HAM oferece 100 vagas em mutirão para detecção precoce do câncer de mama
Ação está marcada para o próximo dia 5, véspera das eleições municipais, sendo o ponto alto do Outubro Rosa

Referência em tratamento de câncer no país, o Hospital Aristides Maltez (MAM) disponibiliza 100 vagas para um mutirão organizado para a detecção precoce do câncer de mama. A ação será desenvolvida no próximo dia 5, véspera das eleições municipais, dando início à programação do Outubro Rosa 2024.
Com o número de vagas é limitado, para participar, é necessário fazer a inscrição através do telefone 3357-8531 e no dia do mutirão, levar o cartão do SUS, RG e comprovante de residência.
No próximo mês, o HAM vai desenvolver uma série de atividades dentro da programação da campanha, que visa despertar e orientar a população sobre a importância do combate ao câncer de mama. Ao longo de outubro, a instituição realizará palestras, panfletagem e programas direcionados ao tema, com o objetivo de incentivar a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.
O ponto alto da programação do Outubro Rosa é o mutirão do dia 5, reunindo toda a equipe de médicos mastologistas, anestesistas e de enfermagem. A atividade acontece das 7h às 12h.
A médica Ana Cláudia Imbassahy, coordenadora do Setor de Mastologia do HAM, lembra que a campanha do Outubro Rosa é realizada internacionalmente, e o símbolo maior é o laço rosa. “Esta é a maneira de chamar a atenção sobre a importância dos exames preventivos e estimular a participação da população, empresas e entidades”, destacou.
A especialista diz também que o grande objetivo é ajudar a reduzir a taxa de mortalidade do câncer de mama no Brasil. “Para isso, precisamos investir em detecção precoce e tratamento ágil e de qualidade”, ressalta.
A médica Maria Romilda Maltez, presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer, disse que o Hospital Aristides Maltez, única instituição especializada em câncer na Bahia, mais uma vez está empenhado em mobilizar a população para a importância da descoberta precoce da doença.
“Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 50 mulheres morrem por dia no Brasil vítimas de uma doença que tem 95% de chances de cura, se tratada precocemente”, alerta.
Outubro Rosa e a detecção precoce do câncer de mama
A campanha Outubro Rosa foi iniciada nos Estados Unidos e todas as ações visam melhor informar sobre o diagnóstico precoce. Para sensibilizar e alertar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços cor-de-rosa, em locais públicos. Depois, surgiram outras ações como corridas, caminhadas, desfiles de moda com pacientes de câncer, partidas de boliche, futebol etc.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos e outras estruturas surgiu posteriormente. Foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, já que é necessário apenas adequar a iluminação já existente.
O Brasil se destaca mundialmente no movimento devido à iluminação com luz rosa de seu maior símbolo, a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Em Salvador, o Elevador Lacerda, a Arena Fonte Nova e o próprio prédio do Hospital Aristides Maltez são iluminados com a cor da campanha
Redação
Mais Lidas
Descubra sinais iniciais da Doença de Parkinson e como agir rapidamente
Saúde
Saúde nos Bairros oferece serviços gratuitos em Salvador até 25 de abril
Descubra sinais iniciais da Doença de Parkinson e como agir rapidamente
Últimas Notícias

Jequié vira peça-chave na disputa por 2026: reaproximação entre Jerônimo e Zé Cocá movimenta cenário político na Bahia
Encontro institucional, articulado pelo deputado Hassan, simboliza retomada do diálogo entre governador da Bahia e prefeito

Pressão na Câmara cresce: oposição consegue apoio para urgência da anistia dos atos golpistas
Deputados articulam urgência para votar texto que pode beneficiar réus e condenados por atos de vandalismo aos Três Poderes

Salvador vai ganhar novo parque urbano na orla de Pituaçu com quiosques, espaço pet e esporte ao ar livre
Prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), assinou, na manhã desta sexta-feira (11), contrato de concessão com empresa Orla Brasil

Apesar dos preços altos, 52% dos brasileiros não abrem mão dos ovos de páscoa; veja quem mais compra
Pesquisa revela que gasto médio estimado por unidade é de R$ 59

Bahia bate recorde de matrículas em escolas quilombolas e lidera ranking nacional em 2024
Estado também avança no número de alunos em assentamentos rurais e amplia políticas voltadas para territórios tradicionais

Isenção no imposto de renda vai custar quase R$ 30 bilhões por ano; veja como governo quer compensar
Estimativas detalham efeitos fiscais até 2028 e mostram aposta na tributação das altas rendas como forma de compensação

Feriadão da Páscoa: rodoviária de Salvador espera 94 mil passageiros e ganha operação especial
Agerba anuncia 600 horários extras de ônibus intermunicipais, além da grade regular, para atender fluxo na Semana Santa

Lula confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações após escândalo de corrupção
Deputado do União Brasil assume pasta estratégica em meio a nova crise e disputa interna por espaço no governo

Água contaminada na UFBA: estudantes denunciam risco à saúde e cobram solução urgente
Testes realizados na última semana apresentaram presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia

Resumo BBB 25 de quinta-feira (10/4): Maike eliminado, João Pedro novo líder e Renata no paredão
Noite movimentada no reality define eliminação apertada, nova liderança e primeiro nome da próxima berlinda