Estado lança projeto para preservar Mata Atlântica e impulsionar economia rural em 77 municípios baianos
Iniciativa visa promover o desenvolvimento sustentável nas áreas rurais
Simônica Capistrano/GovBa
O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (20), o Projeto Parceiros da Mata, que investirá R$ 750 milhões até 2030 para beneficiar 352 mil pessoas em 77 municípios de quatro territórios de identidade da Mata Atlântica baiana. A iniciativa, anunciada durante agenda em Ipiaú, no sul da Bahia, será coordenada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e visa promover o desenvolvimento sustentável nas áreas rurais.
Diversos órgãos estaduais participam como parceiros institucionais, incluindo as Secretarias de Promoção da Igualdade Racial, do Meio Ambiente, de Políticas para as Mulheres, de Desenvolvimento Econômico, e de Infraestrutura da Bahia.
O lançamento contou com apresentações artísticas e culturais, reunindo gestores municipais, representantes do setor e parceiros institucionais, incluindo organismos federais como a Fundação Cultural Palmares, Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, além de Consórcios Intermunicipais, Colegiados Territoriais e Organizações da Sociedade Civil.
De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o foco principal da ação é garantir a preservação da Mata Atlântica e a recuperação das nascentes.
“Mas, acima de tudo, promover melhorias na vida das pessoas que ali moram, como as comunidades indígenas, quilombolas, com investimentos que vão desde o acesso ao tratamento de água e o saneamento básico. Vamos também melhorar as condições de agroindustrialização das cooperativas para fazer gerar renda, emprego, qualidade no campo, tudo aliada à preservação do meio ambiente“.
Na Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), 382 famílias que produzem mandioca, banana e derivados serão beneficiadas. “Vamos transformar a realidade do nosso município e da região, elevando os níveis de produtividade, formando jovens, transformando agricultores em empresários rurais e diminuindo o êxodo rural“, afirmou a diretora Fernanda Santana.
Financiamento internacional e metas
O projeto conta com co-financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), através de um empréstimo de US$ 150 milhões, complementado por contrapartidas do Governo do Estado da Bahia.
Conforme o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, cerca de 88 mil famílias de 77 municípios serão alcançadas. “Com ações voltadas para inclusão socioprodutiva, produção de alimentos. São atividades que estão enlaçadas com a realidade local, que tem uma bacia hidrográfica riquíssima. Então, o projeto surge na perspectiva de produzir alimentos com qualidade, preservando o ecossistema“.
Já o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, destacou a importância estratégica da iniciativa. “Estamos há um tempo elaborando projetos estratégicos por toda a Bahia. E dessa vez, olhamos para a Mata Atlântica, onde o cacau é produzido a partir desse modelo reconhecido no mundo inteiro, que é o Cabruca, mas ao mesmo tempo, olhando para o conjunto dessa produção dos quatro territórios. Por cinco anos, vamos acompanhar de perto as melhorias na produção do campo, garantindo a comercialização com olhar para a sustentabilidade e para a renda do homem e da mulher do campo“.
Inclusão social e combate à insegurança alimentar
O Parceiros da Mata focará em jovens, mulheres, assentados, povos originários, comunidades quilombolas, pescadores, marisqueiros e ribeirinhos, promovendo inclusão social e equidade de gênero em até 900 comunidades rurais.
Conforme o representante da Associação Agroecológica Jaqueira de Amargosa, Daniel Oliveira, a expectativa é conciliar o crescimento econômico com a proteção da natureza.
“Estamos bem esperançosos para construir um futuro com sustentabilidade, agroecologia e economia solidária. Que possamos conciliar o crescimento econômico com a proteção da natureza, tão necessária. Esse projeto é um grande alento para conseguirmos estruturar a nossa associação e atender melhor a população“.
Já o coordenador do programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, enfatizou que a iniciativa é necessária para potencializar a produção de alimentos, desempenha um papel importante no combate à insegurança alimentar.
“A iniciativa chega em um momento oportuno em que se faz necessário potencializar a produção de alimentos. Vivemos uma crise alimentar e esse projeto arrebate diretamente na base produtiva. Vai fortalecer a agricultura familiar, os povos e comunidades tradicionais, dinamizar os processos produtivos, viabilizar recursos financeiros para que a gente possa potencializar as cadeias produtivas no estado da Bahia“, disse.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis
Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual