Pular para o conteúdo
Início » Bahia e São Paulo apresentam aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Bahia e São Paulo apresentam aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Bahia e São Paulo apresentam aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Segundo a Fiocruz, maioria de casos ocorre entre crianças e adolescentes de 2 a 14 anos

Os estados da Bahia e São Paulo apresentaram um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente entre crianças e adolescentes de 2 a 14 anos, no Boletim InfoGripe da Fiocruz, publicado na última sexta-feira (16). As informações são da Agência Brasil.

A análise também indica um aumento nos casos de SRAG por Covid-19 entre idosos em Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Recentemente, o vírus Influenza A tem sido predominante entre os óbitos na faixa etária de 5 a 64 anos.

De acordo com a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, na Bahia, o aumento pode estar associado ao rinovírus. Em São Paulo, a associação ainda não está confirmada, mas é possível que o rinovírus também esteja contribuindo para o aumento dos casos de SRAG no estado.

O estudo aponta que a diminuição nacional dos casos de SRAG se deve à queda ou interrupção no crescimento dos casos causados por vírus sincicial respiratório (VSR) e influenza A em grande parte do país.

O VSR continua sendo a principal causa de hospitalizações e mortes em crianças até dois anos, embora tenha mostrado uma redução recente. O rinovírus também tem sido um fator importante na SRAG em crianças e adolescentes até 14 anos.

“Em alguns estados do Sul e Sudeste, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, onde a influenza A apresentava sinal de aumento entre os idosos nas últimas semanas, já é possível observar um sinal de interrupção desse crescimento. Quanto ao VSR, que afeta principalmente crianças de até dois anos, a redução do número de casos já está mais consolidada na maioria do território nacional. O Rio Grande do Sul, que era o único estado com sinal de aumento de SRAG por VSR nas últimas semanas, agora já apresenta sinal de interrupção desse crescimento”, destacou a pesquisadora.

Leia também:

Bahia registra 38 casos de mpox em 2024, diz Sesab

Ministério da Saúde negocia compra de 15 mil doses de vacinas contra mpox

Maternidade Climério de Oliveira possui cerca de 40% do estoque necessário de leite humano

Tânia Rêgo/Agência Brasil