeza a notícia do trágico acidente na BR-242, na Chapada Diamantina. Moradores de Ruy Barbosa perderam suas vidas de forma abrupta, deixando um rastro de dor que atinge toda a cidade. Estou em oração pelas famílias e amigos das vítimas”, declarou.
Quem também se manifestou foi o presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar, que nasceu em Ruy Barbosa. Segundo nota divulgada à imprensa, o parlamentar afirmou que conhecia todas as vítimas do acidente.
“Compartilho meu sentimento de pesar com seus entes queridos e com todos aqueles que, junto comigo, passam por esse momento doloroso em minha cidade”, declarou.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Cidades
Salvador amplia Bolsa-Atleta em 2025 com mais bolsas e novas modalidades
Bahia tropeça em casa e segue sem vencer no Brasileirão 2025
Vitória arranca empate do Atlético-MG, mas segue sem vencer no Brasileirão
Últimas Notícias

Salvador amplia Bolsa-Atleta em 2025 com mais bolsas e novas modalidades

Médicos alertam para pós-operatório difícil de Bolsonaro: ‘sem previsão de alta’
Equipe médica relata que tratamento do ex-presidente será prolongado e sem estimativa para alta hospitalar nos próximos dias

Neto Carletto afaga Rui Costa, defende vaga na majoritária para o Avante e comemora força do partido na Bahia
Recém filiado à legenda, parlamentar diz que sigla é a segunda maior da Bahia

Sinjorba celebra 80 anos de história e anuncia projeto inédito sobre memória do jornalismo baiano
Comemoração marca trajetória de lutas e reafirma compromisso com profissionais do setor no Estado

Mario Vargas Llosa, ícone da literatura hispano-americana, morre aos 89 anos
Escritor peruano falece aos 89 anos em Lima; corpo será cremado e não haverá cerimônia pública

Bahia tropeça em casa e segue sem vencer no Brasileirão 2025
Tricolor volta a campo na próxima quinta-feira (17), quando encara o Cruzeiro, às 21h30, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Vitória arranca empate do Atlético-MG, mas segue sem vencer no Brasileirão
Leão chega a um ponto em três partidas e agora se prepara para próximo desafio, diante do Fortaleza, na quarta-feira (16), às 21h30, no Barradão

Resumo BBB 25 de domingo (14/4): Vinícius é eliminado e Guilherme, Delma e Renata enfrentam novo paredão
Baiano deixa casa com mais de 52% dos votos; com novo paredão, João Gabriel, Diego Hypolito e Vitória Strada chegam ao TOP 5

Bolsonaro passa por cirurgia de 12 horas em Brasília e segue internado em estado estável
Procedimento para desobstrução intestinal e reconstrução abdominal foi considerado bem-sucedido; ex-presidente permanece na UTI

Brasil tem mais de 5 mil estupradores de vulneráveis foragidos há quase 4 anos
Número representa 1,47% do total de ordens de prisão vigentes no país, que somam 386.560

Nova lei muda rotina escolar na Bahia: alunos trocam celular por xadrez e dominó
Objetivo é reforçar tendência crescente de valorização de metodologias que favorecem desenvolvimento integral dos estudantes