Cachoeira: descoberta arqueológica em Santiago do Iguape guarda vestígios da pré-história
Em escavações ao lado da Igreja Matriz, mais de 800 fragmentos e 11 ossadas foram encontrados
Uma descoberta arqueológica foi revelada, no último sábado (16), no solo de Santiago do Iguape, no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Na beira do rio Paraguaçu, em cenário histórico fundado pelos jesuítas no século 16, foram encontrados vestígios durante escavações para a construção de uma praça ao lado da Igreja Matriz.
A equipe da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) foi responsável por descobrir um cemitério colonial datado entre os séculos XVII e XIX, com fragmentos humanos e ossadas completas, além de indícios de ocupações ainda mais antigas. Após a descoberta, a obra foi suspensa imediatamente para dar lugar ao trabalho de arqueólogos.
Por enquanto, mais de 800 fragmentos e 11 ossadas completas foram encontrados. Assim, conforme o arquiteto da Conder, Olmo Lacerda, todo o cenário da construção foi modificado com os achados da escavação.
“Nossa expectativa era seguir com a construção da praça, mas a emergência de um sítio arqueológico tão significativo mudou tudo. Agora, a preservação dos achados é nossa prioridade, e estamos trabalhando em estreita colaboração com os arqueólogos para garantir que cada fragmento seja estudado com o devido cuidado”, relatou.
Neste momento, o protocolo de escavação segue as diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O órgão analisa o impacto arqueológico antes de qualquer obra em áreas de valor histórico, com o intuito de proteger e preservar vestígios culturais.
Após a análise inicial, os fragmentos são encaminhados para o Laboratório de Osteoarqueologia da Universidade Federal do Piauí. Neste local, as descobertas passam por testes de DNA e outras análises avançadas para revelar suas origens e datas de sepultamento.
Vestígios Pré-Históricos
Além das escavações que descobriram fragmentos da história milenar, também surgiram indícios de sambaquis – antigos montes de conchas e restos de alimentos formados por comunidades ribeirinhas. Sambaquis eram populações que dependiam da pesca e da caça, e esta revelação é um importante componente sobre a ocupação pré-histórica do Recôncavo Baiano.
Por isso, Bruna Brito, arqueóloga responsável pela escavação, ressalta o “achado inédito” na área. “Os sambaquis, que geralmente são encontrados nas margens de rios e mares, indicam uma ocupação muito mais antiga do que a da colonização portuguesa”, destacou.
“O que estamos descobrindo aqui não são apenas vestígios isolados, mas fragmentos de uma identidade mais profunda e complexa. O Recôncavo Baiano, com sua história de resistência cultural, revela agora uma faceta ainda mais rica de seu passado”, completou Bruna sobre os segredos revelados durante as escavações.
Moradores de Santiago do Iguape
Para a comunidade local de Santiago do Iguape, em Cachoeira, os vestígios arqueológicos dizem muito a respeito da descoberta histórica. Um voluntário nas escavações, Maurício Oliveira, descreve a sensação de viver este momento.
“Cada fragmento encontrado tem um significado especial. É como se estivéssemos trazendo de volta nossos ancestrais. A sensação de ajudar a preservar a história de quem viveu aqui antes de nós é indescritível”, disse.
A Conder promoveu atividades educativas para aprofundar os laços históricos da comunidade com a região. Palestras também foram realizadas nas escolas de Santiago para despertar o interesse dos jovens pela arqueologia. Inclusive, o órgão estadual chegou a oferecer bolsas para estudantes da área.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Reajustes salariais em novembro registram menor ganho real de 2024
Segurança Pública define estratégias para a Lavagem do Bonfim 2025
Porta-voz da BYD nega más condições em obra na Bahia
Sexta-feira da Gratidão reúne milhares de fiéis para celebrações em Salvador
Últimas Notícias
Hospital Santa Izabel recebe certificação internacional pioneira em teranóstica
Moraes mantém prisão de generais acusados de participação em plano golpista
Ney Latorraca deixou testamento destinando bens a instituições de caridade: ‘Acho que é assim que tem que ser’
Ele tratava um câncer e morreu devido a sepse causada por uma infecção nos pulmões
Sobe para oito número de mortos em desabamento de ponte que liga Maranhão e Tocantins
Também foram encontrados um caminhão carregado de ácido sulfúrico, uma moto e uma caminhonete
Curto Circuito das Artes agita verão de Salvador com 57 apresentações gratuitas
Festival cultural traz espetáculos de música, teatro, dança e circo entre janeiro e fevereiro de 2025
Adolfo Menezes diz que reeleição no comando da Assembleia Legislativa ‘não está garantida’
Adolfo também deu as boas-vindas aos novos deputados que assumirão suas cadeiras em 2025: Paulo Câmara (PSDB) e Jusmari Oliveira (PSD)
Alan Sanches critica silêncio de Jerônimo sobre trabalho análogo à escravidão em obras da BYD: ‘Se esconde’
Deputado frisou a discrepância entre os objetivos divulgados e os fatos constatados pela fiscalização
Reajustes salariais em novembro registram menor ganho real de 2024
Alta da inflação pressiona negociações e reduz reajustes acima do INPC no penúltimo mês do ano
Segurança Pública define estratégias para a Lavagem do Bonfim 2025
Esquema de segurança contará com ações integradas entre órgãos estaduais e municipais para garantir tranquilidade no evento religioso
Vereador Luiz Carlos e amigos se mobilizam para doação de sangue no Hemoba
Ação solidária acontece na próxima sexta-feira, em Salvador
STF arquiva queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra deputada Erika Hilton
O Supremo Tribunal Federal manteve a decisão de rejeição da ação movida por Michelle Bolsonaro, com base na imunidade parlamentar
IPC-S acelera em Salvador e outras três capitais em dezembro
Índice de Preços ao Consumidor - Semanal de dezembro acelera para 0,17%, com altas em passagens aéreas e carnes