Pular para o conteúdo
Início » Campanha alerta sobre elo entre violência contra animais e doméstica

Campanha alerta sobre elo entre violência contra animais e doméstica

CFMV/CRMVs alerta sobre elo entre violência doméstica e aninal
Na Bahia, Ronda Maria da Penha, da PM, monitora casos onde já houve denúncias de maus tratos a pets

Os conselhos federal (CFMV) e regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) lançaram, nesta última quarta-feira (21), a campanha  “Proteger os animais é prevenir a violência. Um elo pela vida” em comemoração ao mês Agosto Lilás. A iniciativa visa conscientizar as pessoas sobre as relações entre violência contra animais e doméstica. 

Pesquisas internacionais apontam que os maus-tratos contra animais pode ser um indicativo de violência doméstica. Segundo o médico-veterinário Felipe Sá, que trabalha para a polícia científica do Pará, o comportamento violento contra animais é monitorado nos EUA como forma de prevenção, o que tem evitado crimes. “O crime contra o animal não é um simples crime ambiental. Existe conexão com outras violências e temos nos deparado com uma série de casos que confirmam esse link”, contou Sá.

Na Bahia, está sendo realizado um trabalho integrado liderado pela Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar, que aprofunda e monitora casos de violência contra mulher, principalmente em locais onde já houve denúncias de maus tratos a animais. “Quando a gente verifica que a casa tem sido ambiente de violência para animais, começamos a monitorar outros tipos de violência através de uma rede integrada com profissionais de assistência social, saúde e área jurídica. Os maus-tratos aos bichos são um sinal de que a violência vai escalar”, contou a major Alcilene Coutinho. 

O veterinário e a major enfatizam que é preciso quebrar o ciclo de violência. Para eles, da mesma forma que os profissionais de saúde devem denunciar quando mulheres ou crianças buscam prontos-socorros com ferimentos suspeitos, os profissionais da saúde animal devem ficar atentos aos maus tratos a animais e denúncias do mesmo jeito, podendo assim impedir que o pet continue sofrendo e ainda libertar uma vítima da violência doméstica.

Durante as ações do “Agosto Lilás”, a CFMV e as CRMVs realizarão uma série de ações da campanha através das redes sociais e em plataformas de streaming. A Teoria do Elo, como foi chamada a relação entre violência contra animais e a violência doméstica, ainda não possui pesquisas nacionais, mas já foi comprovado que é essencial na prevenção da violência.

Leia também:

Prazo para contestação de questões e gabaritos do CNU termina nesta quarta

Prefeitura entrega 6ª academia ao ar livre de Salvador nesta quinta

Divulgação/CFMV