Candidato a vereador é preso pela PF por participação nos atos de 8 de janeiro
Marcos Geleia Patriota, candidato a vereador em Céu Azul, no Paraná, foi detido após ordem de prisão expedida pelo STF
A Polícia Federal prendeu, na tarde deste sábado (14), Marcos Geleia Patriota (Novo), candidato a vereador em Céu Azul (PR). Ele é investigado por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, e a prisão foi feita com base em um mandado de prisão preventiva. As informações são do G1.
Após a detenção, Marcos foi levado para Foz do Iguaçu, e a PF informou que comunicará formalmente o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o ocorrido, além de encaminhá-lo à carceragem.
O diretório municipal do partido Novo em Céu Azul afirmou, por meio de nota, que acompanha o caso de perto e que o registro de candidatura de Marcos ocorreu sem impedimentos judiciais. Segundo a sigla, o candidato “sempre manteve uma postura íntegra em sua vida pessoal e profissional”.
Marcos Geleia Patriota é um dos candidatos mencionados em reportagem publicada pelo g1 neste sábado (14), que revelou a existência de ordens de prisão contra três candidatos às eleições municipais, todas expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, no âmbito da investigação sobre os ataques às sedes dos Três Poderes.
O mandado de prisão contra Marcos havia sido expedido em novembro de 2023. De acordo com a ordem, qualquer oficial de justiça ou autoridade policial pode “prender e recolher” o candidato em uma unidade prisional.
Mandado de prisão e candidatura
Por lei, indivíduos com mandado de prisão preventiva em aberto podem concorrer a cargos públicos. A inelegibilidade só se aplica a candidatos que tenham sido condenados com sentença judicial ou decisão colegiada, o que não é o caso de Marcos.
Antes de ser preso, ao ser questionado por jornalistas do g1, Marcos afirmou que havia sido detido em Brasília no dia 9 de janeiro, um dia após os atos de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes, e liberado dez dias depois, quando passou a usar tornozeleira eletrônica. Quando indagado sobre o mandado de prisão pendente, ele disse desconhecer a ordem.
Nota do partido Novo
Em resposta à prisão, o diretório municipal do Novo em Céu Azul declarou, em nota oficial, estar perplexo com a situação envolvendo Marcos Geleia Patriota. “O advogado do partido já foi acionado e está acompanhando de perto o caso”, diz o comunicado. Segundo o partido, Marcos sempre esteve à disposição da Justiça e mantém endereço fixo, apresentando-se regularmente ao Fórum de Matelândia.
O Novo destacou ainda que, durante o registro da candidatura de Marcos, não havia nenhum impedimento judicial. O partido reiterou seu compromisso com a legalidade e a transparência, afirmando que confia que a justiça será feita e que Marcos terá garantido seu direito à ampla defesa.
Leia também:
Câmara adia análise do projeto que prevê anistiar golpistas do 8 de janeiro
Moraes vota pela condenação de réu que depredou relógio de D. João VI no 8 de janeiro
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Últimas Notícias
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação
Participação de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador em 2025 segue indefinida
Até o momento, não há a confirmação sobre participação de Ivete no tradicional Bloco Coruja, na pipoca ou em outros blocos