Presidente do PL diz que Bolsonaro será candidato em 2026
Mesmo com inelegibilidade até 2030, Valdemar reafirmou a força do ex-presidente como representante da direita
O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, compartilhou um vídeo em suas redes sociais, na madrugada desta sexta-feira (18), dizendo que o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), será candidato à presidência nas eleições de 2026, mesmo que esteja inelegível até 2030. A publicação é divulgada sete dias depois de o presidente do PL mencionar possíveis nomes para assumir a direita no Governo Federal, mas segundo ele, Bolsonaro continua sendo o nome mais forte da posição partidária.
“Bolsonaro é o representante da direita no mundo. O que acontece é que, como está inelegível, está por enquanto inelegível, acham que Bolsonaro não vai ser candidato, mas Bolsonaro será candidato”, afirmou Valdemar em post no Instagram.
Inclusive, o dirigente partidário pontuou que o ex-presidente já estará apto ao pleito em 2026. Ele também declarou que Bolsonaro “é o maior líder da direita não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Ele é um fenômeno por onde vai”.
Entenda o contexto
Há sete dias, Valdemar Costa Neto declarou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seria o primeiro da fila para a corrida presidencial, em entrevista à GloboNews. O presidente do PL afirmou também que uma candidatura do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho “03” do ex-presidente, deveria ser considerada.
Ainda assim, no bate-papo, o presidente do PL disse acreditar na elegibilidade de Jair Bolsonaro antes do prazo previsto. Ou seja, segundo ele, o ex-presidente do Brasil ficaria elegível antes de 2030, em função de um projeto em tramitação no Congresso Nacional que pode anistiar o correligionário e, por isso, ele poderia concorrer à presidência na próxima eleição.
A proposta prevê perdão para os condenados em investigações relacionadas à tentativa de golpe de Estado no 8 de Janeiro. No momento, Bolsonaro é investigado como um dos mentores dos atos antidemocráticos em um inquérito relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Inelegibilidade de Bolsonaro
Após a declaração pública de Valdemar, Bolsonaro afirmou que ainda é o candidato da direita para 2026, mesmo diante das circunstâncias. Ao portal bolsonarista Auri Verde Brasil, o ex-presidente disse não ser nada no partido e agradeceu ao presidente da legenda, mas reforçou que, caso não tenha a sua inelegibilidade anulada, deve se retirar da vida política.
Bolsonaro está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o considerou culpado de usar indevidamente o cargo e a estrutura administrativa da Presidência da República para promover sua campanha eleitoral durante uma reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio do Alvorada, em julho de 2022, algo que é estritamente proibido.
O evento, transmitido ao vivo nas redes sociais oficiais e na TV Brasil, foi avaliado como uma forma de Bolsonaro inflamar seus apoiadores contra a Justiça Eleitoral, configurando abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O ex-presidente também foi condenado por uso eleitoral das comemorações do Dia da Independência no mesmo ano.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro