Historiadora criticada após dança erótica em federal diz que será ministra da Educação
Caso ocorreu durante uma palestra na Universidade Federal do Maranhão

A historiadora e artista piauiense Tertuliana Lustosa, vocalista da banda A Travestis, foi alvo de críticas após a divulgação de um vídeo polêmico que circulou nas redes sociais. O caso ocorreu durante uma palestra na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em que Lustosa expôs as nádegas como parte de uma performance artística. O fato gerou ampla repercussão na internet, suscitando debates sobre liberdade de expressão no ambiente acadêmico. A informação é do colunista Igor Gadelha, do site “Metrópoles”.
Em resposta às críticas, Lustosa usou suas redes sociais para ironizar a situação. A artista publicou um vídeo dançando de maiô e afirmou, de maneira provocativa: “Ainda serei ministra da Educação, bebê”. Na legenda do vídeo, ela escreveu: “Já que vocês pediram tanto um pronunciamento”.
Durante o vídeo, Lustosa provocou os críticos ao som de uma música, com trechos direcionados: “Para os fascistas que me odeiam, só um recadinho: eu ainda vou ser sua ministra da Educação, bebê”. A performance finalizou com a artista rebolando diante da câmera, em confronto às reações negativas.
A Universidade Federal do Maranhão se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido, informando que está “averiguando o ocorrido e tomará as providências cabíveis”. No comunicado, a instituição afirmou que irá escutar todas as partes envolvidas e destacou seu compromisso com um ambiente acadêmico plural, respeitoso e inclusivo.
A palestra de Lustosa fazia parte da mesa-redonda intitulada “Dissidências de gênero e sexualidades”, promovida pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (GAEP). A UFMA destacou que a performance da artista foi considerada inadequada para o contexto do evento, pois não contribuía de forma construtiva para o debate acadêmico.
No posicionamento, a UFMA reforçou o valor da liberdade de expressão dentro da academia, mas destacou a necessidade de se preservar o respeito mútuo entre todos os membros da comunidade acadêmica. A instituição também reafirmou seu compromisso com um espaço harmônico, no qual o diálogo é fundamental para o desenvolvimento de ideias e teorias científicas.
A Universidade disse ainda que, como um espaço de múltiplas formas de conhecimento, reconhece a autonomia dos cursos para discutir diversos temas. No entanto, afirmou que não compactua com atitudes que possam desrespeitar os princípios e valores institucionais.
Ainda segundo a UFMA, todas as medidas adotadas pela instituição visam manter um ambiente acadêmico que promova a inclusão e o respeito à diversidade. Por fim, a UFMA reiterou sua “missão de construir uma sociedade mais justa e inclusiva, comprometida com a pluralidade de saberes e o fortalecimento do ensino público e gratuito”.
Confira o trecho da dança
Confira o pronunciamento após críticas
Redação
Mais Lidas
Coluna Ohh!
Últimas Notícias

Jerônimo entrega novas sedes da polícia e anuncia obras de R$ 158 milhões em Nazaré
Governador da Bahia cumpre agenda no Recôncavo com entregas na segurança pública e investimentos em infraestrutura hídrica

Marinha intensifica fiscalização, apreende seis embarcações e retira 11 de tráfego no Baixo Sul
Ao todo, ações de fiscalização da Capitania dos Portos resultaram em 181 embarcações abordadas e 38 notificações emitidas

BBB 25: grande final promete emoção com shows de ex-participantes e prêmio de R$ 2,7 milhões
Celebração também terá presença de familiares dos finalistas

Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Segundo boletim médico divulgado neste sábado (19), quadro clínico segue sob vigilância intensiva e sem previsão de alta

Pressão no Congresso: seis partidos cobram regras urgentes para redes sociais com foco na proteção de crianças
Governo quer retomar projeto de lei que responsabiliza plataformas

Chuvas intensas e ventos de até 100 km/h: Inmet emite alerta para quase todo Brasil neste feriadão
Previsão é de chuvas de até 50 mm por dia

Jerônimo Rodrigues destaca Feira de Caxixis como símbolo da cultura e do turismo na Bahia
Evento reúne ceramistas, atrações culturais e público estimado em 90 mil visitantes até este domingo (20)

Após reprovação da Zalika, Saúde fecha contrato com Pfizer para 57 milhões de doses contra covid-19
Primeira remessa está prevista para ser entregue entre abril e maio, com lote inicial de 8,5 milhões de doses

Davi Brito vira réu por ameaça com arma e violência psicológica contra ex; entenda o caso
Relacionamento aconteceu entre os meses de junho e julho de 2024, após término do ex-BBB baiano com Mani Rego

Parece fácil, mas não é…
Neste artigo, Márcio Marinho defende que comunicação eficaz e escuta empática são pilares para uma política transformadora na Bahia