Donald Trump é eleito presidente dos EUA pela segunda vez
Republicano tem 78 anos e se torna primeiro condenado pela Justiça a assumir o cargo presidencial no país
Donald Trump foi eleito, pela segunda vez, presidente dos Estados Unidos. A confirmação da vitória do republicano aconteceu após o candidato conseguir vencer no estado chave de Wisconsin, na manhã desta quarta-feira (6), conseguindo ultrapassar a margem de 270 delegados. Apesar da contagem dos votos ainda não ter sido encerrada, a apuração já definiu que a principal opositora de Trump, a vice-presidente Kamala Harris, não conseguirá alcançar o opositor, tendo conquistado 224 delegados até o momento.
Além de Wisconsin, o presidente eleito venceu também em estados decisivos, como Carolina do Norte, Geórgia e Pensilvânia, estando à frente nas apurações do Michigan, Nevada e Arizona. Antes mesmo de ser anunciado oficialmente como o novo presidente, Trump fez um discurso da vitória, por volta das 2h30 da manhã (horário local), no estado da Flórida, onde mora. Em sua fala, o republicano citou a imigração ilegal e outras promessas de campanha, afirmando que “promessas serão cumpridas”.
O republicano continuou seu discurso dizendo que os americanos deram a ele um novo mandato, no que chamou de “maior movimento político de todos os tempos”, e prometeu trabalhar para fazer a América grande de novo. “Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América. Nós vamos começar a colocar a América em primeiro lugar. Juntos, podemos fazer com que a América seja grande novamente. Eu não vou decepcioná-los”, declarou.
Ainda no discurso da vitória, Trump prometeu o corte de impostos e a redução do déficit, afirmou que fechará as fronteiras e pregou a união entre todos os americanos. Ele aproveitou ainda para agradecer seu vice-presidente, J. D. Vance, e citou o bilionário e dono do X, Elon Musk, afirmando que o amava.
Até o momento, a vice-presidente a candidata derrotada, Kamala Harris, ainda não reconheceu a vitória do opositor. A expectativa é que ela faça o discurso ainda nesta quarta.
Novo mandato
Donald Trump tem 78 anos e se torna o 47º presidente norte-americano, sendo o segundo presidente dos EUA a não ter dois mandatos não consecutivos. O republicano também será o primeiro condenado pela Justiça a assumir o cargo presidencial. Ele foi setenciado por fraude contábil, em maio, ao declarar como gasto de campanha um pagamento feito a uma ex-atriz pornô.
O próximo presidente dos Estados Unidos declarou que já no primeiro dia de mandato passará a consertar tudo que, de acordo com ele, está errado nos EUA, começando com o fechamento de fronteiras e uma deportação em massa dos imigrantes ilegais. Trump esclareceu ainda que qualquer imigrante que deseja ir para os Estados Unidos deverá fazê-lo de forma legal.
Ainda falando sobre imigração, o republicano acusou países da América Central e da América do Sul de enviarem criminosos para o território norte-americano. Ele ainda relacionou a imigração ilegal como a principal causa do aumento da criminalidade no Estados Unidos.
Ao falar sobre a economia do país, Trump assegurou que os EUA irão dar a ‘volta por cima’ cortando impostos e o déficit. Além disso, sugeriu que Robert Kennedy Jr. que foi candidato a presidente de forma independente, poderá assumir a gestão da saúde no país.
“Jovens, velhos, urbanos, rurais. Todos nos ajudaram hoje. Eu peço a cada cidadão em todo o país que se junte a mim na minha jornada. É hora de unir nosso país. O sucesso vai nos unir. Deus salvou minha vida por uma razão: para salvar nosso país e restaurar a América em sua grandeza. Vamos seguir essa missão juntos. Essa tarefa não será fácil, mas trarei toda a minha energia e minha alma para conseguir”, concluiu Trump.
Mais Lidas
Herzbollah ataca Israel durante visita do secretário de Estado dos EUA
Jovem morre após se apaixonar por inteligência artificial; entenda
Internacional
Queda de avião da Embraer pode ter sido causada por míssil russo
Netanyahu diz que Israel não tem interesse em conflito com a Síria
Últimas Notícias
Reajustes salariais em novembro registram menor ganho real de 2024
Segurança Pública define estratégias para a Lavagem do Bonfim 2025
Vereador Luiz Carlos e amigos se mobilizam para doação de sangue no Hemoba
STF arquiva queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra deputada Erika Hilton
O Supremo Tribunal Federal manteve a decisão de rejeição da ação movida por Michelle Bolsonaro, com base na imunidade parlamentar
IPC-S acelera em Salvador e outras três capitais em dezembro
Índice de Preços ao Consumidor - Semanal de dezembro acelera para 0,17%, com altas em passagens aéreas e carnes
Defesa de Daniel Silveira contesta nova prisão determinada por Moraes
Advogados alegam que descumprimento da ordem foi devido à emergência médica e pedem reconsideração da prisão
Lira convoca reunião de líderes da Câmara após bloqueio de emendas parlamentares
Relator do orçamento de 2025, senador Angelo Coronel, critica bloqueio ao classificar como ataque à independência do Parlamento
Réveillon 2024/2025: confira opções para curtir virada do ano em Salvador e RMS
Festas para todos os gostos na capital baiana e região metropolitana
Governo Lula cobra uso de câmeras corporais nas polícias, mas PRF segue em fase de testes
Iniciativa federal visa aprimorar transparência das ações policiais em todo Brasil
Ariano Suassuna é celebrado com peças e filme em Salvador e nos cinemas
Clássico da literatura e dramaturgia brasileira será encenado no Teatro Jorge Amado, na Pituba; veja datas
Rei Charles III agradece apoio médico em mensagem de Natal após diagnósticos de câncer na realeza
Monarca expressa gratidão aos profissionais de saúde que prestaram assistência a ele e princesa de Gales
Neymar será pai pela quarta vez; jogador se declara ao Santos e fala sobre Copa 2026
Craque anunciou que terá outra filha com Bruna Biancardi e mantém foco na recuperação para Copa de 2026
Queda de avião da Embraer pode ter sido causada por míssil russo
Acidente que deixou 38 mortos levanta suspeitas de possível ataque; entenda