Falta de vacinas atinge 65,8% dos municípios brasileiros, revela pesquisa
Escassez de imunizantes essenciais, como contra varicela e Covid-19, prejudica saúde pública e aumenta riscos de doenças
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que cerca de 65,8% dos municípios brasileiros enfrentam a falta de pelo menos um imunizante. O levantamento foi realizado em 2.895 cidades de todo o país e mostrou que a escassez atinge vacinas essenciais, como a contra varicela (catapora). A informação é do Metrópoles.
O levantamento foi realizado entre os dias 29 de novembro e 12 de dezembro e destacou que o desabastecimento de imunizantes é um problema frequente e persistente, afetando principalmente vacinas infantis. A vacina contra a varicela foi a mais ausente, com 52,4% dos municípios informando a falta do imunizante.
Além disso, 25,4% das cidades destacaram a ausência da vacina contra Covid-19 para adultos. A CNM revelou também que o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pela compra e distribuição das vacinas, mas a falta de eficiência na logística tem sido um obstáculo para garantir a imunização em todo o território nacional.
A pesquisa da CNM destacou ainda que o desabastecimento de vacinas traz sérios riscos à saúde pública, pois a falta de imunizantes pode contribuir para o aumento da morbimortalidade infantil por doenças imunopreveníveis, como sarampo e coqueluche. O levantamento apontou também que o Governo Federal deveria agir imediatamente em busca de aumentar a cobertura vacinal.
Ministério da Saúde deixa faltar vacinas em 11 estados
Em novembro, o Ministério da Saúde já havia deixado faltar vacinas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.
Segundo o apurado na época, os imunizantes que mais estavam em falta foram os contra a Covid-19, meningite, pneumonia, HPV, sarampo, caxumba e rubéola, entre outros.
Já os estados do Acre, Maranhão e Rio de Janeiro relataram que, ao longo de 2024, vários imunizantes faltaram e que o Ministério da Saúde demorou a repor as doses, mas que, no momento, o abastecimento já foi normalizado. Enquanto isso, Bahia, Ceará e Espírito Santo negaram o desabastecimento de vacinas, e os estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima e Sergipe não divulgaram sua situação vacinal.
Descarte de imunizantes
Em outro levantamento, divulgado nesta sexta-feira (27), apontou uma contradição que vem ocorrendo no estado do Rio Grande do Sul. Isso porque 40% das cidades gaúchas enfrentam desabastecimento de vacinas, entretanto, o estado descartou R$ 7,8 milhões em imunizantes com validade vencida ao longo de 2024. A pesquisa é do Grupo de Investigação (GDI) da RBS.
Os dados apresentados revelaram ainda que o estado descartou cerca de R$ 32 milhões em vacinas, representando quase 1,5 milhão de doses, somente nos últimos três anos e nove meses. Somente no caso das vacinas da Covid-19, foram descartadas 220 mil doses este ano.
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul apontou várias causas para o descarte das vacinas, incluindo o envio de doses com validade próxima ao vencimento e a desatualização dos imunizantes devido às novas cepas do coronavírus.
Tatiana Castilhos, responsável pela Central de Armazenamento e Distribuição dos Imunobiológicos da Secretaria da Saúde do estado, destacou ainda que “informações falsas sobre vacinas” têm causado insegurança na população e contribuído para a baixa procura pelos imunizantes. “Se lá na ponta, nas unidades de saúde, a procura pelas vacinas é baixa, a nossa demanda aqui também por distribuição acaba sendo afetada”, declarou.
Mais Lidas
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Saúde
Como proteger seus pets durante fogos de artifício nas festas de fim de ano
Falta de vacinas atinge 65,8% dos municípios brasileiros, revela pesquisa
Ansiedade de fim de ano: confira dicas práticas para enfrentar problema
Estudo aponta crise de saúde mental na adolescência
Hospital Santa Izabel recebe certificação internacional pioneira em teranóstica
SUS registra aumento na doação de células-tronco de medula óssea
Vacinação de idosos contra Covid-19: saiba como fica calendário anual
Últimas Notícias
Marcos Medrado apresenta secretariado e planos para gestão em Valença
Como proteger seus pets durante fogos de artifício nas festas de fim de ano
Confira previsão do tempo e condições das praias para virada do ano em Salvador e interior da Bahia
Clima na capital baiana será de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas
Cerca de 29 mil pessoas participam do 2° dia do Festival Virada Salvador
Evento contou com shows das bandas Psirico e Olodum, e dos cantores Bell Marques, João Gomes e Thiago Aquino
Prefeito comemora público de 200 mil pessoas no 1° dia do Festival Virada Salvador
Evento confirma expectativa da organizaçăo com eficiência operacional e grande público
Mercado de trabalho para o público 50+: oportunidades e desafios em 2025
Ao Portal M!, o consultor de carreiras Fábio Rocha ressaltou que essa faixa etária tem boas chances em posições de liderança
Babu Santana destaca importância do cinto de segurança após acidente de carro
Ator relata experiência e reforça conscientização sobre segurança no trânsito
Réveillon dos Quereres reúne artistas e público em celebração no litoral baiano
Entre convidados confirmados estão artistas como José Loretto, Sheron Menezzes, Tardelly Lima e Dudu Azevedo
Aneel anuncia bandeira verde para janeiro e alerta para consumo consciente de energia
A redução dos custos de geração de energia hidrelétrica é a principal razão para a bandeira verde em janeiro
Roberta Roma propõe auxílio inclusão social para beneficiários do BPC e Bolsa Família
Proposta visa incentivar a formalização do trabalho e reduzir a dependência de benefícios, com inspiração em modelos internacionais
Vencedores do concurso de presépios são premiados neste sábado
Cerimônia será realizada durante missa celebrada às 16h no Santuário Santa Dulce dos Pobres, em Salvador
Arquidiocese de Salvador inicia Jubileu de Esperança com programação especial
Evento celebra período de graça e renovação espiritual na Igreja Católica, marcado por fé e comunhão