Aplicação do Enem conta com a participação de mais de 500 mil profissionais
Colaboradores atuarão em 1.753 municípios das 27 unidades da federação, atuando antes, durante e após a realização das provas
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro. A aplicação do exame envolve mais de 500 mil colaboradores em 1.753 municípios das 27 unidades da federação, atuando antes, durante e após a realização das provas. As informações são da Agência Brasil.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) coordenam a Operação Enem, que abrange todas as fases do exame, desde o planejamento até a divulgação dos resultados. As etapas incluem o levantamento de custos, a elaboração das 180 questões objetivas e da redação, além da impressão e montagem das provas.
O processo também envolve a distribuição e o armazenamento seguro de cerca de 9 milhões de provas impressas, que são organizadas em 18 tipos de cadernos de questões. A operação inclui a gravação da prova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o transporte de mais de 65 mil malotes de provas por meio de 10,8 mil rotas, todas com escolta.
Nos dias das provas, a logística abrangerá a acomodação de mais de 4,32 milhões de inscritos em mais de 140 mil salas em cerca de 10 mil locais, como escolas e faculdades, com aplicação nos dois domingos do exame.
Após a aplicação, a Operação Enem ainda envolve etapas finais, como a logística reversa com escolta militar, que é a coleta e envio dos 65 mil malotes com os documentos do Enem, incluindo cartões-resposta e folhas de redação, para os locais de correção. Depois disso, as respostas objetivas e a redação são digitalizadas, e a correção dos textos é realizada pelo Inep.
O Inep afirma que a realização do Enem envolve estratégias de segurança em todas as etapas, contando com a estrutura de policiamento do Exército Brasileiro, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e das secretarias de Segurança Pública dos estados (Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares). Todos os profissionais envolvidos no Enem passaram por capacitação para padronização de procedimentos, com cursos voltados a coordenadores de provas, aplicadores, fiscais, certificadores, policiais, bombeiros e corretores de redação.
Participantes
A edição de 2024 do Enem conta com 4.325.960 inscritos, sendo 1,6 milhão de concluintes do ensino médio. Os dados são auto declaratórios. A maior parte dos inscritos já completou o ensino médio (1,8 milhão), enquanto 841.546 (19,4%) são estudantes do primeiro ou segundo ano e 24.723 (0,6%) não cursaram nem completaram o ensino médio, mas participarão como treineiros.
São Paulo registra o maior número de inscrições, com 645.849, seguido por Minas Gerais (393.007) e Bahia (376.352). As mulheres representam 60,59% dos inscritos, enquanto os homens somam 39,41%. Em relação à autodeclaração de raça ou cor, a maioria se identifica como parda (1.860.766), seguida de brancos (1.788.622) e pretos (533.861). Outros 62.288 se consideram amarelos e 29.891, indígenas.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Avenida ACM terá alterações no trânsito a partir desta sexta-feira
Operação Força Total prende 39 e apreende 16 armas na Bahia
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Últimas Notícias
Projeto reúne crianças e adolescentes em atividades culturais e turísticas em Salvador nas férias escolares
Programa propõe uma alternativa para jovens que passam o período de recesso em casa
Avenida ACM terá alterações no trânsito a partir desta sexta-feira
Intervenções afetam principalmente os condutores que circulam nas proximidades do Shopping da Bahia
Dia Nacional da Alfabetização: iniciativa busca combater o analfabetismo no Brasil
Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos possibilita oportunidade gratuita para aprender a ler e escrever em diversas regiões do país
Janja afirma que aliança global contra a fome caminha para adesão total do G20
Em evento do G20 Social, primeira-dama enfatiza o legado do Brasil na criação da Aliança Global e critica veto da Argentina
Presidente do BC defende ajuste fiscal focado em controle de gastos para juros mais baixos
Campos Neto relacionou ainda a necessidade de ajustes fiscais à possibilidade de reduzir estruturalmente os juros no país
Prefeitura de Salvador entrega mais de 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor em Nova Sussuarana
Mais de 300 habitações já foram requalificadas na região
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações