Ministério da Justiça define novas regras para uso da força policial no Brasil
Regras incluem capacitação de agentes, distribuição de equipamentos e monitoramento
Em mais um passo para padronizar a atuação das forças de segurança em território nacional, o Ministério da Justiça e Segurança Pública estabeleceu os protocolos para o uso gradativo da força policial. A portaria, assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, visa garantir que ações policiais sejam realizadas de maneira racional e proporcional, com foco na proteção da vida humana. As informações são da Agência Brasil.
“Queremos que a polícia aja racionalmente e reaja proporcionalmente às ameaças”, destacou o ministro em coletiva de imprensa após a assinatura do documento. A regulamentação é baseada em normas internacionais e no decreto publicado no final do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A elaboração do texto contou com um amplo debate envolvendo diversas entidades, incluindo agências federais, estaduais e municipais de segurança pública, além de organizações da sociedade civil. Representantes da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), guardas civis e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) também participaram do processo, iniciado em fevereiro de 2024.
Equipamentos e capacitação para estados e municípios
Entre as diretrizes da portaria, estão normas detalhadas para o uso de armas de fogo, instrumentos de menor potencial ofensivo, algemas e procedimentos de busca pessoal e domiciliar. Como parte das ações, o governo federal vai distribuir 249 mil sprays de gás de pimenta e 22,7 mil armas de choque aos estados e municípios.
Os recursos, oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública, estarão disponíveis apenas para os entes federados que aderirem às diretrizes estabelecidas pela portaria. “A ideia do Ministério da Justiça e Segurança Pública é a proteção da vida dos policiais e da população, bem como o estabelecimento de regras claras procedimentais aos policiais”, afirmou o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubo.
Além disso, serão ofertados 110 cursos de capacitação para mais de 4,5 mil agentes policiais. Esses treinamentos permitirão que os participantes se tornem multiplicadores do conhecimento, disseminando as práticas estabelecidas em suas respectivas corporações.
Comitê Nacional de Monitoramento e Núcleo Estratégico
Como parte das medidas para garantir o cumprimento das novas diretrizes, foi instituído o Comitê Nacional de Monitoramento do Uso da Força. O grupo, composto por representantes de todas as agências policiais, será responsável por produzir relatórios, acompanhar a implementação do Plano Nacional de Segurança Pública e monitorar ações para redução da letalidade policial e vitimização de agentes.
Outra iniciativa destacada é a criação do Núcleo Estratégico de Combate ao Crime Organizado. Sob o comando direto do ministro Ricardo Lewandowski, o núcleo terá a missão de integrar forças de segurança federais e órgãos de controle de ativos. Suas atribuições incluem mapear e organizar informações sobre organizações criminosas, desburocratizar procedimentos e agilizar o confisco de bens ilícitos.
As novas regras reforçam o compromisso do governo em alinhar as práticas das forças de segurança brasileiras aos padrões internacionais de direitos humanos.
“O uso letal da força só deve ocorrer quando não há outra possibilidade”, destacou Lewandowski, lembrando que a Constituição Federal consagra a vida humana como um bem essencial.
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
Erika Hilton solicita inquérito na PF após ameaças sobre vídeo do Pix
Presidente reforça diplomacia e torce por parceria com EUA sob Trump
Últimas Notícias
Cortejo Afro recebe Márcio Victor e Araketu em ensaio nesta segunda-feira
Selton Mello estreia em Hollywood com releitura cômica de ‘Anaconda’
Ator brasileiro se junta com estrelas internacionais em nova versão da franquia de terror
Luiz Bacci deixa Record TV após 15 anos na emissora
Jornalista informou que decisão foi tomada em comum acordo; sua saída estava programada para março, mas foi antecipada
Prefeito não confirma permanência de Fabrizzio na Semob e critica Wagner por antecipar eleições de 2026
Assim como ACM Neto, Bruno Reis falou sobre amizade antiga que mantém com Coronel, mas lembra que senador está no campo de oposição
Morre Lise Weckerle: primeira e única mulher presidente da Associação Comercial da Bahia
Segundo ACB lamentou seu falecimento e ressaltou sua contribuição empresarial e legado social para Bahia
Steve Bannon compara Moraes a juízes nazistas, critica Lula e lança Eduardo Bolsonaro a presidente
Ex-assessor de Trump afirmou que deputado federal Eduardo Bolsonaro tem potencial para se tornar presidente do Brasil em 'futuro não tão distante'
BBB25: Gracyanne Barbosa e impacto dos ovos na dieta
Influenciadora fitness destaca fonte essencial de proteínas enquanto explora alternativas como albumina para alimentação balanceada
Wagner volta a defender ‘chapa dos governadores’, ignora Coronel e minimiza racha em grupo político
Além do senador petista, composição para eleições 2026 envolveria Jerônimo Rodrigues e Rui Costa
Erika Hilton solicita inquérito na PF após ameaças sobre vídeo do Pix
Deputada do PSOL busca responsabilizar agressores
Família corporativa e alta performance podem andar juntos?
No Brasil, empresas familiares são responsáveis pela empregabilidade de mais de 50% da força de trabalho
Presidente reforça diplomacia e torce por parceria com EUA sob Trump
Presidente destaca importância da relação bilateral e busca paz nas relações internacionais; Brasil será representado na posse por embaixadora