Gleisi se reúne com Geraldo, diz que Salvador é prioridade do PT, mas não participa de caminhada de emedebista
Inicialmente, compromisso da presidente nacional do PT de vir à Bahia era para alavancar campanhas apenas de candidatos petistas

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, marcou presença, nesta quarta-feira (2), em Salvador para apoiar a campanha a prefeito do vice-governador Geraldo Jr (MDB), mesmo sem ter colocado a capital baiana como prioridade em sua agenda na Bahia. Sem a tão almejada presença do presidente Lula (PT), ela desembarcou no Estado nesta terça-feira (1º), com o propósito de alavancar as candidaturas petistas nesta reta final no interior e na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Ainda assim, a presidente nacional do PT se reuniu, nesta manhã, com o emedebista em encontro com líderes da coligação Salvador Pra Toda Gente no bairro de Itapuã, em Salvador. As pesquisas indicam que Geraldo tem apenas 7,4% das intenções, número dez vezes menor que o prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), e empatado tecnicamente com o professor Kleber Rosa (PSOL). Assim como Gleisi Hoffmann, participaram da reunião os presidentes do PT, Éden Valadares (Bahia) e Cema Moura (Salvador), os secretários estaduais José Leal (Seades) e Rowenna Brito (Educação), além do chefe de gabinete do governador, Adolpho Loyola.
Em vídeo gravado, a deputada lembrou da forte participação da capital baiana para eleger o presidente Lula (PT), reforçou o alinhamento da gestão federal para avançar a gestão municipal e, dessa vez, disse que a cidade é “prioridade” para a disputa eleitoral do próximo domingo (6). No entanto, Gleisi não participará da caminhada de Geraldo Jr marcada para acontecer, às 15 horas, no bairro de Mussurunga.
“Em 2022, Salvador deu uma expressiva vitória ao presidente Lula, votou 13. Agora, é hora de nós continuarmos nessa caminhada em Salvador, eleger Geraldo e eleger Fabya para tomar conta da Prefeitura e a gente seguir avançando nos programas e projetos que o presidente Lula tanto defende e tão bem faz ao povo brasileiro. Salvador é uma das nossas prioridades este ano e contamos com a nossa militância para disputar voto a voto pela Prefeitura”, afirmou.
Em seu discurso, Geraldo Jr tornou a agradecer pela receptividade do PT desde as eleições de 2022, período em que ele trocou de grupo político para se aliar ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ele também voltou a falar do presidente Lula, estratégia vista em sua campanha eleitoral para tentar alavancar no cenário eleitoral.
“Agradeço à presidente Gleisi Hoffmann, do Partido dos Trabalhadores, pela receptividade que tive em 2022 e agora agradecer a confiança, mais uma vez, do presidente Lula, que é 15 em Salvador, e o presidente estadual, Éden, a presidente municipal Cema e a senhora, pela chancela nacional do meu nome e de Fabya, do Partido dos Trabalhadores, para nós vencermos a eleição e termos uma Salvador para toda a gente”, concluiu.
Agenda no interior e RMS
A primeira agenda da dirigente nacional petista foi em Vitória da Conquista, onde participou do encontro com mulheres com o deputado federal Waldenor Pereira (PT). Ele trava uma disputa acirrada no município contra a atual prefeitura Sheila Lemos (União Brasil), cuja candidatura à reeleição está sub judice, mas ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ainda na terça, Gleisi seguiu para Feira de Santana, onde participou, ao lado do deputado federal licenciado Zé Neto (PT), também de um encontro com mulheres e logo após de uma panfletagem na Feiraguai. Pela sexta vez, o petista disputa a prefeitura do segundo maior colégio eleitoral contra novamente o ex-prefeito Zé Ronaldo (União Brasil), que já comandou por quatro vezes (2000, 2004, 2012 e 2016) e, inclusive, nos três últimos mandatos, derrotou Zé Neto.
Já nesta quarta, a petista participou da Plenária da Juventude com o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, que já governou o quarto maior colégio eleitoral da Bahia por três vezes: 1985-1988, 2005-2009 e 2009-2012. Seu principal adversário é o vereador Flávio Matos (União Brasil), atual presidente da Câmara Municipal de Camaçari, que possui o apoio do atual prefeito reeleito Elinaldo Araújo (União Brasil).
Pela tarde, às 16 horas, a dirigente participa de uma caminhada com o candidato a prefeito de Lauro de Freitas, Antonio Rosalvo (PT), no bairro de Itinga. O ex-secretário da atual prefeita reeleita Moema Gramacho trava uma disputa com a ex-aliada e vereadora Débora Régis (União Brasil). Neste fim de semana, ela recebeu o apoio inusitado de nada menos que o vice-líder governista na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Roberto Carlos (PV), que acabou sendo preterido na escolha do candidato do governador em Juazeiro.
Leia também:
Sem Lula, Gleisi Hoffmann desembarca na Bahia para tentar alavancar candidaturas do PT na reta final
Gleisi fala em ‘expectativa de vitória’ e diz que eleições de Waldenor e Zé Neto são prioridades do PT
Na reta final, Geraldo Jr tenta colar em Lula e dispara críticas a Bruno Reis na saúde pública
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados

Wagner aponta falha na comunicação, reconhece desgaste do governo Lula, mas aposta na recuperação até 2026
Senador defende articulação com Estados para resolver crise na segurança

Escalada de violência em disputa por terra leva Força Nacional ao Extremo-sul da Bahia
Decisão atende recomendação do governo federal após episódios de violência e pressões por demarcações territoriais

Resumo BBB 25 de quarta-feira (16/4): Clima de despedida marca festa do Top 5 antes da eliminação no BBB 25
Jantar exclusivo, homenagens e desabafo de emparedados movimentaram madrugada na casa mais vigiada do país

Maria Milza tem processo de beatificação aprovado pelo Vaticano e pode se tornar segunda santa baiana
Fase diocesana será iniciada no dia 15 de agosto, data em que se completam 102 anos do nascimento da agricultora baiana

ProPatinhas: novo plano do governo quer acabar com abandono de pets no Brasil
RG animal, castração e rastreamento: conheça pacote federal para proteger cães e gatos que será lançado pelo presidente Lula

Salvador ganha 11 novos ônibus com ar-condicionado e reforça frota do BRT e do transporte convencional
Oito novos veículos serão integrados ao BRT Salvador, enquanto três atenderão à linha convencional

Semana Santa em Salvador: veja programação completa das celebrações presididas por Dom Sergio da Rocha
Programação da Arquidiocese vai do Tríduo Pascal ao Domingo da Páscoa com celebrações solenes no Centro Histórico