Wagner nega abrir mão de sair à reeleição em prol de Coronel e acredita em solução da base para 2026

Senador também descarta Rui na disputa a governador e ida do PSD para oposição na Bahia


Raiane Veríssimo, Héber AraújoDaniel Freitas
Raiane Veríssimo, Héber Araújo e Daniel Freitas 23/05/2025 13:40 • Política
Wagner nega abrir mão de sair à reeleição em prol de Coronel e acredita em solução da base para 2026 - Feijão Almeida/GOVBA
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O senador Jaques Wagner (PT-BA) negou, na manhã desta sexta-feira (23), que pretenda abrir mão de disputar a reeleição ao Senado Federal em 2026 para ceder espaço ao também senador Angelo Coronel (PSD). A declaração foi uma resposta direta às especulações de que ele poderia ceder o espaço para evitar um racha na base aliada nas eleições de 2026, com uma chapa “pura sangue” do PT, composta por ele, o governador Jerônimo Rodrigues e o atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que tentaria uma vaga ao Senado.

“Por enquanto, não estou abrindo mão de nada”, afirmou Wagner ao Portal M!, durante evento em Salvador sobre anúncios de investimentos do governo federal aos portos de Aratu e Ilhéus.

‘A unidade vai ser construída’

Durante entrevista para o Portal M!, Wagner reiterou que a unidade da base será alcançada, mas descartou fazer concessões neste momento. “A unidade vai ser construída, essa é a necessidade. Eu acho que as pessoas têm que aguardar um pouco. Eu falei de uma hipótese quando eu apresentei, porque o ministro Rui ficou até o final, como eu fiquei até o final”, disse o senador.

O petista também comentou os rumores sobre uma possível candidatura de Rui Costa ao Palácio de Ondina como forma de acomodar Coronel na disputa pelo Senado. Mais uma vez, ele negou qualquer chance de retorno do ex-governador ao cargo e defendeu o direito da reeleição a quem está no comando. No entanto, o mesmo não tem sido defendido no caso do Senado, já que Coronel pode sair com candidatura à reeleição avulsa diante do impasse.

“Na minha cabeça está totalmente [descartada]. Conversei com o Rui, na cabeça dele está totalmente [descartada]. De novo, para mim isso é mais uma fofoca que só visa a trazer intranquilidade com um governador que tem trabalhado muito. Então, eu sou pela naturalidade na política”, ponderou Wagner ao Portal M!.

Tensão com PSD e influência do cenário nacional

Embora neguem um racha na base, a relação entre PT e PSD tem sido um ponto sensível, sobretudo diante da disputa por espaço entre Wagner, Rui Costa e Coronel, que pleiteia a reeleição. Interlocutores próximos ao senador petista afirmam que ele teria questionado o senador Otto Alencar (PSD), presidente estadual da sigla, sobre os rumos da legenda e que até poderia deixar de disputar a reeleição para apaziguar, mas o senador acabou negando que deixaria a disputa a favor de Coronel.

A complexidade do cenário se intensifica com o posicionamento do PSD nacional. O presidente da legenda, Gilberto Kassab, já manifestou apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como possível candidato à Presidência em 2026. Embora os diretórios estaduais tenham certa autonomia, essa sinalização pode impactar diretamente nas alianças no cenário baiano.

No entanto, Wagner descartou a possibilidade do PSD ir para a oposição na Bahia. “Só perguntando para eles [diretório nacional do PSD]. Eu acredito que na Bahia não. Do PSD nacional, eu não posso falar”, disse ao Portal M!.

Wagner apoia fim da reeleição e defende mandatos de 5 anos com eleições unificadas

Ainda no evento, Jaques Wagner voltou a manifestar apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da reeleição para cargos do Executivo e estabelece mandatos únicos de 5 anos, com unificação das eleições a partir de 2034. Para ele, a mudança representa um avanço no sistema político, ao reduzir a frequência dos pleitos e evitar o uso da máquina pública para fins eleitorais.

Wagner destacou que é contra a reeleição e considera a coincidência de mandatos como um caminho mais equilibrado para a democracia. Ele classificou como razoável a proposta aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que prevê uma transição gradual até a implementação plena da nova regra.

“Eu concordo totalmente, sou contra a reeleição, sou a favor da coincidência e, portanto, acho razoável se colocar cinco anos de mandato”, disse Wagner ao Portal M!.

Senador critica aumento de deputados federais com base em censo do IBGE

Jaques Wagner também se posicionou de forma crítica em relação ao projeto aprovado na Câmara dos Deputados que amplia o número de cadeiras na Casa, passando de 513 para 531 parlamentares. Segundo ele, a medida foi baseada em dados do Censo Demográfico de 2022, que, em sua avaliação, foi realizado de forma insatisfatória por conta das limitações impostas pela pandemia da Covid-19 e pela falta de orçamento.

O senador citou o exemplo da Bahia, que poderia perder até quatro cadeiras, enquanto outros estados seriam beneficiados. Para o petista, a redistribuição de assentos no Legislativo federal deveria aguardar um novo censo mais preciso, de forma a garantir representatividade proporcional e segurança no processo de reconfiguração do Congresso.

“Uma medida como essa, evidentemente, incomoda todos os estados que vão perder e, portanto, todos se juntaram para pelo menos manter. Eu, pessoalmente, acho que era mais razoável, em vez de aumentar, não fazer essa mudança até ter um novo censo que pudesse dar mais segurança para essa divisão”, concluiu Wagner.

Daniel Freitas

Daniel Freitas

Formado em jornalismo pela Universidade Salvador (Unifacs), é apaixonado por esportes, com experiência em assessoria de imprensa. Chegou à equipe do Portal Muita Informação em 2024 com uma vontade imensa de aprender e agregar.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais -
Política 02/02/2026 às 20:29

Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais

Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito


Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos -
Cidades 02/02/2026 às 20:00

Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos

Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos


Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus -
Negócios 02/02/2026 às 19:31

Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus

Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic


Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026 -
Política 02/02/2026 às 19:04

Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026

Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo


Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’ -
Carnaval 2026 02/02/2026 às 18:33

Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’

Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval


BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas -
BBB 26 02/02/2026 às 17:59

BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas

Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva


Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho -
Política 02/02/2026 às 17:30

Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho

Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade


Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF -
Política 02/02/2026 às 16:58

Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF

Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário


Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026 -
Política 02/02/2026 às 16:31

Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026

Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas


Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste -
Cidades 02/02/2026 às 15:59

Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste

Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos


Vixe