Parlamentares do PT ironizam inflação argentina em comparação com o Brasil
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec), a inflação acumulada na Argentina nos últimos 12 meses até novembro atingiu 166%
Instagram/@javiermilei
Parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) têm ironizado o resultado da inflação na Argentina, comparando-o com o índice registrado no Brasil. As manifestações dos petistas surgem em resposta às reações do mercado financeiro brasileiro diante das medidas econômicas adotadas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são do Metrópoles.
Inflação: Brasil e Argentina em números
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec), a inflação acumulada na Argentina nos últimos 12 meses até novembro atingiu 166%, marcando uma desaceleração de 0,3 ponto percentual em relação a outubro.
No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a inflação apresentou alta de 0,39% em novembro, com um acumulado de 4,87% nos últimos 12 meses.
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), vice-líder da maioria na Câmara, criticou a condução econômica do presidente argentino, Javier Milei.
“E o mercado ainda fala que Javier Milei está salvando o país, enquanto Lula afunda o Brasil. Só pode ser PIADA!”, escreveu Lindbergh.
Críticas ao mercado e à gestão de Milei
Durante sua campanha, Javier Milei prometeu medidas rigorosas para estabilizar a economia argentina, incluindo cortes expressivos nos gastos públicos. Desde que assumiu a presidência, em dezembro de 2023, conseguiu conter a alta da inflação, apesar do elevado índice anual.
Rogério Correia (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara, também destacou a inflação argentina e questionou a postura do mercado financeiro brasileiro diante do cenário econômico doméstico:

O senador Humberto Costa (PT-PE) seguiu a mesma linha de ironia ao comentar os números da inflação argentina:

Expectativas do mercado para 2024
No Brasil, o último boletim Focus divulgado pelo Banco Central (BC) no dia 30 de dezembro de 2024 aponta que o mercado financeiro projeta uma leve redução da inflação, com estimativa de 4,9% para 2024.
A meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2024 foi estabelecida em 3%, com uma tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Quanto ao câmbio, o mercado estima que o dólar deve encerrar 2024 cotado a R$ 6. No entanto, na primeira sessão de 2025, realizada em 2 de janeiro, a moeda norte-americana fechou o dia a R$ 6,16, com variação negativa de 0,22%.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Últimas Notícias
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março