Trindade justifica atrasos em obras em Salvador, aponta investimentos bilionários na Bahia e aposta na eleição da chapa puro sangue do PT
Presidente da Conder também rechaçou possibilidade de concorrer como deputado federal nas eleições do próximo ano
Divulgação/Gilberto Júnior
O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), José Trindade, minimizou, na manhã desta segunda-feira (28), os atrasos em obras em Salvador, destacando as dificuldades enfrentadas em projetos como a Feira de São Joaquim e os parques públicos da capital baiana. Segundo ele, fatores como a complexidade das intervenções e a necessidade de manter as atividades dos comerciantes locais impactaram o cronograma de entregas. As declarações ocorreram durante entrevista ao programa De Olho na Bahia – comando pelos jornalistas Osvaldo Lyra e Matheus Morais -, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM).
“A Feira de São Joaquim é um espaço histórico, cultural e religioso. Ali é a vida das pessoas, a subsistência delas. Não se pode simplesmente parar tudo e fazer uma grande obra. Tivemos que criar soluções para realocar os feirantes com o máximo de cuidado”, explicou Trindade, destacando que, ainda em setembro, uma nova etapa da obra será concluída.
“Nós construímos um galpão de apoio para realocação e estamos avançando com responsabilidade”.
Parques de Salvador
O presidente da Conder esclareceu que o Parque Costa Azul passou por uma mudança de gestão. Parte da área foi incorporada pela Secretaria de Segurança Pública para obras em andamento, enquanto o restante deverá ser transferido para a Secretaria de Meio Ambiente. “Encaminhamos ofício para que a Secretaria do Meio Ambiente absorva a gestão do Parque Costa Azul, porque se trata de uma área de meio ambiente e cultura”, afirmou.
Em relação ao Parque de Pituaçu, José Trindade revelou que a Conder está investindo cerca de R$ 25 milhões na recuperação da ciclovia, vestiários, sanitários e na requalificação geral do espaço. “Estamos realizando uma grande intervenção, mas a gestão permanece com a Secretaria de Meio Ambiente”, reforçou.
Investimentos bilionários em Salvador e na Bahia
Além de abordar os atrasos em obras em Salvador, José Trindade também apresentou os investimentos recentes na Bahia realizados pelo governo do Estado, através da Conder. Um dos destaques é o projeto de macrodrenagem do Rio Ipitanga, em Lauro de Freitas, que tem sido considerado, segundo ele, “um case de sucesso a nível nacional no combate às enchentes”.
A obra, conforme o gestor, está perto da conclusão e representa uma solução definitiva para o problema histórico da cidade. “Criamos seis bacias de contenção em Lauro de Freitas, que acolhem as águas das chuvas e evitam alagamentos. Esse projeto já foi citado como exemplo para o Brasil após tragédias no Rio Grande do Sul”.
Trindade ressaltou ainda que o volume de investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana e saneamento está transformando a realidade de Salvador e de outras regiões metropolitanas. “Estamos fazendo uma transformação profunda, com intervenções que priorizam a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
Resultado das eleições de 2024 e força do Avante na Bahia
José Trindade também analisou o cenário político atual, fazendo referência ao bom desempenho do Avante nas eleições municipais de 2024. No Estado, foi a segunda legenda que mais elegeu prefeitos, ficando atrás apenas do PSD. Proporcionalmente, foi a sigla que mais cresceu, vencendo em 60 prefeituras. Além disso, o partido elegeu 36 vice-prefeitos e 472 vereadores.
Esse crescimento, segundo ele, reforça a base política do grupo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e indica uma tendência favorável para as próximas disputas. O Avante possui ainda dois deputados federais (Pastor Sargento Isidório e Neto Carletto) e um estadual (Patrick Lopes)
Eleições 2026: aposta em chapa puro sangue do PT
Ao ser questionado sobre as eleições de 2026 e o cenário envolvendo a oposição, José Trindade foi direto: aposta na força da base governista e defendeu a ideia de uma chapa puro sangue do PT para as eleições do próximo ano. Sobre a movimentação de prefeitos da oposição em direção ao governo, ele disse que é “natural”, já que o governador tem mantido uma relação institucional independente da cor partidária.
“O governador Jerônimo é o governador dos 15 milhões de baianos. Quando ele recebe um prefeito, não olha partido, olha a população que precisa da ação do governo”, frisou.
Quanto a uma possível candidatura de ACM Neto em 2026, Trindade evitou fazer previsões.
“Nós não podemos escalar o time adversário. Temos um time forte, com mais jogadores do que vagas. E, graças a Deus, isso é um grande problema para nós”.
Indagado ainda sobre uma possível candidatura a deputado federal no próximo pleito, o ex-vereador de Salvador respondeu com uma única palavra: “Não”. No ano passado, ele chegou a anunciar que disputaria a prefeitura de Salvador, mas acabou retirando a candidatura, segundo o gestor, por questões de saúde.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade