Lula passará por novo procedimento pós-cirúrgico nesta quinta-feira; entenda
Intervenção não se trata de uma nova cirurgia, segundo médicos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará, nesta quinta-feira (12), por um procedimento endovascular para complementar a cirurgia realizada na última terça-feira (10), segundo boletim médico. O objetivo do procedimento é embolizar uma artéria para interromper o sangramento na região da cabeça do presidente.
A assessoria de imprensa da Presidência da República destacou que a intervenção não se trata de uma nova cirurgia, mas sim de uma etapa do pós-operatório, realizada fora do centro cirúrgico. O procedimento é um acompanhamento para garantir a recuperação de Lula após a cirurgia de emergência.
Recuperação e acompanhamento de Lula
Lula, de 79 anos, permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e, de acordo com a equipe médica, ele passou a quarta-feira (11) sem intercorrências. O boletim médico informou que o presidente está lúcido, orientado, conversando e fez atividades de fisioterapia.
Além disso, o presidente também recebeu visitas de familiares, conforme permitido pela equipe médica. Durante a manhã de quinta-feira, o procedimento de embolização será realizado, e uma coletiva de imprensa será realizada para atualizar os jornalistas sobre a evolução do quadro de saúde do petista.
Cirurgia de emergência e diagnóstico inicial
Lula foi internado após sentir dores de cabeça na segunda-feira (9). Exames realizados no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, constataram um sangramento intracraniano, causado pela queda que o presidente sofreu no banheiro do Palácio da Alvorada em outubro.
De acordo com o médico Roberto Kalil Filho, que acompanha o caso de Lula, o presidente foi transferido para a unidade de São Paulo do hospital, que possui recursos mais avançados para o tratamento. A cirurgia de emergência foi realizada na madrugada de terça-feira (10) para drenar o hematoma na cabeça.
Expectativas de alta para Lula
A equipe médica responsável pelo tratamento de Lula informou que o quadro clínico do presidente é estável, mas o chefe do Executivo continua sob monitoramento intensivo na UTI. O cardiologista Roberto Kalil falou brevemente com a imprensa nesta quarta-feira (11) e disse que o presidente segue “acordado, sentado e conversando”.
Ainda segundo Kalil, não há previsão exata para a alta de Lula da UTI, mas cada dia é tratado de maneira cuidadosa. A estimativa é de que o presidente permaneça internado por mais 48 a 72 horas após a cirurgia.
O boletim médico divulgado na quarta-feira (11) destacou que o presidente permanece com um dreno em sua cabeça para evitar o acúmulo de secreções intracranianas. A equipe médica, liderada por Kalil e a Dra. Ana Helena Germoglio, acompanha de perto a recuperação de Lula.
A assessoria do Hospital Sírio-Libanês confirmou que uma coletiva de imprensa ocorrerá na manhã de quinta-feira (12) para fornecer mais detalhes sobre o estado de saúde do presidente. O cardiologista Roberto Kalil Filho reafirmou que, até o momento, o que está saindo do dreno está dentro do esperado.
Visitas restritas
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a visita ao presidente foi restrita aos familiares, conforme protocolos de segurança e saúde. O médico Roberto Kalil, responsável pelo acompanhamento clínico de Lula, informou na quarta-feira (11) que as visitas seriam limitadas a essa exigência médica.
Embora os jornalistas estejam sendo mantidos informados sobre a situação, a prioridade é manter a privacidade e o cuidado necessários para a recuperação do presidente. A previsão é que, após o procedimento desta quinta-feira, o quadro de Lula evolua positivamente, permitindo que ele deixe a UTI em breve.
Histórico
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem um histórico médico robusto e, conforme informado, está sendo acompanhado por especialistas como o cardiologista Roberto Kalil Filho, responsável pelo acompanhamento de sua saúde por anos. A equipe médica que cuida do presidente inclui profissionais de diversas especialidades, como a Dra. Ana Helena Germoglio, médica da Presidência da República.
O acidente doméstico ocorrido no mês de outubro de 2024, no Palácio da Alvorada, foi o ponto de partida para o problema de saúde que Lula está enfrentando. A lesão causou um hematoma que precisou ser drenado em uma cirurgia de emergência.
Recuperação e volta ao trabalho
O presidente permanece sob cuidados intensivos, mas a equipe médica se mostrou otimista em relação ao seu quadro. A previsão inicial é que Lula retorne à Brasília na próxima semana, após o período de recuperação. No entanto, a alta e o retorno ao trabalho dependerão do acompanhamento médico contínuo.
A equipe médica que está tratando de Lula destaca que, até o momento, o quadro evolui de forma satisfatória, com as expectativas de recuperação bem fundamentadas, sem complicações graves até o momento.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Câmara dos Deputados discute projetos polêmicos sobre segurança pública
Em reunião, Luiz Caetano apresenta demandas de Camaçari a Jerônimo Rodrigues
STF suspende nomeações de parentes do governador do Maranhão por nepotismo
Jerônimo Rodrigues anuncia mudanças no secretariado do Governo da Bahia
Lula passará por novo procedimento pós-cirúrgico nesta quinta-feira; entenda
Mudanças na reforma tributária comprometem arrecadação municipal, alerta CNM
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6 após duas semanas
Copom eleva Selic a 12,25% e prevê novas altas em 2025 para conter inflação
Câmara dos Deputados discute projetos polêmicos sobre segurança pública
PF indicia mais três militares que participaram do plano golpista ligado a Bolsonaro
Relatório complementar com os três novos nomes foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal
Em reunião, Luiz Caetano apresenta demandas de Camaçari a Jerônimo Rodrigues
Reunião marca um passo inicial nas articulações para a gestão municipal, que começa em janeiro de 2025
Presidente da Embasa diz que demandas apresentadas por deputados foram incluídos em planejamento para 2025
Demandas incluem questões como a ampliação dos sistemas críticos do Sisal, de Maracás e região, além de obras importantes que 'há muito tempo não saiam do papel'
STF suspende nomeações de parentes do governador do Maranhão por nepotismo
Suspensão afeta diretamente cargos em comissão e de confiança dentro da Assembleia Legislativa.
Jerônimo Rodrigues anuncia mudanças no secretariado do Governo da Bahia
Anúncio do petista contou com mudanças na Secom, Serin, Setre e Chefia de Gabinete
Casa do Sapateado recebe espetáculo ‘Sapateia Nordeste’ com ritmos da cultura regional
Espetáculo acontece nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, no espaço Xisto Bahia, nos Barris
Lula passará por novo procedimento pós-cirúrgico nesta quinta-feira; entenda
Intervenção não se trata de uma nova cirurgia, segundo médicos
Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo celebra legado da informação ética e de credibilidade
Em uma cerimônia emocionante, jornalistas de diversas áreas foram agraciados com o prêmio em homenagem ao legado de Jânio Lopo
Sem ‘Ainda Estou Aqui’, ranking americano elege filme brasileiro como um dos melhores do ano
Lançado no Brasil em 2023, o documentário só chegou aos cinemas dos Estados Unidos em 2024
Mudanças na reforma tributária comprometem arrecadação municipal, alerta CNM
Entidade destacou que as mudanças comprometem a arrecadação dos municípios