Capitão Alden propõe projeto de lei para bem-estar animal em transportes aéreos e marítimos
Segundo o deputado federal, o PL foi desenvolvida a partir de episódios de negligência no transporte de animais domésticos
A segurança dos animais em transportes aéreos e marítimos é a pauta do Projeto de Lei 1509/2024, protocolado pelo deputado federal Capitão Alden (PL-BA) durante o recesso parlamentar. O projeto visa criar normas rigorosas para garantir o bem-estar animal nesses meios de transporte.
Segundo Alden, a PL foi desenvolvida a partir de episódios de negligência no transporte de animais domésticos, como o caso do cão Joca, um Golden Retriever que faleceu durante um voo em 2023, vítima de um choque cardiogênico.
“Quem já perdeu um animal de estimação sabe a dor de ter que enterrá-lo. Meu projeto é justamente para prevenir situações que podem ser evitadas”, destacou o parlamentar.
O projeto aguarda tramitação nas comissões necessárias antes de ser votado no Congresso Nacional, onde precisará passar pelas duas casas (Câmara dos Deputados e Senado), antes de ir para sanção presidencial.
Diretrizes detalhadas do PL 1509/2024
O projeto estabelecerá uma série de normas para o transporte seguro de animais, tanto em embarcações quanto em aeronaves, buscando promover infraestrutura adequada para receber os animais, além de alimentação, hidratação, cuidados especializados e equipamento de primeiros socorros.
A PL prevê que os meios de transporte promovam áreas destinadas aos animais, que devem ser projetadas para garantir espaço, ventilação e iluminação adequadas, com espaço suficiente para se movimentar e deitar confortavelmente. Ainda durante a viagem, o texto destaca que será essencial que os animais recebam alimentação e água.
Além disso, as empresas deverão designar tripulantes ou profissionais responsáveis pelos cuidados dos animais durante todo o trajeto, fornecendo kits com medicamentos e materiais para imobilização em caso de urgências.
Caso Joca
Principal inspiração para o PL, o caso Joca aconteceu em abril de 2024, quando o cachorro da raça Golden Retriever morreu no serviço de transporte da companhia aérea Gol. Segundo informações, o animal deveria sair do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, para Sinop (MT). No entanto, o animal acabou sendo colocado em um avião com destino a Fortaleza (CE). O trajeto, que inicialmente seria de 2h30min, se transformou em uma viagem de quase 8h.
O tutor de Joca, João Fantazzini, revelou em entrevista ao Fantástico, na época do caso, que havia apresentado um laudo médico veterinário, atestando que o cachorro suportaria a viagem de duas horas. Contudo, devido ao erro, o cachorro ficou quase 8 horas no avião.
Segundo o laudo médico, além do choque cardiogênico, também foram apontadas alterações cardíacas em Joca, consequência da hipertermia (elevação da temperatura corporal) que o animal sofreu, resultando em parada cardiorrespiratória.
Entretanto, o caso foi arquivado pelo Ministério Público, sob a justificativa de que não há elementos que comprovem maus-tratos ao animal. O juiz responsável pelo caso, Gilberto Azevedo de Moraes Costa, argumentou que “não houve intenção de maltratar o cão Joca. Verifica-se nos autos uma sucessão de condutas culposas, advindas de negligência e imprudência, praticadas por funcionários da companhia”, declarou.
“Ainda, não há elementos suficientes para demonstrar a ocorrência de maus-tratos e sofrimento do cão Joca em razão dessa circunstância. Os funcionários que tiveram contato com Joca após sua chegada em Fortaleza noticiaram que ele estava bem e calmo, sem aparente situação de estresse”, completou o juiz.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Benedito de Lira, pai de Arthur Lira, morre aos 82 anos
Meta responde notificação da AGU sobre fim da checagem de fatos nas redes
Sidônio Palmeira toma posse como ministro da Secom nesta terça-feira
Luiz Caetano defende candidatura de Wilson Cardoso à presidência da UPB
Lula sanciona lei que restringe uso de celular em escolas
Deputados baianos irão à posse de Donald Trump nos EUA
Últimas Notícias
Feira de Santana inicia matrículas para novos alunos da rede municipal
Com bolsas de até R$ 2.100, governo federal lança programa ‘Mais Professores’
Gracyanne elogia Belo durante conversa no BBB25: ‘Também amo’
A modelo também compartilhou com os colegas de confinamento que Belo foi a pessoa responsável por ensiná-la a expressar sentimentos
Ivete Sangalo anuncia data de lançamento do EP gravado no Farol da Barra
'O Verão Bateu em Minha Porta' chega às plataformas digitais nesta quarta-feira (15), trazendo a energia única de Ivete e um feat com a ministra da Cultura
Presidente da Central do Outdoor Bahia traça meta para 2025: ‘Pensar inovação dentro do nosso produto’
Vinícius Linhares também ressaltou que o desafio será 'melhorar', além da realização de workshops, a participação em eventos e estabelecer parcerias
Débora Regis garante salários de janeiro dos professores em Lauro e alfineta Moema: ‘Não vou dar calote’
Prefeita reiterou que a educação será um eixo prioritário de sua administração
BBB25: Aline Patriarca é a primeira pipoca a ultrapassar 500 mil seguidores
Atualmente, a participante mais seguida do reality é Gracyanne Barbosa, com mais de 11,9 milhões de seguidores
De férias em Salvador, Caetano Veloso prestigia show de Mãeana no Rio Vermelho
Público foi surpreendido pela presença de Caetano Veloso em noite especial no Rio Vermelho
Meta diz que fim da checagem de fatos, por enquanto, se aplica apenas aos EUA
Segundo o documento enviado pela empresa, a medida será testada e aprimorada no país antes de qualquer expansão
Espaços no Pelourinho geram preocupação com segurança em eventos: Largo da Tieta recebe intervenções, Praça das Artes não
Portal M! conversou com autoridades e produtores responsáveis pela fiscalização e realização dos eventos nos espaços
Morar Melhor Entidades reforma 282 instituições em Salvador
Projeto transforma espaços comunitários e templos de matriz africana, reforçando cidadania e inclusão social na capital baiana
Ivete e Daniela participam da temporada de verão do Sem Censura na Bahia; saiba como participar
Programa icônico da TV Brasil terá transmissões ao vivo com convidados especiais e plateia no Cineteatro 2 de Julho