Novos modelos de certidões de nascimento, casamento e óbito entram em vigor em janeiro
Documentos passarão a contar com mais informações e serão confeccionados com medidas de segurança para evitar fraudes
As de certidões de nascimento, casamento e óbito terão um novo modelo e serão emitidas a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano. O novo modelo será obrigatório em todos os cartórios de registro civil do país e terá a inclusão de novas informações nos documentos, além de novas formas de confecção, como a utilização de um papel especial que ajudará a evitar documentos falsos.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afirma que as alterações foram aprovadas pela Corregedoria nacional com o intuito de modernizar e simplificar os documentos. De acordo com a juíza auxiliar da Corregedoria, Liz Rezende de Andrade, o provimento nº 182/2024 atualiza as certidões com base em mudanças legislativas e sociais.
O novo modelo de certidão de nascimento passará a ter dois novos campos a serem preenchidos: um para o local do nascimento e outro para seu domicílio. Isso corrige uma situação que afeta um terço dos municípios brasileiros que não possuem maternidade, onde crianças recém nascidas são registradas na cidade onde nasceram e não onde de fato residem com suas famílias. Essa mudança já era solicitada por associações municipais, ja que a população da cidade é considerada para o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Já as certidões de casamento terão como principal mudança a distinção entre a data da celebração e a data do registro. As certidões passaram também a contemplar a conversão de união estável em casamento, refletindo as mudanças no reconhecimento de diferentes formas de união conjugal.
No caso das certidões de óbito, o documento passará a contar com a data de falecimento, que não era prevista anteriormente, sendo registrado apenas a data em que o documento foi confeccionado. Agora as datas da morte e do registro estarão em campos distintos, ajudando a esclarecer eventuais consequências jurídicas do óbito.
“Esses documentos são fundamentais para a vida civil e a atualização é uma resposta às transformações que observamos ao longo dos anos”, disse a juíza.
A iniciativa da mudança surgiu com o pedido de um registrador civil de Minas Gerais que foi discutida com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen Brasil), levando a Corregedoria nacional a determinar as mudanças. “A inclusão de alguns campos trará mais clareza e facilitará tanto para os cartórios quanto para as pessoas que precisam utilizar esses documentos”, acrescentou.
Em nota, a Arpen Brasil disse que os cartórios já foram avisados e passarão a se adaptar às novas regras. “A implementação dos novos modelos não implica a inutilização dos papéis de segurança já adquiridos pelas serventias. Reforçamos que o estoque atual poderá ser utilizado até o fim, sem qualquer risco de penalização ou prejuízo à validade das certidões expedidas”.
Leia também:
BRT Salvador implementa audiodescrição para beneficiar passageiros com deficiência visual
Polícia Civil investiga delegado acusado de assédio por quatro investigadoras em Salvador
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Avenida ACM terá alterações no trânsito a partir desta sexta-feira
Operação Força Total prende 39 e apreende 16 armas na Bahia
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Últimas Notícias
Latam e Voepass são condenadas a pagar pensão ao viúvo de comissária vítima de queda em SP
Sentença estipula pensão no valor de dois terços do salário de Débora Soper
Projeto reúne crianças e adolescentes em atividades culturais e turísticas em Salvador nas férias escolares
Programa propõe uma alternativa para jovens que passam o período de recesso em casa
Avenida ACM terá alterações no trânsito a partir desta sexta-feira
Intervenções afetam principalmente os condutores que circulam nas proximidades do Shopping da Bahia
Dia Nacional da Alfabetização: iniciativa busca combater o analfabetismo no Brasil
Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos possibilita oportunidade gratuita para aprender a ler e escrever em diversas regiões do país
Janja afirma que aliança global contra a fome caminha para adesão total do G20
Em evento do G20 Social, primeira-dama enfatiza o legado do Brasil na criação da Aliança Global e critica veto da Argentina
Presidente do BC defende ajuste fiscal focado em controle de gastos para juros mais baixos
Campos Neto relacionou ainda a necessidade de ajustes fiscais à possibilidade de reduzir estruturalmente os juros no país
Prefeitura de Salvador entrega mais de 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor em Nova Sussuarana
Mais de 300 habitações já foram requalificadas na região
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada