Nova variante do Oropouche se espalha para mais Estados e apresenta mutações, diz estudo
Conforme a pesquisa, variante se espalhou para a Bahia, Espírito Santo e Santa Catarina

Cientistas descobriram que a variante do vírus oropouche (OROV) que provocou o surto de febre oropouche no Norte do Brasil se espalhou para a Bahia, Espírito Santo e Santa Catarina. Em um novo estudo, publicado na revista científica The Lancet, pesquisadores do grupo Fleury e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também confirmaram duas novas mutações presentes nesses estados.
Essas alterações no genoma do vírus podem ter ajudado na sua disseminação pelo País, contribuindo para o aumento de casos e para as manifestações graves da doença, que causaram as duas primeiras mortes registradas no mundo em 2024.
Neste ano, o Brasil já contabilizou mais de 7.800 casos de febre oropouche em 22 estados, segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. Em comparação, em 2023, foram registrados 831 casos da doença, todos na região Norte (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima).
Novo passo para entender o vírus
As informações do estudo complementam dados de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre o genoma do vírus que iniciou o surto de febre oropouche no Norte do Brasil, em 2022.
De acordo com a análise da Fiocruz, o aumento de casos foi provocado por uma nova linhagem do OROV que surgiu no Amazonas entre 2010 e 2014 e se espalhou silenciosamente na última década.
Agora, a nova pesquisa revela que essa variante já chegou à Bahia, Espírito Santo e Santa Catarina, indicando o avanço do vírus pelo País.
Mutações
Os cientistas também descobriram novas mutações que surgiram entre 2023 e 2024, após o início do surto. Isso sugere que a propagação do vírus nos últimos dois anos pode ter gerado mudanças em seu genoma.
“À medida que o vírus vai sendo transmitido, mutações vão acontecendo”, afirma Daniela Zauli, coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Fleury.
A pesquisa aponta que o vírus passou por um rearranjo, com mudanças que afetam uma porção maior de seu DNA. As evidências indicam que o OROV se reorganizou com dois outros microrganismos da mesma família: o vírus Iquito e o PEDV, que circulam na Amazônia e têm potencial para infectar humanos.
“O vírus tem três pedacinhos. O que aconteceu em um dado momento é que dois ou até três vírus diferentes contaminaram a mesma célula. Na hora de empacotar um vírus novo, em vez de pegar os três segmentos do mesmo oropouche, eles pegaram um pedacinho dos outros vírus, que são parecidos”, explica o infectologista Celso Granato, diretor clínico do Grupo Fleury, que não participou do estudo.
Essa troca com outros vírus pode ocorrer ocasionalmente, segundo os especialistas. “Isso faz parte da evolução natural (dos vírus). A gente tem que ficar atento ao que essa evolução traz para os seres humanos”, afirma Daniela.
Ela ressalta que não é possível afirmar se essas mutações estão ligadas a casos graves de febre oropouche ou a mudanças na forma como o vírus se espalha. Novas pesquisas devem investigar essas relações.
A febre oropouche é transmitida pelo inseto Culicoides paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. “Quando você tem uma mutação, isso pode gerar a capacidade de ser transmitido por outros tipos de insetos”, pontua Granato. “Falando em hipótese, se esse vírus se adapta bem ao Aedes aegypti, por exemplo, isso é muito ruim porque é um mosquito mais difundido no País”, complementa.
Os especialistas destacam a importância de aumentar a testagem, pois as amostras fornecem material para análise e ajudam os pesquisadores a entender se as alterações do OROV exigem mudanças nas medidas de prevenção da doença.
“Essa vigilância genética do vírus é importantíssima porque é através dela que vamos conhecer melhor como esse vírus está se comportando em um País como o Brasil, que é tão heterogêneo”, conclui Granato.
Leia também:
Bahia tem 851 casos confirmados de Febre Oropouche
Brasil lidera em número de casos de febre oropouche nas Américas, alerta OMS
Ministério da Saúde confirma primeiro caso de morte de feto no Brasil por febre oropouche
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
>
Saúde
> Saúde 30/03/2025 às 17:33
Oncologista Rodrigo Guedes explica comportamentos de risco e faz alerta sobre como você pode prevenir câncer colorretal
> Saúde 27/03/2025 às 20:44
Royal Face Salvador marca presença no AMWC Mônaco e acompanha de perto tendências e inovações da estética para 2025
Últimas Notícias

Golpe militar: MPF pede retirada de homenagens a colaboradores do regime

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na GCM e na Semob; Maurício Lima e Kaio Moraes deixam cargos
Marcus Passos assumirá vaga de Moraes na Semob e ainda não há informações sobre quem ocupará vaga na GCM

Tiago Correia minimiza migração de prefeitos para base governista e reforça ACM Neto como principal nome da oposição na Bahia
Ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador, parlamentar disse que gestores municipais já tinham proximidade com governo antes mesmo da adesão

Bahia pela paz: Jerônimo reúne poderes para discutir ações de combate à violência até 2026
Encontro serviu para avaliar avanços e desafios do programa em 2025, além de traçar planejamento das ações para os próximos anos

Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados
Ao justificar decisão, Dino defendeu necessidade de regulamentação sobre recebimento e destinação das emendas para instituições de ensino superior

Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT
Impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT)

Avaliação negativa de Lula recua pela primeira vez desde 2023, aponta pesquisa AtlasIntel
Segundo levantamento, 49,6% dos entrevistados consideram governo Lula ruim ou péssimo

Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina
Anúncio foi feito durante 62ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália

Liniker recebe título de cidadã soteropolitana durante show na Concha Acústica
Honraria foi concedida através de projeto de autoria da ex-vereadora Laina Crisóstomo (PSOL)

BBB 25: Diego Hypolito, Vilma e Vinícius encaram paredão decisivo nesta terça-feira
Tensão no BBB! Paredão desta semana pode mudar o jogo. Quem você quer eliminar?

Jerônimo troca comando da Agricultura e nomeia Pablo Barrozo como novo secretário
Barrozo substitui Wallison Tum, que ocupava o cargo até então