Vacinação contra gripe começa em abril: veja quem deve se imunizar
Meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, conforme o Ministério da Saúde

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começará no dia 7 de abril em todo o Brasil, com o objetivo de imunizar 90% dos grupos prioritários. A informação foi confirmada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em um anúncio feito nesta sexta-feira (21). A campanha deste ano tem como meta alcançar um total de 35 milhões de doses entregues aos estados até o fim de março. As informações são da Agência Brasil.
Os grupos prioritários incluem:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Idosos
- Gestantes e puérperas
- Pessoas com doenças crônicas
- Pessoas com deficiência
- Profissionais de saúde
- Professores, entre outros.
Padilha ressaltou que, além dos grupos prioritários, estados e municípios poderão iniciar a vacinação antes do dia 7 de abril, dependendo da disponibilidade das doses. No Distrito Federal, por exemplo, a imunização deve começar já na próxima terça-feira (26 de março).
Vacinação permanente contra a gripe e mudanças no calendário de imunização
A partir deste ano, a vacinação contra a gripe será disponibilizada de forma permanente nas unidades básicas de saúde. O ministro da Saúde afirmou que essa mudança visa garantir que nenhuma pessoa que busque a vacina perca a oportunidade de ser imunizada. Além disso, os tradicionais dias D nacionais de vacinação, que incentivam a adesão em massa, também serão retomados. A data de 2024 será definida em uma reunião da comissão intergestores tripartite.
Possibilidade de ampliação para o público geral
Embora a meta de vacinação esteja centrada nos grupos prioritários, o ministro não descartou a possibilidade de ampliar a vacinação para a população em geral. Essa decisão será tomada com base no status de cobertura vacinal de cada estado e município, sempre considerando a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para alcançar 90% de cobertura nos grupos prioritários.
Vacinação contra a gripe na Bahia
No estado da Bahia, a vacinação contra a gripe também terá um papel importante a partir de março. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos passaram a ser inclusas no calendário nacional de vacinação permanente, oferecendo proteção contínua. Em 2024, aproximadamente 380,9 mil crianças foram vacinadas no estado. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) afirma que a vacina contra a gripe estará disponível em todas as salas de vacinação, tanto no estado quanto em outros locais do país.
Além da vacinação infantil, outros grupos continuarão a ser imunizados ao longo do ano, como gestantes, idosos a partir dos 60 anos, profissionais da saúde, professores e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, entre outros. A ampliação da vacinação permanente visa combater surtos sazonais de gripe, que afetam principalmente crianças e idosos.
Mudanças no esquema vacinal em 2024
Além da vacina contra a gripe, outras vacinas também terão mudanças significativas em 2024. A vacinação contra o rotavírus será ampliada, permitindo a aplicação da primeira dose até os 11 meses e 29 dias, e a segunda dose até os 23 meses e 29 dias. A vacina contra a poliomielite, por sua vez, será aplicada exclusivamente com a vacina inativada (VIP), mais segura e eficaz.
Imunização contra Covid-19 permanece
A vacinação contra a covid-19 segue sendo realizada em 2025, com público prioritário formado por crianças a partir de 6 meses, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, e grupos especiais. A vacinação periódica será aplicada a pessoas imunocomprometidas, que receberão reforços a cada seis meses, enquanto outros grupos vulneráveis serão imunizados anualmente. A população em geral, entre 5 e 59 anos, que ainda não recebeu nenhuma dose da vacina contra a covid-19, receberá uma dose única.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Alerta nas farmácias: governo autoriza aumento de até 5,06% nos medicamentos
Estudo revela: teleconsulta no SUS é tão eficaz quanto consulta presencial
Últimas Notícias

Golpe militar: MPF pede retirada de homenagens a colaboradores do regime

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na GCM e na Semob; Maurício Lima e Kaio Moraes deixam cargos
Marcus Passos assumirá vaga de Moraes na Semob e ainda não há informações sobre quem ocupará vaga na GCM

Tiago Correia minimiza migração de prefeitos para base governista e reforça ACM Neto como principal nome da oposição na Bahia
Ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador, parlamentar disse que gestores municipais já tinham proximidade com governo antes mesmo da adesão

Bahia pela paz: Jerônimo reúne poderes para discutir ações de combate à violência até 2026
Encontro serviu para avaliar avanços e desafios do programa em 2025, além de traçar planejamento das ações para os próximos anos

Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados
Ao justificar decisão, Dino defendeu necessidade de regulamentação sobre recebimento e destinação das emendas para instituições de ensino superior

Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT
Impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT)

Avaliação negativa de Lula recua pela primeira vez desde 2023, aponta pesquisa AtlasIntel
Segundo levantamento, 49,6% dos entrevistados consideram governo Lula ruim ou péssimo

Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina
Anúncio foi feito durante 62ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália

Liniker recebe título de cidadã soteropolitana durante show na Concha Acústica
Honraria foi concedida através de projeto de autoria da ex-vereadora Laina Crisóstomo (PSOL)

BBB 25: Diego Hypolito, Vilma e Vinícius encaram paredão decisivo nesta terça-feira
Tensão no BBB! Paredão desta semana pode mudar o jogo. Quem você quer eliminar?

Jerônimo troca comando da Agricultura e nomeia Pablo Barrozo como novo secretário
Barrozo substitui Wallison Tum, que ocupava o cargo até então