Roberta Roma propõe auxílio inclusão social para beneficiários do BPC e Bolsa Família
Proposta visa incentivar a formalização do trabalho e reduzir a dependência de benefícios, com inspiração em modelos internacionais

A deputada federal Roberta Roma (PL) apresentou uma proposta para a criação do Auxílio Inclusão Social. A medida visa incentivar a inclusão produtiva dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Bolsa Família no mercado de trabalho, promovendo a sustentabilidade fiscal. A ação também busca atenuar os cortes e restrições causados pela aprovação do Projeto de Lei 4/614/24.
“Nosso objetivo é promover a inclusão produtiva, estimulando a formalização das relações de trabalho para pessoas com deficiência, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade”, declarou a deputada. O Auxílio Inclusão Social propõe o pagamento de 50% do valor do BPC e do Bolsa Família, por até 12 meses, para os beneficiários que tiverem a carteira assinada.
Segundo Roberta Roma, o BPC e o Bolsa Família são instrumentos importantes para a proteção das pessoas de baixa renda, garantindo uma renda mínima para essas famílias. “Falta nesses programas o incentivo à transição para o mercado de trabalho, uma vez que qualquer incremento causa a perda integral dos benefícios e desestimula a inclusão produtiva”, destacou a parlamentar.
“O Auxílio Inclusão Social não apenas reduz a dependência de benefícios integrais como também promove a formalização e o crescimento econômico”, disse a deputada. Ela complementou afirmando que o auxílio ajuda a reduzir “gradualmente o número de beneficiários integrais e estimula a arrecadação tributária por meio da formalização do trabalho. Dialoga com experiências internacionais bem-sucedidas, como o Earned Income Tax Credit (EITC) nos Estados Unidos”.
PL 4614/24
O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados na última quinta-feira (19). A proposta integra o pacote fiscal do governo federal. Entre as medidas contempladas pelo projeto, está o teto de crescimento para o salário mínimo, que passará a ser equiparado às regras do arcabouço fiscal, possuindo um crescimento máximo de 2,5% ao ano. O teto do salário mínimo pode representar cerca de R$ 5,3 bilhões aos cofres públicos do país em 2025.
O texto também promove uma alteração na correção do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), além de estabelecer mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC), impondo regras mais complexas para a concessão do benefício a idosos e pessoas com deficiência.
Entre as alterações no BPC, estão a retomada do conceito original de pessoa com deficiência e a regra que desconsidera a renda de benefícios previdenciários ou assistenciais de familiares.
Reforma Tributária
Roberta Roma e seu correligionário, o deputado Capitão Alden (PL), foram os únicos deputados baianos que votaram contra a proposta, aprovada no dia 17 de dezembro. A Reforma Tributária recebeu 324 votos a favor e 123 contra.
O texto aprovado na Câmara dos Deputados sofreu modificações em relação ao que havia sido aprovado no Senado. Entre as principais alterações, está a inclusão de bebidas açucaradas, como refrigerantes, na lista do imposto seletivo, buscando aumentar a tributação sobre produtos prejudiciais à saúde.
Agora, os deputados terão que decidir se acatarão as demais modificações feitas pelos senadores. Caso o texto final seja aprovado, a Reforma Tributária seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mais Lidas
Política
Eleições no PT: Humberto Costa lidera partido até julho e defende unidade
Legado e reconhecimento: Heraldo Rocha recebe Comenda 2 de Julho na AL-BA
Últimas Notícias

Eleições no PT: Humberto Costa lidera partido até julho e defende unidade

Legado e reconhecimento: Heraldo Rocha recebe Comenda 2 de Julho na AL-BA

Haddad descarta recessão e garante equilíbrio econômico sem frear crescimento
Para ministro, política econômica do governo e ações do Banco Central devem ser suficientes para manter preços sob controle

Barco Show Bahia: feirão náutico em Salvador traz embarcações a partir de R$ 10 mil e experiências sensoriais únicas
Evento acontece, a partir desta quinta-feira (20) até domingo (23), no Terminal Turístico Náutico, com exposições e atividades exclusivas

Jerônimo anuncia nova gestão para BR-116 e BR-101; veja quem assume no lugar da ViaBahia
Medida ocorre enquanto governo federal finaliza processo de licitação para nova concessão das rodovias federais que cortam Estado

Polícia Civil deflagra operações contra grupos criminosos na Bahia
Cerca de 300 policiais cumprem mandados de busca e apreensão em Salvador e Região Metropolitana

Resumo BBB 25 de quarta-feira (19/3): Carnaval de Olinda agita festa no BBB e nova briga de gêmeos coloca em risco aliança
Evento inspirado na cultura pernambucana emociona Guilherme, enquanto dinâmica e conflitos redefinem rumos do jogo

Imperdível: Salvador celebra seus 476 anos e 7 eventos marcam as comemorações no Festival da Cidade
Confira programação gratuita e não perca atividades culturais e de inclusão na capital baiana

STF agenda julgamento do ‘núcleo 2’ de acusados por trama golpista para 29 e 30 de abril
Grupo a ser julgado conta com seis pessoas, incluindo Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Malafaia chama líder do Republicanos de ‘cretino’ por críticas ao projeto de anistia do 8 de Janeiro
Pastor cobrou posicionamento de lideranças do Republicanos, como Tarcísio, Damares e Mourão

Em gesto de reparação, Lázaro Ramos compra casa onde mãe sofreu agressão e funda ONG
Ator revelou episódio no livro 'Na Nossa Pele', que expõe força das memórias e das ações que transformam dor em reparação

Com 100 mil refeições servidas, Restaurante Popular de Águas Claras comemora um ano de funcionamento
Espaço oferece cerca de 450 refeições diárias gratuitas