"Os baianos até hoje aguardam pela promessa do VLT", cobra ACM Neto ao governador

Crítica de ex-prefeito foi feita após Jerônimo Rodrigues divulgar foto viajando de trem na Espanha

Por Raiane Veríssimo
01/03/2024 às 10h30
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Foto: Reprodução/Instagram
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O ex-prefeito ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil, cobrou mais uma vez do governador Jerônimo Rodrigues (PT) o cumprimento da promessa de implantar o Veículo Leve de Transporte (VLT) em substituição aos trens no Subúrbio Ferroviário em Salvador, que nunca saiu do papel. A crítica foi feita nesta quinta-feira (29), após o petista divulgar foto viajando de trem na Espanha, onde cumpre agenda oficial desde o último domingo (25).

"Essa publicação do governador Jerônimo Rodrigues passeando em um trem da Espanha me lembrou que, exatamente este mês, faz três anos que os trens do Subúrbio foram desativados. Os baianos até hoje aguardam pela promessa do VLT", cobrou Neto em suas contas oficiais no Instagram e X (antigo Twitter).

"¡Hasta luego, Barcelona! Partimos de Barcelona, porque agora a #MissãoEspanha continua em Puertollano, com o desenvolvimento sustentável da nossa Bahia ainda em pauta. Bora!", dizia a legenda da foto do governador, postada na última quarta-feira (28), também em suas contas oficiais no Instagram e X (antigo Twitter).

Trens e VLT

Após um ciclo de mais de 160 anos, os trens do Subúrbio foram desativados pelo Governo do Estado em 2021. A última viagem foi feita em 13 de fevereiro. Com passagem a R$ 0,50, cerca de 6 mil usuários utilizavam os velhos vagões que ligavam os bairros de Paripe e Calçada, percorrendo 13,5 km e paradas em dez estações. 

Depois de três anos, os moradores contam apenas com ônibus e micro-ônibus que circulam na região como alternativa de transporte, já que o metrô ainda não chega no Subúrbio.

Após suspensão de contrato, em agosto do ano passado, com a empresa chinesa Skyrail, concessionária que pertence à montadora BYD (Build Your Dreams) e responsável pelo serviço, ainda segue indefinido quando os moradores poderão contar com o monotrilho, que já custou R$ 5,2 bilhões aos cofres estaduais, segundo auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

Uma nova licitação foi anunciada também em agosto pelo governador, um dia após o rompimento do contrato, mas até o momento a negociação continua para a compra de vagões do VLT do governo de Mato Grosso, que nunca foi utilizado há mais de dez anos. As tratativas estão sendo lideradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com as Cortes de contas dos dois estados e as respectivas casas civis.  

 

 
 
 
 
 
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