Presidente da Coelba anuncia R$13,3 bilhões de investimentos e diz que ação não é "resposta" a deputados que querem CPI na AL-BA

Investimento será utilizado em obras de expansão e reforço do sistema elétrico da Bahia, em todas as regiões do estado

Por Bruno Brito e Osvaldo Lyra
17/04/2024 às 19h20
  • Compartilhe
Foto: Equipe M!
Foto: Equipe M!

O diretor-presidente da Coelba, Thiago Guth, negou nesta quarta-feira (17), que o aporte de R$ 13,3 bilhões previsto para acontecer até 2027 seja uma "resposta" aos deputados estaduais, pela tentativa de propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para investigar a atuação da Neoenergia. De acordo com Guth, a empresa está "ouvindo" a todos. O investimento será utilizado em obras de expansão e reforço do sistema elétrico da Bahia, em todas as regiões do estado. 

"Eu não diria que é uma resposta, eu diria que nós revisamos o planejamento frente ao crescimento do Estado, mas é importante dizer que estamos ouvindo a todos e as colocações dos deputados são legítimas, eles representam a população e eles trazem necessidades reais do dia a dia. Então, a gente está ouvindo sim, os deputados como outras entidades do poder público, como federações, associações, para poder incorporar nos nossos investimentos a necessidade das regiões", afirmou.

Perguntado se o investimento foi planejado a partir de demandas apresentadas pelos agricultores e demais setores, o diretor-presidente da Coelba enfatizou que parte do planejamento segue uma "técnica", além da escuta ativa do consumidor final.  

"Uma parte grande do nosso planejamento já segue uma técnica, um método natural das empresas do setor, que é pesquisa de crescimento econômico, é solicitação de novas cargas na região, isso tudo alimenta um processo de planejamento, porque infraestrutura requer um planejamento de longo prazo. Mas nós incorporamos essa escuta ativa que a gente teve das associações, que nos mostraram muitas vezes uma perspectiva que não estava capturada no planejamento. Como nosso interesse é atender a Bahia, é atender as cargas e suportar a infraestrutura energética, a gente incorporou também as sugestões colhidas nas nossas interações com os diversos entes do estado da Bahia", explicou.

Outro aspecto comentado por Guth foi sobre o crescimento da região Oeste do Estado. No extremo Oeste, a distribuidora concentrará esforços para aumentar a oferta de energia e acompanhar a expansão exponencial do agronegócio. Na região do Vale do São Francisco, o planejamento prioritário é a extensão da rede elétrica para atender a novos consumidores e levar energia a comunidades isoladas. 

"Eu tenho estado com bastante frequência na região oeste. É algo que chama a atenção, impressiona o crescimento da região. Algo diferenciado. É uma infraestrutura que cresce a taxas a dois dígitos. E com certeza foi importante, e a gente está dando essa devolutiva para a região, esses investimentos na ampliação da capacidade. Veja que nós vamos aumentar a cerca de 87% da capacidade. Então nós vamos estar contribuindo diretamente com o desenvolvimento desse setor, que é tão importante não só para a Bahia, mas como para o Brasil", apontou Guth.

O diretor-presidente da Coelba enfatizou ainda que a empresa está atenta às necessidades de cada região do Estado, e ressaltou que o planejamento segmentou as necessidades locais de cada uma. "Cada região tem uma necessidade diferente, tem região que está mais relacionada ao turismo, ao serviço, tem polos industriais importantes que a gente precisa melhorar a qualidade, tem o agronegócio que é importante na região do extremo oeste. A Bahia é muito grande, então a gente segmentou a necessidade local e os investimentos eles vão fazer frente a essa necessidade", concluiu.

No sul da Bahia, o turismo vai ser beneficiado com obras de reforço da rede elétrica para expandir a infraestrutura que dá suporte ao setor econômico. As áreas pertencentes aos povos originários da região também serão foco prioritário da empresa, com a ligação de energia em conformidade com as determinações ambientais e de acesso às reservas. Em toda a região Metropolitana de Salvador, o sistema elétrico passará por melhorias para entregar energia com maior confiabilidade aos moradores locais.

Por sua vez, no Centro Norte e Centro Sul, além do Nordeste da Bahia, o planejamento realizado pela Neoenergia Coelba irá contribuir com o desenvolvimento industrial e agropecuário das regiões. Obras de expansão e reforço da rede elétrica serão desenvolvidas pelos profissionais da distribuidora visando fortalecer o sistema que atende os principais polos das localidades.

 

Confira a declaração do diretor-presidente da Coelba:

Leia também:

Paulo Cavalcanti diz que setor comercial tem prejuízos por problemas no fornecimento de energia: "Várias reclamações"

Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia elétrica da Bahia