Projeto que reduz impostos para empresas que doarem alimentos é aprovado na CCJ do Senado
Proposta estabelece a criação da Política Nacional de Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos
O Projeto de Lei (PL) que visa reduzir impostos para empresas que doarem alimentos, em vez de descartá-los, foi aprovado nesta quarta-feira (16). A proposta estabelece a criação da Política Nacional de Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos, aumentando a redução da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de até 2% para até 5%. A medida é válida para doações de alimentos dentro do prazo de validade e produtos in natura que estejam em condições seguras para consumo, conforme as normas sanitárias. As informações são da Agência Brasil.
Embora já tenha sido aprovada em setembro deste ano, a matéria passou por alterações na comissão, exigindo uma nova votação em turno suplementar. A principal modificação no texto, sob a relatoria do senador Alan Rick (União-AC), é a proibição da dedução de doações de produtos fora da validade no imposto de renda. Esses alimentos ainda utilizáveis poderão ser direcionados à fabricação de ração animal, compostagem e produção de biomassa para energia.
Outra mudança importante diz respeito ao tratamento dos “alimentos imperfeitos”, que possuem defeitos estéticos, mas mantêm seu valor nutricional. O projeto prevê campanhas públicas para incentivar o consumo desses produtos. Essa proposta surgiu em resposta à reivindicação dos donos de supermercados, que afirmam que a atual legislação torna mais vantajoso descartar alimentos imperfeitos do que doá-los.
O texto foi aprovado em segundo turno na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, caso não haja recurso para votação no Plenário do Senado, seguirá para análise da Câmara dos Deputados. A aprovação ocorreu no Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, destacando a relevância do combate ao desperdício alimentar.
Além de empresas e instituições sem fins lucrativos, a proposta também permite doações por pessoas físicas e agricultores familiares. O senador Alan Rick enfatizou que a medida busca reduzir o desperdício e promover a doação de alimentos.
“Os estabelecimentos preferiam jogar fora alimentos dentro do prazo de validade. Alimentos em absoluta conformidade com a nutrição, aptos para o consumo eram jogados fora, porque o incentivo para a doação de alimentos e a própria criminalização do doador impediam ou não incentivavam essa doação”.
Rick também mencionou que o Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo, citando dados que revelam que mais de R$ 1,3 bilhão em frutas, legumes e verduras são descartados anualmente nos supermercados brasileiros. Ele alertou sobre a necessidade urgente de ações para reverter esse quadro alarmante.
O texto substitutivo do relator retirou a obrigatoriedade da doação prevista na proposta original e excluiu a previsão de multa para o descarte injustificado de alimentos dentro do prazo de validade e próprios para o consumo. O projeto estipula que os alimentos doados, sejam in natura ou preparados, devem estar embalados e dentro do prazo de validade, respeitando as normas sanitárias vigentes.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
AL-BA alcança nível Ouro em ranking de transparência pública
Governador pode anunciar três novos secretários ainda neste mês
Últimas Notícias
Prefeito e presidente da Câmara lamentam falecimento de filho da vereadora Marta Rodrigues
Marcelo, de 41 anos, estava internado e faleceu nesta quarta. Velório ocorrerá na quinta (14), a partir das 9h, na Capela C do Cemitério Jardim da Saudade
Policiais civis e técnicos da Bahia rejeitam proposta de reajuste do Governo do Estado
Após a votação, os policiais realizaram uma manifestação no bairro Costa Azul, com carro de som, faixas e apitos, o que causou congestionamento no trânsito da área
Praça dos Três Poderes é isolada após explosões próximas ao STF; uma pessoa morreu
Em nota, o STF informou que foram ouvidos 'dois fortes estrondos ao final da sessão, e os ministros foram retirados do prédio em segurança'
Em carta a Jerônimo, servidores baianos cobram melhorias e aumento no financiamento do Planserv
Envio do documento está previsto para esta semana
Bloco Happy anuncia mudança para o circuito Osmar no Carnaval 2025
Mudança foi motivada pela reestruturação realizada pela prefeitura de Salvador após o aumento de público no circuito Dodô (Barra-Ondina)
Feirense participa de reality que definirá melhores palestrantes do Brasil
Luiza Moura avançou para a terceira etapa do 'The Best Speaker Brasil', ficando entre os 100 melhores candidatos dos 19 mil inscritos
Prefeitura de Salvador entrega academia e áreas para comerciantes informais em Narandiba
A nova academia, com 200 metros quadrados, é a 14ª unidade implantada pela Sempre na cidade
Protesto interrompe trânsito e causa congestionamento na Av. Tancredo Neves
A ação, que começou por volta das 16h35, causou um congestionamento significativo na região e foi encerrada por volta das 17h
Estudantes da UFBA vencem competição de aeronáutica e buscam apoio para disputar etapa mundial nos EUA
Equipe Axé Fly conquistou, no dia 3 de novembro, o tricampeonato nacional na competição SAE Brasil AeroDesign
Com mais de 27 milhões de seguidores, jornal The Guardian abandona o X/Twitter: ‘Plataforma perturbadora’
Desde a chegada de Musk, a política de "liberdade de expressão" permitiu o aumento de discursos de ódio e desinformação na plataforma