Governador rebate ACM Neto sobre crítica ao VLT: "Estamos em processo licitatório"

Ex-prefeito disse que Jerônimo deveria se inspirar na Prefeitura de Salvador pela implantação do BRT e tirar do papel promessa eleitoral

Por Osvaldo Lyra e Raiane Veríssimo
25/04/2024 às 12h33
  • Compartilhe
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) rebateu, na manhã desta quinta-feira (25), a crítica feita pelo ex-prefeito ACM Neto sobre a promessa eleitoral de implantar o Veículo Leve de Transporte (VLT) em substituição aos trens no Subúrbio Ferroviário em Salvador. Ao cobrar mais uma vez o petista que a obra nunca saiu do papel, desde sua desativação em 2021, o vice-presidente nacional do União Brasil afirmou que espera que "o governo do Estado se inspire" na Prefeitura de Salvador que implantou o BRT na capital baiana.

"Eu estou trabalhando bastante, dando continuidade àquilo que Rui iniciou, que me orgulha muito. Nós estamos em processo licitatório, todo mundo está acompanhando isso, é possível que ele não esteja acompanhando, então, espero que chegue até ele. Já estamos na fase final, aguardando os prazos de recurso, para que a gente possa ter a empresa já iniciando as obras, espero que tudo ocorra bem", pontuou o governador em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.

Jerônimo subiu o tom ao comentar ainda a fala de Neto de que espera que o petista "leve a sério o VLT e não seja mais uma propaganda". A declaração do ex-prefeito foi feita, também nesta manhã, durante a inauguração do trecho 2 do BRT de Salvador, que liga as estações da Pituba e da Lapa, e contou com a participação do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e o prefeito Bruno Reis (União Brasil).

"Eu espero também que a inspiração dele não siga para outros municípios, quando o município não trabalha com creche, o município que, nas chuvas agora, a gente sofreu bastante a população de Salvador. A atenção básica na saúde, a cobertura também não pode inspirar nenhum município e foi a herança dele que governou durante 8 anos", bradou o governador ao Portal M! durante evento em Lauro de Freiras, na Região Metropolitana de Salvador.

Trens e VLT

Após um ciclo de mais de 160 anos, os trens do Subúrbio foram desativados pelo Governo do Estado em 2021. Sua última viagem foi feita em 13 de fevereiro. Com passagem a R$ 0,50, cerca de 6 mil usuários utilizavam os velhos vagões que ligavam os bairros de Paripe e Calçada, percorrendo 13,5 quilômetros e paradas em dez estações.

Depois de 3 anos, os moradores contam apenas com ônibus e micro-ônibus que circulam na região como alternativa de transporte, já que o metrô ainda não chega no Subúrbio. Após suspensão de contrato, em agosto do ano passado, com a empresa chinesa Skyrail, concessionária que pertence à montadora BYD (Build Your Dreams) e responsável pelo serviço, ainda segue indefinida quando os moradores poderão contar com o monotrilho e já custou R$ 5,2 bilhões aos cofres estaduais, segundo auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Uma nova licitação foi anunciada também em agosto pelo governador, um dia após o rompimento do contrato.

Confira entrevista:

Leia também:

Neto parabeniza Bruno pela obra do BRT e dispara contra o Governo: "Houve muita dúvida e contestação"

"Vamos continuar trabalhando em parceria, em especial aqui em Salvador", diz ministro das Cidades

TJ-BA derruba liminar que suspendia licitação do VLT de Salvador