Lula envia PL que reconhece 2 de Julho como Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil
Presidente cumpre promessa, feita no ano passado, quando participou do desfile cívico; petista também participa do evento neste ano
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou, no início da noite desta terça-feira (1º), ao Congresso Nacional, um projeto de Lei para instituir o 2 de Julho como o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. O texto foi assinado em Brasília e divulgado nas redes sociais do presidente, em vídeo gravado ao lado dos dois ex-governadores petistas baianos: o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o senador Jaques Wagner, líder do governo no Senado. Outro baiano, o publicitário Sidônio Palmeira, atual ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, também participou do evento.
O objetivo da proposta é dar visibilidade ao episódio histórico ocorrido em 1823, quando tropas portuguesas foram definitivamente expulsas do território brasileiro, com destaque para a mobilização popular ocorrida na Bahia. Além disso, cumpre a promessa feita pelo presidente Lula, no ano passado, durante sua terceira participação ao cortejo em Salvador. O petista também confirmou sua presença no evento nesta quarta-feira na capital baiana.
“Eu acabo de assinar um projeto de lei que estou mandando para o Congresso Nacional transformando o dia 2 de julho no dia nacional da consolidação da independência no Brasil”, declarou Lula.
Bahia completou independência iniciada por Dom Pedro
Embora o 7 de setembro de 1822 marque o grito simbólico da independência por Dom Pedro I, o movimento emancipacionista só foi consolidado em 2 de julho de 1823, quando a resistência popular e as forças brasileiras derrotaram os últimos contingentes militares portugueses em Salvador. Para Lula, o reconhecimento nacional da data é uma forma de corrigir distorções no ensino da história do país.
“O que é verdade é que Dom Pedro fez o grito da independência e todo mundo sabe disso. Mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, afirmou o presidente.
A proposta também tem como objetivo valorizar a contribuição do povo baiano, muitas vezes negligenciada nos materiais didáticos. ara ele, a oficialização da data ajudará a fortalecer a identidade nacional com base em um olhar mais amplo sobre os acontecimentos da independência.
“Isso não é conhecido da história porque não está no livro didático brasileiro”, acrescentou Lula.
Proposta é apresentada ao lado de ministros baianos
Durante o anúncio do projeto, Lula estava acompanhado dos ministros Rui Costa e Sidônio Palmeira, além do senador do Jaques Wagner (PT-BA). O projeto será analisado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Se aprovado, o 2 de Julho passará a integrar o calendário oficial de feriados nacionais ao lado do 7 de Setembro, ampliando o reconhecimento das lutas populares no processo de independência do Brasil.
“A aprovação desse projeto e da promulgação vai mostrar ao Brasil inteiro que, além do Dom Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa independência”, reforçou o presidente no vídeo publicado.
Lula participa das comemorações e embarca para a Cúpula do Mercosul
Após assinar o projeto, Lula embarcou para Salvador, onde participa nesta quarta-feira (2) das celebrações oficiais do cortejo cívico do 2 de Julho, realizado anualmente na capital baiana. A cerimônia conta com a presença de autoridades estaduais e lideranças populares, e tem como ponto alto o desfile do Caboclo e da Cabocla, símbolos da resistência baiana contra o domínio colonial português.
Ainda na legenda do vídeo, Lula escreveu que estará em Salvador para “comemorar esta data histórica junto ao povo baiano”.
De Salvador, o presidente seguirá diretamente para Buenos Aires, onde participará da Cúpula do Mercosul, que acontece na quinta-feira (3). O evento reunirá os chefes de Estado dos países-membros do bloco sul-americano, e temas econômicos e diplomáticos devem dominar a pauta.
Veja o vídeo completo:
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade