Após críticas de ACM Neto, Governo da Bahia diz que 91 líderes de facções foram presas neste ano
Entre criminosos capturados na última semana, três traficantes foragidos da Justiça foram encontrados em SP e MT
O Governo da Bahia divulgou que, com a integração das Forças Estaduais e Federais de Segurança e o reforço das operações de inteligência, 91 líderes de facções criminosas foram capturados somente neste ano. A divulgação acontece logo após o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, criticar o governador Jerônimo Rodrigues (PT), afirmando que a Bahia lidera o número de facções criminosas no país, com 21 organizações atuando no Estado, quase o dobro do segundo colocado, Minas Gerais, que possui 11 facções.
Entre os criminosos capturados na última semana, três traficantes foragidos da Justiça foram encontrados em São Paulo e Mato Grosso. Um líder do Ceará também foi localizado em território baiano. Dois dos criminosos estavam no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Nailton Almeida dos Santos, o 9 de Copas, foi localizado em Guarulhos (SP), onde liderava uma facção com atuação na cidade baiana de Candeias. Em Limeira (SP), Joel Miranda Macêdo de Souza, o Valete de Espadas, também foi encontrado, mas acabou falecendo após confronto com as forças de segurança.
“Em 2024, as forças estaduais e federais nunca trabalharam tão integradas no combate às facções. O compartilhamento de informações é essencial para o êxito da nossa missão”, afirmou Marcelo Werner, secretário estadual de Segurança Pública, destacando o compromisso das autoridades em intensificar o combate ao crime organizado.
No Mato Grosso, a Operação Nexus, realizada em conjunto pelas Ficcos Bahia e MT, levou à prisão de um líder de facção com atuação em Lauro de Freitas e Camaçari, que enviava armas e drogas para comparsas na Bahia a partir da Bolívia. No Ceará, em uma operação conjunta com a polícia da Bahia, um criminoso foragido foi localizado na zona rural de Curaçá. Com ele, as forças de segurança apreenderam cinco tabletes de cocaína.
Críticas de ACM Neto
As críticas de ACM Neto ao governo baiano foram feitas neste domingo (10), em publicação nas redes sociais, onde o ex-prefeito questionou a atuação do governador diante dos índices de violência no Estado. “Vocês já pensaram que a Bahia só é líder em coisas negativas?”, declarou Neto, após apontar o crescimento das facções criminosas e reforçar que Jerônimo Rodrigues estaria “negando” a gravidade do problema.
“Estado mais violento e com o pior índice de desemprego do Brasil e na zona de rebaixamento da educação pública. Agora, mais uma estatística confirma esta triste realidade: somos o estado que tem mais facções em todo o Brasil: 21. Não precisa ser muito bom em matemática pra se dar conta do absurdo: a Bahia tem o dobro de organizações criminosas que o segundo colocado, Minas Gerais. E antes que o governador diga novamente que é tudo invenção, os dados são do próprio Governo Federal”, completou o ex-prefeito.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Operação Força Total prende 39 e apreende 16 armas na Bahia
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Feriado da Proclamação da República: o que abre e fecha em Salvador e RMS
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro