Reação a comentário de Janja a Musk foi exagerado e não será problema diplomático, diz ministro
‘O Brasil é cruel com as mulheres. Se fosse um homem que tivesse falado o mesmo, não teria a mesma repercussão’, disse Paulo Teixeira
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, se manifestou nesta segunda-feira (18) sobre a repercussão das declarações feitas pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, durante o G20. Teixeira considerou que a polêmica gerada pela fala de Janja sobre o bilionário Elon Musk ganhou uma proporção desnecessária.
O ministro destacou que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia se pronunciado sobre o assunto. Segundo Teixeira, a reação ao comentário de Janja foi exacerbada, e, se a mesma declaração tivesse sido feita por um homem, a repercussão teria sido bem menor.
“O Brasil é cruel com as mulheres. Se fosse um homem que tivesse falado o mesmo, não teria a mesma repercussão”, disse Teixeira aos jornalistas. Ele ainda acrescentou que o episódio já estava superado e que não representaria um problema diplomático para o Brasil, pedindo para que se virasse a página.
O episódio em questão aconteceu durante um evento do G20 Social, realizado no fim de semana, onde Janja, ao participar de uma mesa de debates, fez um comentário direcionado a Elon Musk.
“Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”, disse a primeira-dama, em resposta a críticas de Musk. O empresário, por sua vez, reagiu pelo X (antigo Twitter), escrevendo: “Eles vão perder a próxima eleição”.
Oposição ataca
A declaração de Janja foi rapidamente aproveitada pela oposição ao governo, que se mobilizou para apresentar requerimentos contra a primeira-dama. No mesmo dia, o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) protocolou três requerimentos, sendo um deles pedindo uma moção de repúdio contra Janja por suas palavras contra Musk.
Outros dois requerimentos solicitam informações ao Ministério das Relações Exteriores sobre o impacto diplomático causado pela declaração e a alegada preocupação de diplomatas chineses em relação à presença de Janja nas agendas entre China e Brasil.
Além disso, dois outros deputados, Evair Vieira de Melo (PP-ES) e Zé Trovão (PL-SC), apresentaram moções de repúdio à fala de Janja. A oposição ao governo segue mobilizada, tentando usar o episódio para criar um desgaste político e diplomático. O clima tenso gerado pela troca de declarações intensificou ainda mais as críticas ao governo Lula, com foco na figura da primeira-dama.
A repercussão do comentário de Janja também levou o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) a protocolar, no sábado (16), um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos sobre o impacto da fala de Janja.
A convocação foi motivada pela alegada influência das declarações de Musk no relacionamento entre Brasil e os Estados Unidos, especialmente após a nomeação do bilionário para um cargo de alto escalão no governo de Donald Trump.
Van Hattem argumentou que a relação do empresário com o Brasil poderia ser afetada por declarações de natureza tão polêmica, como a feita por Janja. Para ele, o governo brasileiro deveria esclarecer se o episódio teria alguma implicação nas relações diplomáticas do país, principalmente no que se refere a sua interação com os Estados Unidos e suas empresas, como a Tesla.
O episódio também reacendeu discussões sobre a postura do governo brasileiro em relação à diplomacia internacional, especialmente em um momento sensível da política externa do Brasil, com tensões em diversas frentes, incluindo as relações com grandes potências como os Estados Unidos e a China.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
TRE-BA define data da diplomação dos eleitos em Salvador; saiba quando será
Padilha diz que planos golpistas contra autoridades foram derrotados
Capitão Alden propõe CPI para investigar problemas no Planserv
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Últimas Notícias
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
TRE-BA define data da diplomação dos eleitos em Salvador; saiba quando será
Justiça Eleitoral também determinou prazo para candidatos, partidos e coligações removam propagandas eleitorais do 2º turno
Padilha diz que planos golpistas contra autoridades foram derrotados
Durante encontro com presidente da China, ministro afirmou que instituições e povo brasileiro venceram ameaças de golpe
Ministro da Agricultura critica Carrefour e acusa ação orquestrada contra Mercosul
Rede de supermercado suspendeu a comercialização de carnes provenientes dos países do Mercosul
Ministro afirma que militares presos por tentativa de golpe ‘não representam as Forças Armadas’
Segundo José Múcio, ações foram individuais e não vinculadas à instituição
O que fazer em Salvador no fim de semana? Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Jau, Xanddy Harmonia e mais; confira na agenda do Portal M!
Fique por dentro de todos eventos da capital baiana e confira nossas dicas de diversão
Capitão Alden propõe CPI para investigar problemas no Planserv
Deputado denuncia dificuldades de acesso a consultas e descredenciamento de hospitais
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Ação é parte de um esforço conjunto entre Estados para reforçar enfrentamento ao crime organizado
Rui Costa afirma que Lula vai prezar por equilíbrio fiscal e poupará orçamento de saúde e educação
Declarações ocorrem em meio à elaboração de um pacote de medidas destinadas a conter despesas públicas
Pesquisa aponta que 79% dos mortos por armas de fogo no Brasil são homens negros
Número é três vezes maior do que entre homens brancos; principais vítimas têm entre 15 a 29 anos
Após furto de cabos, serviços de atendimento presencial da Cotae seguem suspensos
Taxistas e condutores de veículos especiais podem acessar o site Salvador Digital, onde estão disponíveis 40 serviços