Lula assina decretos que permitem desapropriação de imóveis em áreas quilombolas
Normas presidenciais foram publicadas na edição desta segunda-feira (23) do Diário Oficial da União

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva os decretos Nº 12.327, Nº 12.328, Nº 12.329 e Nº 12.330 – publicados no Diário Oficial da União desta segunda-feira (23), que declaram ser de interesse social, para fins de desapropriação, imóveis rurais abrangidos por territórios quilombolas em regiões dos estados da Bahia e de Sergipe.
Na Bahia, foram abrangidos os seguintes territórios quilombolas: da Volta (das comunidades quilombolas de Araçá, Cariacá, Patos, Pedras, Coxo e Retiro), no município de Bom Jesus da Lapa; e Caonge, Dendê, Engenho da Praia, Engenho da Ponte e Calembá, localizados no município de Cachoeira. Já em Sergipe foram abrangidos os territórios do Desterro, localizado em Indiaroba, e Ladeiras, no município de Japoatã.
A titulação desses territórios quilombolas é imperativa, de acordo com o Incra, para a manutenção da comunidade e das suas gerações futuras. Desse modo, os decretos apresentam consonância à Política de Regularização Fundiária de Territórios Quilombolas, que tem como objetivo garantir a reprodução física, social, econômica e cultural dessas comunidades (art. 2º, §2º, do Decreto nº 4.887/2003).
Reparação histórica na titulação de áreas quilombolas
Além disso, destaca-se que a política de titulação de territórios quilombolas visa a reparação histórica e social às comunidades remanescentes de quilombos, como é o caso desses territórios, que, embora tenham resistido, historicamente sofreram opressão das mais variadas espécies.
Em uma perspectiva atual sobre a ocupação do território por essas comunidades, há de se considerar que os impactos sofridos e as transformações ocorridas ao longo da história dos remanescentes das comunidades dos quilombos são fundamentais para proposição de uma delimitação e regularização fundiárias, em face das várias situações impostas e vivenciadas por essas comunidades.
Ainda de acordo com o Incra, muitos desses processos de regularização fundiária quilombola tiveram início há mais de uma década. Cumpridas as etapas previstas nas normas que regem a matéria, a presidência do Incra reconheceu e declarou como terras das comunidades remanescentes de quilombos tais territórios, restando a desapropriação realizada pelo presidente da República.
Imóveis em áreas quilombolas serão avaliados
Com a publicação dos decretos, serão atingidos pelo ato normativo diversas famílias de comunidades quilombolas cadastradas durante a elaboração dos respectivos Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação.
Os proprietários e posseiros de imóveis incidentes não invalidados por nulidade, prescrição ou comisso, nem tornado ineficazes por outros fundamentos, terão seus imóveis vistoriados, avaliados e indenizados, por meio de ação judicial desapropriatória.
A edição dos decretos representa mais um passo no procedimento de titulação de territórios quilombolas, em consonância à Política de Regularização Fundiária de Territórios Quilombolas.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Neto Carletto critica articulação de ACM Neto e diz que ‘capacidade de diálogo’ do ex-prefeito ‘é muito ruim’
Parlamentar baiano avaliou que ex-prefeito de Salvador está 'isolado' e tem perdido aliados por falta de diálogo e presença política

Lula sanciona Lei da Reciprocidade e promete reação dura contra países que impuserem barreiras ao Brasil
Nova legislação autoriza medidas contra países que prejudiquem competitividade brasileira, como resposta ao aumento de tarifas dos EUA

Vinícius desabafa após eliminação do BBB 25 e se emociona ao ver apoio da mãe depois de assumir bissexualidade
Ex-participante avalia rivalidades no jogo e revela torcida por Delma e Vitória no reality

Exportações brasileiras têm alívio com isenção parcial de tarifa dos EUA
Combustíveis e madeira estão entre os produtos fora da nova taxação; governo brasileiro busca ampliar lista de isenções

Vitória histórica de Daniel Noboa no Equador: reeleição marcada por polêmica e acusação de fraude
Presidente supera um milhão de votos à frente da adversária Luísa González, que contesta resultado do segundo turno

Após anúncio de gravidez, Davi Brito surge em emergência obstétrica com ex-namorada em Salvador
Campeão do BBB 24 acompanha Adriana Paula em hospital na capital baiana dias após expor gestação e confirmar término nas redes sociais

Bruno Reis cutuca Jerônimo após elogios de César Borges e dispara que gestor se escolhe ‘por realizações’
Prefeito de Salvador também saiu em defesa de ACM Neto e rebateu críticas sobre leilão de áreas verdes

Salvador amplia Bolsa-Atleta em 2025 com mais bolsas e novas modalidades
Bruno Reis firma compromisso com 358 bolsas para atletas e paratletas da capital, superando número concedido no biênio anterior

Médicos alertam para pós-operatório difícil de Bolsonaro: ‘sem previsão de alta’
Equipe médica relata que tratamento do ex-presidente será prolongado e sem estimativa para alta hospitalar nos próximos dias

Neto Carletto afaga Rui Costa, defende vaga na majoritária para o Avante e comemora força do partido na Bahia
Recém filiado à legenda, parlamentar diz que sigla é a segunda maior da Bahia