Reação a comentário de Janja a Musk foi exagerado e não será problema diplomático, diz ministro
‘O Brasil é cruel com as mulheres. Se fosse um homem que tivesse falado o mesmo, não teria a mesma repercussão’, disse Paulo Teixeira

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, se manifestou nesta segunda-feira (18) sobre a repercussão das declarações feitas pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, durante o G20. Teixeira considerou que a polêmica gerada pela fala de Janja sobre o bilionário Elon Musk ganhou uma proporção desnecessária.
O ministro destacou que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia se pronunciado sobre o assunto. Segundo Teixeira, a reação ao comentário de Janja foi exacerbada, e, se a mesma declaração tivesse sido feita por um homem, a repercussão teria sido bem menor.
“O Brasil é cruel com as mulheres. Se fosse um homem que tivesse falado o mesmo, não teria a mesma repercussão”, disse Teixeira aos jornalistas. Ele ainda acrescentou que o episódio já estava superado e que não representaria um problema diplomático para o Brasil, pedindo para que se virasse a página.
O episódio em questão aconteceu durante um evento do G20 Social, realizado no fim de semana, onde Janja, ao participar de uma mesa de debates, fez um comentário direcionado a Elon Musk.
“Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”, disse a primeira-dama, em resposta a críticas de Musk. O empresário, por sua vez, reagiu pelo X (antigo Twitter), escrevendo: “Eles vão perder a próxima eleição”.
Oposição ataca
A declaração de Janja foi rapidamente aproveitada pela oposição ao governo, que se mobilizou para apresentar requerimentos contra a primeira-dama. No mesmo dia, o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) protocolou três requerimentos, sendo um deles pedindo uma moção de repúdio contra Janja por suas palavras contra Musk.
Outros dois requerimentos solicitam informações ao Ministério das Relações Exteriores sobre o impacto diplomático causado pela declaração e a alegada preocupação de diplomatas chineses em relação à presença de Janja nas agendas entre China e Brasil.
Além disso, dois outros deputados, Evair Vieira de Melo (PP-ES) e Zé Trovão (PL-SC), apresentaram moções de repúdio à fala de Janja. A oposição ao governo segue mobilizada, tentando usar o episódio para criar um desgaste político e diplomático. O clima tenso gerado pela troca de declarações intensificou ainda mais as críticas ao governo Lula, com foco na figura da primeira-dama.
A repercussão do comentário de Janja também levou o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) a protocolar, no sábado (16), um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos sobre o impacto da fala de Janja.
A convocação foi motivada pela alegada influência das declarações de Musk no relacionamento entre Brasil e os Estados Unidos, especialmente após a nomeação do bilionário para um cargo de alto escalão no governo de Donald Trump.
Van Hattem argumentou que a relação do empresário com o Brasil poderia ser afetada por declarações de natureza tão polêmica, como a feita por Janja. Para ele, o governo brasileiro deveria esclarecer se o episódio teria alguma implicação nas relações diplomáticas do país, principalmente no que se refere a sua interação com os Estados Unidos e suas empresas, como a Tesla.
O episódio também reacendeu discussões sobre a postura do governo brasileiro em relação à diplomacia internacional, especialmente em um momento sensível da política externa do Brasil, com tensões em diversas frentes, incluindo as relações com grandes potências como os Estados Unidos e a China.
Redação
Mais Lidas
Política
Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Estado de saúde de Bolsonaro evolui bem, mas alta da UTI ainda não tem data
Últimas Notícias

Desembargador é afastado por 60 dias após apoiar Bolsonaro e atacar Lula nas redes
Afastamento foi decidido pelo CNJ após análise de publicações em redes sociais

Nova lei exige que empresas cuidem da saúde mental de funcionários a partir de maio; veja o que muda
Atualização da NR-1 exige que empresas identifiquem e previnam fatores como burnout, assédio moral e jornadas exaustivas

Jerônimo entrega novas sedes da polícia e anuncia obras de R$ 158 milhões em Nazaré
Governador da Bahia cumpre agenda no Recôncavo com entregas na segurança pública e investimentos em infraestrutura hídrica

Marinha intensifica fiscalização, apreende seis embarcações e retira 11 de tráfego no Baixo Sul
Ao todo, ações de fiscalização da Capitania dos Portos resultaram em 181 embarcações abordadas e 38 notificações emitidas

BBB 25: grande final promete emoção com shows de ex-participantes e prêmio de R$ 2,7 milhões
Celebração também terá presença de familiares dos finalistas

Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Segundo boletim médico divulgado neste sábado (19), quadro clínico segue sob vigilância intensiva e sem previsão de alta

Pressão no Congresso: seis partidos cobram regras urgentes para redes sociais com foco na proteção de crianças
Governo quer retomar projeto de lei que responsabiliza plataformas

Chuvas intensas e ventos de até 100 km/h: Inmet emite alerta para quase todo Brasil neste feriadão
Previsão é de chuvas de até 50 mm por dia

Jerônimo Rodrigues destaca Feira de Caxixis como símbolo da cultura e do turismo na Bahia
Evento reúne ceramistas, atrações culturais e público estimado em 90 mil visitantes até este domingo (20)

Após reprovação da Zalika, Saúde fecha contrato com Pfizer para 57 milhões de doses contra covid-19
Primeira remessa está prevista para ser entregue entre abril e maio, com lote inicial de 8,5 milhões de doses