Após suspensão do contrato do VLT do subúrbio, Jerônimo Rodrigues anuncia nova licitação

Segundo o governador da Bahia, o rompimento não causou prejuízos aos cofres públicos

Por Redação
17/08/2023 às 20h15
  • Compartilhe
Foto: Joá Souza/GOVBA
Foto: Joá Souza/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou nesta quinta-feira (17)  a realização de uma nova licitação para a implantação do VLT do subúrbio de Salvador. Na quarta-feira (16), o estado decidiu romper o contrato com a Skyrail, concessionária que era responsável pelo serviço.

"Eu espero que a gente possa fazer as tratativas do total desligamento diante desse aspecto do VLT e nós estaremos abrindo a licitação. O prazo que eu tenho na minha mesa é final deste mês, início do outro, para que a gente possa dialogar", disse o governador da Bahia, segundo apuração do G1 Bahia.

Na ocasião, o governador disse que o estado não chegou a comprar os trens e que, apesar da decisão de romper o contrato, não há desperdício de orçamento público.

"Tudo que foi investido pelo estado com relação ao VLT, a gente não perde nada. A construção que foi feita na região do Comércio é do estado e nós vamos continuar fazendo", contou. "Não chegamos a comprar os trens, portanto os investimentos que foram feitos não são desperdícios de orçamento público", completou.

Conforme Jerônimo, o rompimento do contrato está sendo tratado pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Casa Civil e Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

Com o anúncio da suspensão do contrato, algumas pessoas questionaram a relação do governo com a empresa chinesa, que anunciou no mês passado implantação das fábricas de veículo no estado.

"Essa saída foi dialogada com o Tribunal de Contas, com o Ministério Público e com a empresa. Então, não foi feito qualquer relacionamento com a BYD que pudesse ferir nossa relação", explicou o governador.

 

Leia também:

Governo do Estado e Skyrail estabelecem acordo para rescisão do contrato do VLT do Subúrbio