Pular para o conteúdo
Início » PSD e União Brasil estudam acordo para lançar candidato à presidência da Câmara

PSD e União Brasil estudam acordo para lançar candidato à presidência da Câmara

Elmar Nascimento e Arthur Lira
Siglas manterão suas candidaturas, mas poderão unir forças mais adiante

O União Brasil e o PSD estão avaliando uma aliança para enfrentar o candidato do Republicanos à presidência da Câmara, Hugo Motta (PB), que ganhou força após receber apoio do governo, da oposição e do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). A união entre os partidos visa aumentar a competitividade contra Motta.

O líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, se reuniram recentemente para discutir o cenário. Segundo informações do G1, em conversas também com o líder do PSD, Antônio Brito (BA), ficou decidido que ambos os partidos manterão suas candidaturas, mas poderão unir forças mais adiante para apoiar o candidato com maiores chances de vencer.

Apesar de Motta ser considerado favorito, integrantes dos dois partidos acreditam que ainda há espaço para outros candidatos se destacarem na disputa. Mesmo com apoio de figuras como Lula e Bolsonaro a Motta, Brito e Elmar buscam conversas com PT e PL para fortalecer suas candidaturas.

A relação entre PSD e União Brasil vem se fortalecendo, especialmente no Senado, onde Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Davi Alcolumbre (União-AP) mantêm uma aliança sólida. Isso pode influenciar a formação de blocos na Câmara contra Motta.

Hugo Motta, que iniciou sua carreira no MDB, foi lançado pelo Republicanos após Marcos Pereira abrir mão da candidatura. Motta é visto como uma opção de diálogo entre o Palácio do Planalto e o bolsonarismo, com o apoio de Arthur Lira.

Leia também:

Cotado para presidência, Elmar Nascimento assume liderança do maior bloco partidário da Câmara

Câmara de Salvador homenageia Aloisio Menezes com a medalha Zumbi dos Palmares

Vereador atuante nas comunidades será reeleito facilmente, diz Carlos Muniz

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados