Após reunião com Lula, PF abre inquéritos para apurar possíveis incêndios criminosos em SP
Marina Silva classifica situação como ‘atípica’ e não descarta possibilidade de estar acontecendo um novo ‘Dia do Fogo’, como em 2019
A Polícia Federal abriu dois inquéritos para apurar possíveis ações criminosas nos incêndios que ocorrem no interior de São Paulo. O assunto foi discutido, na tarde deste domingo (25), entre o presidente Lula e o diretor-geral da PF, Andrei Passos. Os ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho também participaram do encontro que aconteceu no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) do Ibama, em Brasília.
Outros 29 inquéritos já estão em andamento no país para investigar queimadas no Pantanal e na Amazônia. “As investigações são para saber se tem uma ação intencional, no caso de São Paulo. Nos outros casos, têm fortes suspeitas, sim, de ação intencional. São Paulo também, por isso está sendo investigado”, disse Marina em entrevista coletiva após a reunião.
Segundo a ministra, a abertura dos inquéritos pela PF também se deve pelo impacto no transporte aéreo, que ocasionou na suspensão de atividades em aeroportos por causa da fumaça. “É uma verdadeira guerra contra o fogo e contra a criminalidade. Em São Paulo, não é natural, em hipótese alguma, que em poucos dias tenha tantas frentes de incêndio envolvendo concomitantemente vários municípios”, lamentou Marina classificando a situação como “atípica” e não descarta a possibilidade de estar acontecendo um novo “Dia do Fogo”, como ficou conhecido o episódio, em 2019, quando produtores rurais da região Norte fizeram uma ação conjunta para incendiar áreas da Amazônia.
De acordo ainda com a ministra, a orientação do presidente Lula na reunião extraordinária foi para que as autoridades federais trabalhem em conjunto com os governadores e prefeitos no combate às queimadas.
“Especificamente com relação a São Paulo, mobilizamos as nossas 15 delegacias espalhadas no interior, a nossa superintendência regional, coordenado pela diretoria de Amazônia Meio Ambiente em Brasília, para que a gente possa identificar as questões que envolvem as queimadas”, disse Andrei Passos.
Assim como Marina, Padilha também não descarta ação de criminosos nos incêndios. “Minha avó fala que ‘se há fumaça, há fogo’. Se ela estivesse viva, ela iria dizer ‘se tem fogo coordenado ao mesmo tempo, de forma atípica, deve ter crime'”, pontuou o ministro.
Apoio federal
O governo também anunciou apoio no combate às queimadas e disponibilizou aeronaves das Forças Armadas. No entanto, conforme Marina Silva, uma delas não conseguiu decolar em Brasília devido à fumaça no céu por conta também de incêndios florestais no Cerrado no entorno da capital federal.
Após várias críticas, a ministra também defendeu as ações do governo federal contra incêndios e ressaltou que a situação hoje estaria pior se o desmatamento não tivesse sido reduzido no ano passado. “O governo federal tem responsabilidade pelas áreas federais, unidades de conservação, mas atuamos em todas as áreas, inclusive em propriedades privadas. Diferentemente do desmatamento, você não fica com um agente dentro da sua fazenda ou casa verificando se vai colocar fogo. Portanto, não tem como dizer que é uma falha, porque as campanhas de conscientização, todos os processos vêm sendo feitos”, declarou.
Leia também:
De olho na Presidência, Ronaldo Caiado busca alianças para que o ‘Brasil seja competitivo’
Lula cobra ministro da Agricultura para diminuir preço do arroz: ‘Estou no pé dele, a picanha já baixou’
Diretor-presidente da Anvisa rebate Lula, após cobrança por agilidade na liberação de remédios
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Projeto na Câmara propõe alarme de movimento obrigatório em vans escolares
Últimas Notícias
Escritora destaca ancestralidade do bairro da Mouraria em novo livro infantil
Projeto na Câmara propõe alarme de movimento obrigatório em vans escolares
Robinson Almeida propõe ampliar fiscalização da Agerba sobre energia elétrica na Bahia
Proposta tem como principal foco a atuação da Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no Estado
Centenário do ex-governador da Bahia Lomanto Júnior será celebrado com série de homenagens
Se estivesse vivo, político teria completado 100 anos na sexta-feira (22)
Jerônimo diz que primeira mudança no secretariado deverá ser anunciada na próxima semana: ‘Pelo menos uma’
Governador contou que conversas com siglas estão avançadas, mas ainda falta alinhar projetos com dois partidos: Solidariedade e PP
Rui Costa nega crise com Jaques Wagner por supostas indicações no governo Jerônimo: ‘Quem governa é quem foi eleito’
Ministro da Casa Civil também destacou não ter dificuldades na relação com o senador Jaques Wagner
Mourão chama plano de golpe de ‘fanfarronada’ e diz que não há crime em ‘escrever bobagem’
Ex-vice-presidente declarou que tentativa de golpe tem que ter o apoio de parcela expressiva das Forças Armadas
Caixa realiza sorteios da Mega-Sena e +Milionária neste sábado; prêmios chegam a R$ 25 milhões
Apostas podem ser feitas até as 19h em lotéricas ou pela internet
Em visita ao norte da Bahia, Jerônimo realiza entregas nas áreas da saúde, esporte e infraestrutura
Além das entregas, foram autorizadas obras de pavimentação em seis ruas do distrito de Barra do Tarrachil
Milei rompe com vice-presidente da Argentina e a acusa de estar próxima da esquerda: ‘Próxima do círculo vermelho’
Além de vice, Villarruel exerce o cargo de presidente do Senado
Governo federal faz novo bloqueio de R$ 6 bilhões no orçamento para cumprir arcabouço fiscal
Fernando Haddad reafirmou que a arrecadação está dentro das expectativas, garantindo a manutenção da meta fiscal estabelecida
Moraes flexibiliza medida cautelar e autoriza saídas de Anderson Torres para visitar mãe com câncer
Medida permite que Torres se desloque exclusivamente entre sua residência e a casa da mãe