Afroturismo é destaque para a atração de turistas para Salvador, diz Walter Pinto Jr.
Segundo o subsecretário, Prefeitura de Salvador colheu avanços na luta antirracista

O subsecretário de Cultura e Turismo, Walter Pinto Jr., disse que o afroturismo é um dos grandes motivos para a atração de turistas à Salvador, reforçando o fato de a cidade ser a mais negra fora do continente africano. A declaração foi dada em entrevista exclusiva ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, na sexta-feira (1º). A expectativa é a de que esse fluxo aumente principalmente com a chegada do verão.
“O afroturismo colabora com esse processo para que a gente reforce as nossas bases, as nossas identidades, e é uma oportunidade também de negócios. Então, temos observado uma demanda espontânea de alguns guias, querendo se capacitar, querendo entender mais como é que são esses roteiros, captando turistas nacionais e internacionais para promover esses novos roteiros. E aí, hoje, quando estamos nesse ranking de cidades mais procuradas, o afroturismo tem sido um desses pontos destacados, gerando essa demanda espontânea de visitantes que procuram salvador”, afirmou.
O número 2 da pasta municipal disse que a Secult foi responsável por lançar um guia de afroturismo na cidade. Segundo ele, são 11 roteiros e 30 pontos de experiência para os interessados em conhecer a identidade histórica de Salvador.
“A Embratur, inclusive, lançou um documentário que chancela o que é esse afroturismo, para que todas as operadoras de viagens entendam essa narrativa. O afroturismo oportuniza para quem é turista e para quem é daqui, que muitas vezes não conhece a história efetivamente, tenha uma imersão, tenha um turismo de experiência”, ressaltou.
Luta antirracista
Ao citar as medidas que destacam a cultura e o turismo da capital baiana, o subsecretário também falou sobre os avanços da luta antirracista na cidade, a partir das iniciativas da Prefeitura. Para Walter Pinto Jr., mesmo diante dos desafios que cercam o tema, todos da sociedade devem estar envolvidos nesta luta.
“Essa luta antirracista a gente acaba dizendo que é uma luta de todos e a gente tem que estar ciente desse papel. Nós, enquanto poder público, temos que fomentar e dar essas bases educacionais estruturais, e envolver a sociedade para que ela seja protagonista dessa luta antirracista. A gente sabe ainda das dificuldades. Então, por mais avanços que hoje já colhemos do movimento negro, de tudo que a gente hoje já alcança em termos de ações afirmativas, de cotas raciais para concursos públicos, de processos educativos, ainda assim é inegável e a gente percebe que ainda existe o racismo”, pontuou.
De acordo com o subsecretário, a luta antirracista é um papel “individual” e “coletivo”, já que todos precisam fazer a sua parte. Ao Portal M!, com a chegada do Novembro Negro, ele listou iniciativas do Executivo municipal para combater as discriminações raciais.
“Precisamos estar atentos a todas essas discriminações raciais e, sobretudo, saber como atuar para o processo de rompimento e mitigação desse racismo é um papel preponderante. Então, é dizer que esse é um papel individual e também coletivo, e que a gente tem que fazer e transformar essa sociedade para que ela seja mais justa e igualitária”, concluiu.
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias

Cientista alerta para risco de extinção em massa causada por mudanças climáticas
Diretor da University College London detalha impacto do aumento da temperatura na biodiversidade e saúde humana

Katy Perry no espaço: saiba como foi a missão espacial histórica com tripulação exclusivamente feminina
Cantora integra voo da empresa de Jeff Bezos ao lado de outras cinco mulheres e canta no espaço em homenagem ao coletivo feminino

Derrota de Marina Silva expõe crise na Rede: grupo ligado a Heloísa Helena assume comando do partido
Conflito antigo entre lideranças marca novo capítulo na disputa por rumos e estratégia da legenda ambientalista

Projeto ‘Liberdade Procurada’ analisa 13 mil mandados e evita prisões indevidas na Bahia
Estudantes de Direito atuam na análise de mandados prescritos, ajudando a prevenir violações de direitos e impactos no sistema prisional

Armas apreendidas de Anderson Torres podem ser destruídas ou doadas, diz Polícia Federal
Armamentos — uma pistola 9 mm e um revólver calibre .357 — foram apreendidos em 10 de janeiro de 2023

ACM Neto responsabiliza Jerônimo por morte de jovem da Engomadeira e critica segurança pública na Bahia: ‘Até quando?’
Ana Luiza, de 19 anos, foi atingida por uma bala perdida no bairro da Engomadeira, em Salvador, enquanto voltava do mercado

Especialista destaca força do marketing digital e diz que presença online é ‘indispensável’ para empresas
Ao Portal M!, Otávio Marinho destacou que marketing digital se firmou como elemento central na comunicação contemporânea

Grupo San confirma Ivete Sangalo e Claudia Leitte como atrações da Micareta São Paulo
Evento está marcado para o dia 18 de junho, véspera do feriado de Corpus Christi, na capital paulista

PL protocola pedido de urgência para votar anistia a envolvidos no 8 de janeiro
Requerimento para votação direta do projeto foi protocolado com 264 assinaturas, acima do mínimo necessário

Bolsonaro agradece apoio após cirurgia e diz que recuperação será longa: ‘Voltaremos’
Ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal. Estado de saúde é estável