Jerônimo Rodrigues defende diálogo entre governadores durante Fórum Nacional em Brasília
Encontro discutiu estratégias de cooperação entre os entes federados
A 15ª reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada em Brasília nesta quinta-feira (28), discutiu o aprimoramento de políticas públicas nas áreas de Segurança Pública, Saúde e Assistência Social. O encontro, que contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reuniu gestores estaduais, ministros federais e especialistas para discutir estratégias de cooperação entre os entes federados. A reunião também abordou as próximas etapas da reforma tributária, visando um sistema mais justo para estados e população.
Na ocasião, Jerônimo destacou a importância do diálogo entre os governantes, afirmando: “Acreditamos que, com diálogo e cooperação, vamos construir caminhos para um Brasil mais equilibrado e inclusivo”. O governador também mencionou que os principais pontos de debate incluíram estratégias para fortalecer a segurança pública, melhorar a saúde e expandir os direitos sociais. Ele ressaltou a necessidade de um sistema tributário mais justo e de ações que garantam mais proteção e oportunidades para a população.
Durante o evento, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que propõe a criação de um Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O modelo visa a integração entre União, Estados e Municípios para enfrentar o crime organizado, com planejamento orçamentário unificado e monitoramento de resultados.
Jerônimo Rodrigues reforçou a importância de implementar políticas públicas rápidas e eficazes na segurança pública, destacando a necessidade de integração entre os entes federados. “A Bahia está comprometida em atuar de forma integrada e inteligente para enfrentar os desafios da segurança pública”, afirmou, também defendendo a criação de um planejamento orçamentário que assegure autonomia aos estados e garanta investimentos a longo prazo.
O governador baiano ressaltou que o momento exige alinhamento entre os governos federal e estaduais para enfrentar os desafios da segurança pública de forma eficiente. “Precisamos consolidar um planejamento orçamentário que assegure a autonomia dos estados e garanta investimentos a curto, médio e longo prazo”, completou.
Além dos temas de segurança, a reunião abordou a Saúde, com a participação da ministra Nísia Trindade, que apresentou ações para o combate à dengue, à prevenção da Covid-19 e a ampliação do acesso aos serviços de saúde básica. A ministra destacou a importância da colaboração entre os governos para garantir um atendimento de saúde eficaz.
Na área social, o ministro Wellington Dias falou sobre o Plano Brasil sem Fome, que foca na geração de emprego e no empreendedorismo para pessoas em situação de vulnerabilidade. Ele enfatizou a importância de integrar esforços do setor público e privado, além de capacitar trabalhadores com a ajuda de parcerias com o Sistema S e redes educacionais estaduais.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Lula prega equilíbrio fiscal após aumento na cotação do dólar
Rui Costa garante que ajustes no orçamento não comprometeram o Novo PAC
Entenda a tramitação das propostas do governo para corte de gastos
Últimas Notícias
Barroso indica esforço para finalizar julgamento sobre redes sociais ainda neste ano
O julgamento que, estava sendo realizado nesta quinta-feira (28), foi suspenso e deverá ser retomada na próxima semana, no dia 4 de dezembro
Lula prega equilíbrio fiscal após aumento na cotação do dólar
Segundo o petista, é fundamental trabalhar com paciência para que as ações do governo tragam resultados no tempo necessário
PT anuncia cancelamento da filiação de Pablo Marçal, que fala em ‘manipulação desesperada’
Marçal afirmou que irá procurar a Justiça para anular sua filiação ao Partido dos Trabalhadores
Rui Costa garante que ajustes no orçamento não comprometeram o Novo PAC
Na quarta-feira (27), ministro da Casa Civil visitou obras do Programa em Pernambuco
Lady Gaga firma acordo com Prefeitura do Rio para show em Copacabana, diz coluna
Para 2025, outros nomes, como U2 e Beyoncé, foram cogitados, mas as negociações não avançaram
Jerônimo Rodrigues defende diálogo entre governadores durante Fórum Nacional em Brasília
Encontro discutiu estratégias de cooperação entre os entes federados
Investigadores e escrivães da Bahia aprovam reajuste salarial de 22%
Além do reajuste, servidores decidiram pela manutenção da "Mesa de Negociação" com o governo estadual para assegurar a implementação da reestruturação salarial
Secretária de Saúde da Bahia defende esforço conjunto no combate ao Aedes aegypti
Durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília, Roberta Santana enfatizou a necessidade de planejamento diante do aumento das chuvas de verão
Entenda a tramitação das propostas do governo para corte de gastos
Apesar do anúncio, as mudanças dependem da aprovação do Congresso Nacional, o que pode atrasar sua implementação
Reunião entre prefeito e secretários discute medidas emergenciais para enfrentar chuvas em Salvador
Contenção de encosta será construída entre Pernambués e Saramandaia