Bruno Monteiro defende diversidade no Carnaval de Salvador após polêmica com Filhos de Gandhy

Para secretário, expansão da folia na capital baiana e no interior é positiva não apenas do ponto de vista cultural, mas também econômico


Héber AraújoOtávio Queiroz
Héber Araújo e Otávio Queiroz 26/02/2025 13:40 • CarnavalCidades
Bruno Monteiro defende diversidade no Carnaval de Salvador após polêmica com Filhos de Gandhy - Equipe M!

O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, defendeu, na manhã desta quarta-feira (26), a diversidade no Carnaval de Salvador, após a recente polêmica envolvendo o bloco afro Filhos de Gandhy, que foi alvo de investigação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) por restringir a participação de homens trans. Em entrevista ao Portal M!, durante um evento que também contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), Monteiro elogiou a decisão do grupo de rever seu estatuto para ampliar a inclusão.

Filhos de Gandhy e a mudança no estatuto

A polêmica começou após o Filhos de Gandhy divulgar um comunicado informando que apenas “pessoas do sexo masculino cisgênero” poderiam se associar ao grupo. A restrição gerou forte repercussão, levando o MP-BA a abrir uma investigação para apurar possível discriminação. A Defensoria Pública da Bahia também se manifestou, recomendando a remoção da cláusula do estatuto sob a alegação de que poderia configurar transfobia, crime equiparado ao racismo pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Diante da pressão, o afoxé anunciou que removeria o termo “cisgênero” do comunicado e convocaria uma assembleia para discutir a possibilidade de alterar o estatuto. Segundo Monteiro, essa mudança reflete uma evolução necessária.

“O Filhos de Gandhy reconheceu, reviu uma regra antiga para que possa ser um bloco mais inclusivo. Eu acho que isso é muito pedagógico, é muito didático, de tudo que a gente está vivendo, sempre buscando construir os caminhos que levem a processos melhorados, mais inclusivos e abrangentes para toda a população”, afirmou o secretário ao Portal M!.

Para Monteiro, o caso ilustra como tradições culturais podem e devem dialogar com as transformações sociais. “Um momento como esse de celebração é sempre um momento de resgate da história para que possamos celebrar tudo aquilo que foi construído, mas também evoluir, buscar novas formas de inclusão”, completou.

Expansão do Carnaval baiano

Além de falar sobre a polêmica envolvendo os Filhos de Gandhy, Monteiro também comemorou a expansão do Carnaval na Bahia, afirmando que a festa tem se espalhado por mais bairros de Salvador e também por municípios do interior do Estado.

“O Carnaval tem ganhado essa característica de estar mais próximo de onde as pessoas estão. Se há alguns anos atrás havia essa cultura do Carnaval ser localizado em Salvador e o São João acontecer em todo o Estado, nós vemos a cada ano o aumento dos municípios e dos bairros também de Salvador que realizam eventos carnavalescos”, explicou ao Portal M!.

Segundo o secretário estadual, 12 bairros da capital terão programação própria neste ano, alguns promovidos pelo governo estadual, outros pela prefeitura. “A segurança pública está presente em todos eles. Isso significa que as pessoas também têm se apropriado mais dessa festa, deixa de ser algo distante para ser algo que faça parte da vida da comunidade, do bairro, do município e do interior”, pontuou o secretário.

Para ele, a expansão do Carnaval é positiva não apenas do ponto de vista cultural, mas também econômico. “Onde há uma festividade de Carnaval, seja ela pequena, média ou grande, é a celebração da cultura que está acontecendo, mas é também a economia se desenvolvendo, é emprego sendo gerado, é a renda sendo aquecida”, afirmou.

Expectativas para Carnaval de Salvador

Questionado sobre as expectativas para o Carnaval de Salvador deste ano, Monteiro demonstrou otimismo e citou os eventos que antecederam a folia como um bom indicativo do sucesso da festa.

“A nossa expectativa é a melhor possível. Tivemos um verão grandioso, com eventos de grande movimentação como o Pôr do Som, no dia 1º de janeiro, com Daniela Mercury, e várias outras agendas de rua que trouxeram um grande fluxo de baianos e turistas. Isso sempre é um termômetro para a gente sobre o Carnaval”, afirmou ao Portal M! durante inauguração do batalhão policial que vai atuar na segurança durante os seis dias do Carnaval de Salvador, que abre oficialmente nesta quinta-feira (27), às 15h30, no circuito Osmar (Campo Grande).

Para o secretário, a festa não será apenas uma oportunidade de celebração e movimentação econômica, mas também um momento de reafirmação do Axé Music e de valorização da cultura baiana. “O Carnaval será de muitas pessoas, de muita movimentação econômica, mas especialmente de celebração da cultura. Queremos valorizar a importância do Axé Music para a nossa cultura, para a economia criativa e para a Bahia como um todo”, concluiu.

Héber Araújo

Héber Araújo

Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Carnaval

Últimas Notícias

Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos -
Política 16/07/2025 às 10:03

Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos

Pesquisa Quaest revela que desaprovação ao desempenho do presidente recuou de 57% para 53%


Flávio Matos se filia ao PL, rompe com Elinaldo e mira Câmara dos Deputados em 2026 -
Política 16/07/2025 às 09:32

Flávio Matos se filia ao PL, rompe com Elinaldo e mira Câmara dos Deputados em 2026

Anúncio foi feito pelo presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, por meio das redes sociais


Bahia empata na Sul-Americana e perde craque para decisão na Colômbia -
Esporte 16/07/2025 às 09:01

Bahia empata na Sul-Americana e perde craque para decisão na Colômbia

Tricolor atua com time alternativo na Fonte Nova, esbarra na defesa do América de Cali e vê camisa 10 ser expulso no fim


Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo -
Política 16/07/2025 às 08:30

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo

Procuradores cobram transparência no cronograma firmado entre ministérios da Justiça e da Defesa para substituir Exército na fiscalização


Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa -
Política 16/07/2025 às 08:00

Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa

Devolução foi feita pelo advogado Fabio Pagnozzi à Quarta Secretaria da Câmara dos Deputados


Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço -
Saúde 16/07/2025 às 07:30

Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço

Ação do Hospital Aristides Maltez (HAM) tem como objetivo ampliar diagnóstico precoce e orientar população sobre fatores de risco


Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira -
Cidades 16/07/2025 às 07:00

Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira

Podem participar da disputa pessoas físicas e jurídicas, conforme informou a Semop


Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo -
Coluna Ohh! 15/07/2025 às 23:00

Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo

Débora Bloch assumiu o papel de Odete Roitman na nova versão de 'Vale Tudo', originalmente interpretada por Beatriz Segall em 1988


Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região -
Cultura 15/07/2025 às 22:42

Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região

Pratos apresentados terão como inspiração o tema 'Biomas da Bahia – Caatinga: Umbu, Mangaba, Licuri, Cana-de-açúcar, Milho e Mandioca'


Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista -
Política 15/07/2025 às 22:21

Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista

Militar prestou depoimento como testemunha na ação penal que investiga o chamado 'núcleo 4' da organização acusada de conspirar contra o Estado democrático