Jerônimo destaca parceria com governo federal para reforço na segurança pública da Bahia
Declaração ocorreu durante a entrega de novas viaturas para o estado

Durante a cerimônia de entrega de 127 novas viaturas para as forças de segurança da Bahia, realizada nesta sexta-feira (18), o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da colaboração entre os governos estadual e federal para o combate à violência. O evento, que contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, simboliza, segundo o governador, um marco na ampliação de recursos e facilidades operacionais para as polícias Civil, Militar e o Departamento de Polícia Técnica da Bahia.
O chefe do Executivo baiano enfatizou que, apesar dos esforços estaduais para melhorar a segurança, o suporte federal é essencial para que os investimentos sejam sustentáveis e eficazes.
“O estado, por mais que tenha uma condição melhor, não consegue fazer tudo sozinho. Essa parceria com a União é fundamental, não apenas por aportar orçamento, mas também por criar estratégias que facilitam a execução desses recursos”, afirmou o governador.
Um dos pontos destacados por Jerônimo foi a atuação do governo federal em reduzir custos e acelerar processos de aquisição de equipamentos, como viaturas e ambulâncias, por meio de isenções fiscais e mecanismos de compra direta.
“Quando a União se envolve, ela traz não só orçamento, mas também facilidades, como a isenção de IPI, o que diminui os custos. Além disso, com o uso de atas de registro de preço, o estado pode acessar esses recursos de forma muito mais rápida e eficiente, sem precisar abrir novas licitações”, explicou.
O governador também mencionou o impacto da retomada de investimentos federais após um período de retração.
“Foram seis anos desamparados, de mãos soltas. Hoje, com o governo do presidente Lula, podemos planejar e contar com uma parceria sólida, que nos dá segurança e nos permite projetar investimentos em diversas áreas, como segurança pública, educação e saúde”, disse.
Ele destacou ainda que, além dos recursos para a segurança, o governo federal tem sido um aliado em projetos de ciência, tecnologia e economia solidária, com agendas importantes sendo realizadas na Bahia.
Jerônimo concluiu a entrevista expressando confiança na continuidade dessa parceria, mencionando a presença de dois ministros em Salvador como um símbolo do compromisso do governo federal com o estado.
“Temos hoje o ministro Ricardo Lewandowski [Justiça e Segurança Pública] aqui conosco, anunciando recursos importantes para o Fundo Nacional de Segurança Pública, e mais tarde, a ministra [da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil], Luciana Santos, estará aqui para falar sobre economia solidária e pesquisa. Esse é o governo que dá as mãos ao estado, aos municípios, e juntos vamos seguir transformando a Bahia”, afirmou.
A entrega das viaturas, que inclui veículos semi-blindados, motocicletas e ônibus para transporte de tropas, representa um investimento de R$ 30 milhões e faz parte de um esforço conjunto entre as esferas estadual e federal para enfrentar o aumento da criminalidade, especialmente em Salvador e na região metropolitana.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias

Rosemberg destaca acordo inédito com policiais e bombeiros: ‘todos se sentiram valorizados na mesa’
Projetos de Lei encaminhados pelo governador propõem reajustes, gratificações e novas promoções a policiais, bombeiros e agentes

Polêmica do ‘trisal’ com Gleisi chega ao STF: Gayer alega imunidade e nega ataque pessoal
Deputado diz que comentário foi crítica à fala de Lula e não teve caráter ofensivo ou misógino, como alegado na queixa-crime da ministra

Mesmo internado, Bolsonaro vende capacete e alfineta sistema eleitoral: ‘papel ou botãozinho?’
Internado após cirurgia, ex-presidente aparece debilitado em transmissão com filhos e promove produto de empresa familiar

Fraude bilionária no INSS: operação da PF afasta presidente e mira desvio de R$ 6,3 bilhões
Operação Sem Desconto revela descontos ilegais em benefícios de aposentados e mobiliza 700 agentes em 14 estados

Brasileiro cotado ao papado viaja ao Vaticano para velório de Francisco e Conclave
Dom Sérgio da Rocha é um dos sete brasileiros com direito a voto e tem nome citado entre possíveis sucessores do pontífice

Infectologista faz alerta urgente: baixa vacinação pode trazer doenças mortais, já erradicadas, de volta
Segundo médico Fábio Amorim, vacinas foram responsáveis pelo salvamento de pelo menos seis vidas a cada minuto no mundo desde 1974

Vixe! Lula cai nas pesquisas na Bahia e ACM Neto dispara artilharia. A mudança de rumo do PDT e o apetite de Jerônimo sobre os prefeitos
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores

Corpo do papa Francisco é velado no Vaticano com ritos tocantes e homenagem histórica
Fiéis formam filas na Praça São Pedro para se despedir do pontífice argentino, falecido aos 88 anos; sepultamento será no sábado (26)

Chuvas intensas em Salvador: alerta laranja atinge 80 cidades baianas e já causa alagamentos em bairros críticos
Além da capital, outras 79 cidades baianas estão sob alerta laranja por conta das condições meteorológicas adversas

Pedro Lucas rejeita ministério e expõe guerra interna no União Brasil
Rejeição ao convite de Lula escancara racha no partido; recuo amplia tensão entre governo e legenda dividida entre governistas e oposição