Luiz Caetano aponta desafio em capacitar trabalhadores para trabalharem na BYD em Camaçari
Indústria possui a estimativa de atingir a marca de 20 mil trabalhadores no local até o final de 2026
O prefeito eleito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), celebrou nesta segunda-feira (2) a estimativa de geração empregos na fábrica da BYD no município. A operação industrial terá início em janeiro de 2025, com 2 mil vagas iniciais. Esse número será ampliado para 3 mil até março, com expectativa de totalizar 10 mil ao final do ano. Há ainda a estimativa de atingir a marca de 20 mil trabalhadores no local até o final de 2026.
“Já estamos na perspectiva de ter aqui mais de 20 mil empregos gerados, ou seja, a BYD é um ecossistema de tecnologia e vai desenvolver diversas pontes dessa tecnologia aqui em Camaçari, e transformar aqui em Camaçari no Vale do Silício. Esse é um desafio muito grande para nós”, afirmou.
Discussão com o governo federal
O petista também anunciou que viajará a Brasília nesta semana para discutir apoio do Governo Federal na questão da capacitação. Segundo ele, o assunto já foi tema de reunião com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a BYD, além do ministro do Trabalho, Luiz Marinho. “Quinta-feira eu vou ter reunião com o ministro do trabalho, Marinho. Rui e Jerônimo vão conversar também para que o governo federal entre também nesse processo junto com a gente, e vamos mobilizar a sociedade para fazer isso em Camaçari”, adiantou.
Segundo ele, o grande desafio está em capacitar e qualificar não apenas a classe trabalhadora, mas também a classe empresarial de Camaçari. “Ou seja, a profissionalização total do trabalhador e também do empreendedor dentro da cidade de Camaçari, para que a gente possa fazer com que, o que está chegando aqui através da BYD, passe por dentro da cidade e chegue nos lares do nosso povo. E aí, nós vamos ter que apostar muito fortemente nessa questão da capacitação da qualificação”, enfatizou.
Na ocasião, o petista revelou ainda já ter solicitado ao Senai-Cimatec, ao Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), a elaboração de uma proposta para que a Prefeitura de Camaçari possa contratá-los para promover cursos de qualificação para a população do município. “Capacitação profissional e a capacitação empresarial, esse é o nosso foco. Já tive, aliás, duas reuniões, mais uma reunião com o COFIC, reunião já com o governo do Estado”.
Absorção da mão de obra de Camaçari
Questionado sobre uma eventual garantia de que a população de Camaçari teria sua mão de obra absorvida pela BYD, Caetano enfatizou que não pode “forçar” a empresa a fazer isso, mas ressaltou que fará sua “parte”, mobilizando e qualificando a população.
“Desde o início, a forma como eles estão tratando Camaçari, e toda vez que tem um problema ou denúncia, a gente vai, conversa com eles, eles resolvem, buscam resolver. Então, obviamente, eu não posso chegar aqui e forçar a BYD a contratar só o pessoal de Camaçari. Como prefeito da cidade, que eu vou assumir a partir de 1º de janeiro, eu vou fazer a minha parte, que é mobilizar a população e qualificar a nossa gente para aproveitar esse momento. Acho que é um grande momento para Camaçari”, destacou.
Críticas às gestões anteriores
Por fim, o petista também criticou gestões anteriores de Camaçari, por não terem garantido que a população do município fosse contemplada na chegada do Polo Petroquímico, tampouco na chegada da fábrica da Ford.
“E agora vem esse terceiro ciclo, que é com a nova tecnologia, a BYD. Então, como gestor agora, eu tenho que buscar corrigir aquilo que erraram no passado, juntamente com a vice-prefeita, e trabalhar pesado para capacitar e qualificar. Repito, não só a questão do profissional, dos trabalhadores, mas também do empreendedor para a gente lincar a micro e pequena empresa ao capital industrial, especialmente aqui da BYD e de todo polo industrial. Eu estou já fazendo isso antes de tomar posse, já fiz diversos eventos, diversos encontros, para que isso possa acontecer. Estou muito entusiasmado, eu sou muito otimista”, acrescentou.
Mais Lidas
Arrecadação federal cresce 11,21% em novembro e atinge R$ 209,21 bilhões
Negócios
Pesquisa revela preferência das empresas por boletos bancários sobre o Pix
Preço da gasolina vendida pela Acelen para distribuidoras na Bahia sobe 3,2%
MEIs de Salvador recebem apoio gratuito para enviarem declaração anual
Dólar cai para R$ 6,02 e alcança o menor valor em mais de um mês
Últimas Notícias
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Senador era acusado de interferir para criação de legislações favoráveis a Richard Klien, empresário do setor portuário
Flávio Dino autoriza repasse de emendas para três ONGs após ajustes em normas de transparência
Entidades beneficiadas são monitoradas pela CGU para garantir aplicação correta dos recursos
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Ginastas garantem imunidade para outra dupla durante formação do paredão; Maike e Gabriel foram escolhidos para castigo do monstro
Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo
Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X