Ministério Público denuncia homem por violência de gênero contra prefeita de Morro do Chapéu durante campanha
Inquérito policial apontou que o acusado abraçou a vítima por trás, tocando seu seio de maneira inadequada
Divulgação
O Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciou, na terça-feira (7), um homem pelos crimes de importunação sexual e assédio contra a prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo Leal (PDT). De acordo com a promotora eleitoral Mariana Pacheco de Figueiredo, os crimes ocorreram em agosto de 2024, durante a campanha eleitoral, e foram classificados como violência política de gênero, com o objetivo de dificultar a reeleição da prefeita.
O inquérito policial apontou que o acusado abraçou a vítima por trás, tocando seu seio de maneira inadequada, configurando um ato que, segundo o MP, “teve o objetivo de satisfazer a lascívia” do agressor, causando constrangimento à prefeita.
Além da denúncia criminal, o Ministério Público solicitou à Justiça a fixação de uma indenização de, no mínimo, R$ 10 mil, a título de reparação pelos danos sofridos pela vítima.
Prefeita relata ataques e violência política de gênero
Juliana Araújo Leal afirmou que enfrentou diversos ataques durante a campanha eleitoral de 2024, todos direcionados a prejudicar sua candidatura à reeleição.
“Entre esses ataques, enfrentei episódios lamentáveis de violência política de gênero, uma prática inadmissível que tenta ferir, de forma desrespeitosa e machista, a nossa capacidade de liderança e a nossa legitimidade como mulheres em posições de poder”, declarou.
Para a prefeita, a denúncia apresentada pelo MP é um marco no enfrentamento de práticas como essas. “As agressões e os atos de importunação sexual e assédio sofridos por mim foram parte de uma estratégia para tentar me intimidar e me calar. Esses atos não são apenas ataques pessoais, mas também uma afronta à democracia e à representatividade feminina”, afirmou.
Compromisso com a igualdade e representatividade feminina
Juliana enfatizou que continuará enfrentando qualquer tentativa de silenciamento e que os episódios reforçam a necessidade de mais mulheres na política. “Não permitirei que o machismo e a misoginia ditem os rumos da política. É justamente por episódios como esse que precisamos de mais mulheres ocupando cargos de poder e sendo voz ativa na política”, disse.
A prefeita destacou que sua luta representa todas as mulheres que sonham com uma sociedade mais igualitária. “Essa luta não é só minha; é uma luta de todas nós, mulheres, que sonhamos e trabalhamos por um futuro mais igualitário e respeitoso. Vamos seguir em frente, com coragem e determinação, mostrando que a política precisa de mais mulheres e que estamos aqui para ficar”, concluiu.
Empossada para segundo mandato
Reeleita com 48,44% dos votos válidos em Morro do Chapéu, a prefeita Juliana Araújo (PDT), tomou posse na última quarta-feira (1) para o segundo mandato no município. Foram empossados ainda o vice-prefeito reeleito Vitor Araújo (União Brasil) e os 13 vereadores eleitos.
“O nosso compromisso deve ser, acima de tudo, com a nossa cidade. Vamos continuar com um governo que escuta e dialoga com a população. Eu não governo para o povo, eu governo com o povo. Quero que você, morador de Morro do Chapéu, sinta que sua voz seja ouvida e valorizada. Vamos trabalhar juntos para que a nossa cidade cresça de forma justa e igualitária”, afirmou ela na ocasião.
No discurso, ela lembrou dos ataques e agressões sofridos vindo dos adversários na última eleição.
“Participei de uma campanha extremamente violenta, misógina, machista e criminosa. Tive meus direitos como cidadã e mulher violados. Mas o que para uma minoria a certeza de me derrotar, hoje são obrigados a reconhecer a força de uma população do bem, que não aceita mais maldades criminosas”, declarou.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis