Luiz Carreira nega falta de recursos em Salvador, anuncia ações da prefeitura e diz que PDDU está sendo finalizado para envio à CMS
Segundo secretário municipal da Casa Civil, atual momento é de reestruturação administrativa e financeira, com foco no planejamento estratégico
Divulgação
O secretário municipal da Casa Civil, Luiz Carreira, negou, na manhã desta segunda-feira (5), que a Prefeitura de Salvador esteja enfrentando falta de recursos. Durante entrevista ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix FM Salvador (104.3) – comando pelos jornalistas Matheus Morais e Osvaldo Lyra -, o chefe da pasta explicou que o atual momento é de reestruturação administrativa e financeira, com foco no planejamento estratégico para os próximos anos da gestão do prefeito Bruno Reis (União Brasil).
Segundo Carreira, o ritmo de grandes entregas, que marcou os últimos anos da administração municipal, naturalmente dá lugar a um período de organização e revisão interna, sem que isso signifique escassez de verbas.
“Não é falta de dinheiro, é, sobretudo, reestruturação e organização da casa para poder assegurar um mandato pleno, melhor ainda do que o prefeito Bruno Reis fez”, afirma.
‘Toda estrutura pública precisa de um ciclo’, diz Luiz Carreira
De acordo com Carreira, o atual momento da prefeitura de Salvador é parte de um ciclo natural de gestão. “No primeiro ano, você para e faz o planejamento. É o que nós estamos fazendo, discutindo internamente, revisando projetos, aprofundando tecnicamente os conceitos e os indicadores de cada projeto para que a gente tenha um planejamento adequado”, explica.
Segundo ele, esse é o momento de “fazer uma contenção de gastos para reforçar de novo o caixa”, o que permitirá à Prefeitura manter um ritmo sólido nos anos seguintes. “O segundo ano é de obras, o terceiro é de entregas e o quarto, de organização final para a transição ou continuidade. Esse modelo está sendo seguido desde 2013 e deu certo”, pontua o secretário.
Ainda conforme o secretário, Salvador teve um investimento histórico durante o primeiro mandato de Bruno Reis.
“O prefeito investiu, nos seus 4 anos, mais de R$ 5 bilhões. É um investimento altíssimo na cidade”, ressalta.
PDDU de Salvador
Outro ponto central da entrevista foi a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador. Luiz Carreira afirmou que a Prefeitura está na fase final de elaboração do novo plano, que deve ser enviado à Câmara Municipal no segundo semestre de 2025.
“Estamos fazendo os estudos preliminares e a construção do documento, para depois submetê-lo a um amplo debate público na Câmara Municipal e na comunidade”, destaca.
O secretário reafirma que o processo é conduzido com responsabilidade técnica. “Esse trabalho está sendo feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Estamos contratando consultoria, fazendo todo o trabalho técnico necessário”, afirma.
Apesar das cobranças da oposição sobre o suposto atraso na entrega do plano, Carreira argumenta que o adiamento foi necessário para evitar contaminação política. “Fazer a discussão no ano eleitoral, como foi o ano passado, prejudica demais essa questão. A atividade parlamentar fica prejudicada, os vereadores estão buscando suas eleições”, disse. “O momento oportuno é agora”, completa.
A última revisão do PDDU foi realizada em 2016, ainda sob a gestão do então prefeito ACM Neto, atual vice-presidente nacional do União Brasil. A legislação vigente determina que a atualização ocorra a cada 8 anos.
Boa relação com governos estadual e federal
Questionado sobre a relação da prefeitura de Salvador com os governos estadual e federal, Luiz Carreira adotou tom conciliador. “Do ponto de vista pessoal e administrativo, a relação é excelente. Do ponto de vista político, somos adversários, mas adversário não é inimigo”, destacou.
O secretário informou que tem mantido diálogo constante com membros da Casa Civil do Governo da Bahia e outros secretários estaduais. “Na semana passada, estive com dois secretários e apresentamos juntos as principais demandas da cidade, como mobilidade, saneamento e transporte. São interesses do cidadão, não do partido ou da gestão”, reforça.
Carreira também mencionou as expectativas com os investimentos do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Segundo ele, Salvador está pronta para receber recursos, desde que os projetos contemplem as necessidades reais da população.
Prefeitura segue com entregas e projetos estruturantes
Apesar do foco atual em planejamento, Carreira assegura que a Prefeitura de Salvador continua com entregas e ações importantes em curso. “Tem vários projetos que estamos entregando agora. O prefeito Bruno Reis tem entrega praticamente todos os dias”, afirma.
Ele destaca a construção da nova arena esportiva, iniciada no fim de 2024, como um dos grandes projetos em andamento. “A carteira de projetos havia sido esvaziada porque executamos praticamente tudo o que foi planejado. Agora é o momento de reabastecer essa carteira, com responsabilidade e visão de futuro”, concluiu.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]