Chegada da primavera revitaliza o setor de flores na Bahia
Segundo o Ibraflor, a atividade movimenta, anualmente, mais de R$ 300 milhões no estado
A estação da primavera chegou ao hemisfério sul neste domingo (22) e trouxe com ela a temporada de produção de flores na Bahia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Flores (Ibraflor), a atividade movimenta, anualmente, mais de R$ 300 milhões e gera sustento para cerca de 12 mil pessoas no estado.
Apesar da Bahia ocupar a oitava posição no ranking nacional, com apenas 2% da produção de flores, a safra baiana se destaca pela beleza e diversidade de espécies. Entre as flores cultivadas no estado estão orquídeas, rosas, crisântemos e gérberas, além de folhagens e flores tropicais como helicônias, alpineas e antúrios.
Segundo o Ibraflor, a maior parte da produção é realizada através da agricultura familiar, mas também existem grandes fazendas. Um exemplo é Camaçari, que abriga o maior orquidário do estado, com uma produção anual de 80.000 unidades em estufas, com flores de cores e formatos variados.
Cerca de 80% da produção estadual vem da cidade de Maracás, no sudoeste da Bahia, característica que a fez ganhar o título de “cidade das flores”. O último Censo do IBGE aponta que, em uma única propriedade, são produzidas 18 mil dúzias de rosas por mês. O município tem pouco mais de 20 mil habitantes.
A Secretaria de Agricultura de Maracás informa que cerca de 400 pessoas estão envolvidas na atividade, seja através de associações ou individualmente. A cidade fornece flores e plantas ornamentais para cerca de 30 localidades na Bahia, além de atender outros estados em menor escala.
Recentemente, o mercado se expandiu para diversas regiões do estado, como os litorais norte e sul e a Chapada Diamantina. A diversidade de clima e do solo na Bahia, que varia do semiárido ao úmido, favorece o cultivo de espécies nativas e exóticas.
O escoamento da produção é realizado principalmente em Salvador, além de cidades como Feira de Santana e Itabuna, onde as flores são distribuídas para outras localidades do estado.
Produção após a pandemia
Desde 2022, o mercado de flores tem se recuperado dos impactos da pandemia, que resultou na perda de 80% da produção nacional, conforme dados do Ibraflor. Muitas flores foram descartadas, transformadas em adubo. Na Bahia, Maracás enfrentou perdas de até 90%, com 30 mil dúzias de flores jogadas fora em um único sítio.
Para superar esses desafios, os produtores locais investiram em clubes de assinatura de flores e vendas on-line. O setor começou reaquecer em 2021, impulsionado pela vontade das pessoas de embelezar seus lares durante o isolamento social. Essa tendência se manteve, resultando em um crescimento de 8% em 2023, com expectativas de mais 8% para 2024.
Leia também:
Parque da Cidade recebe iniciativas de sustentabilidade e limpeza neste sábado
Salvador ganha oitava academia pública ao ar livre no Bonfim
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação
Participação de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador em 2025 segue indefinida
Até o momento, não há a confirmação sobre participação de Ivete no tradicional Bloco Coruja, na pipoca ou em outros blocos
Barroso critica excesso de judicialização e diz que situação é característica do Brasil
Segundo o presidente do STF, país conta com mais de 80 milhões de processos em curso