Jerônimo defende unidade no PT e diz que ainda fará mudanças no secretariado: ‘Uma eu garanto’
Petista também ressaltou que escolha da nova presidência do partido será fundamental para condução das eleições de 2026

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), defendeu, nesta quarta-feira (2), a importância da unidade dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) para a disputa da vice-presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Na ocasião, o petista também ressaltou que a escolha da nova presidência do partido será fundamental para a condução das eleições de 2026, quando serão definidos os nomes para os cargos de deputado estadual, federal, governador, senador e presidente da República.
“Tenho participado pouco devido à agenda, mas acompanho as discussões. Me orgulho de integrar um partido com forte democracia interna. Divergências existem, mas as tendências ajudam a estruturar o trabalho de dirigentes municipais, parlamentares e gestores do Executivo”, afirmou.
De acordo com o governador, a maturidade política dentro da legenda é essencial para evitar conflitos internos que possam comprometer o desempenho do partido no futuro.
Votação na AL-BA
Sobre a recente eleição da Mesa-Diretora da AL-BA, Jerônimo explicou que adotou uma postura de mediação, evitando interferência direta, mas garantindo que houvesse um ambiente de consenso. “O critério adotado foi a proporcionalidade, garantindo ao PSD, partido com maior bancada, a liderança do processo. Quando surgiu o risco de instabilidade na candidatura do deputado Adolfo, articulamos para que o PSD mantivesse a direção, evitando turbulências”, afirmou.
No que diz respeito à escolha do vice-presidente da Assembleia, ele enfatizou a necessidade de maturidade política para evitar divisões dentro do partido. “A decisão precisa fortalecer a instituição. Divergências fazem parte da política, mas o consenso deve prevalecer para evitar divisões internas desnecessárias”, declarou.
Expectativa com novos secretários
Com mudanças recentes no secretariado estadual, Jerônimo Rodrigues também falou sobre as expectativas envolvendo as novas nomeações, incluindo a de Marcus Di Flora para a Secretaria de Comunicação (Secom).
“Eu já entreguei a Secretaria de Secom, o Marcos já assumiu, e ele está se dedicando às encomendas que eu fiz para ele, do plano montado. Ele é preparado, tem experiência na área institucional e já trabalhou no marketing da Caixa Econômica Federal e na Secretaria Nacional de Comunicação no início do governo Lula”, afirmou.
Além disso, o governador explicou a transição na Secretaria de Agricultura (Seagri), que passou para o controle do Avante, através do 1º secretário do partido, Pablo Barrozo. “Já entreguei a Seagri, que foi inclusive uma combinação com o Avante. O Tom vai continuar me ajudando, vamos ver a nova localização dele”, explicou.
Jerônimo também adiantou que haverão novas mudanças no governo em breve:
“Na semana passada, fizemos ajustes na segurança pública e entregamos a primeira mudança ao Augusto. E vai ter mais. Estou dando spoiler, mas não vou dizer a data. Uma eu garanto”, declarou.
Infraestrutura: cobranças sobre ViaBahia e Coelba
O governador também abordou questões relacionadas à infraestrutura, destacando problemas com a ViaBahia e a Coelba. No caso da concessão da ViaBahia, Jerônimo lembrou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deveria ter assumido a rodovia em 1º de abril, mas o atraso na votação do orçamento federal postergou o processo. “Estão falando que é maio, mas pelo menos o TCU já autorizou, o ministro Renan, o ministro Rui garantiram, então nós estamos tranquilos”, disse.
Quanto à Coelba, o governador criticou a falta de infraestrutura para atender à demanda crescente, especialmente em regiões turísticas como a Linha Verde e cidades como Cairu e Valença. “O turista que vai para um canto e falta energia, ele não volta mais nunca”, alertou.
Possível viagem à China para acelerar contrato da ponte Salvador-Itaparica
Um dos temas de maior impacto econômico mencionados pelo governador foi a possibilidade de uma nova viagem à China para tratar do contrato da ponte Salvador-Itaparica. O consórcio responsável pelo empreendimento solicitou prorrogação do prazo para assinatura do contrato, antes previsto para março e agora adiado para maio.
“O acordo feito com o consórcio foi que até o final de março eles assinariam esse contrato. Depois pediram um prazo até meados de maio. Nós estamos dentro do prazo deles”, afirmou Jerônimo.
O governador explicou que, após a assinatura, o consórcio terá um ano para iniciar as obras. No entanto, o governo busca alternativas para antecipar algumas etapas, especialmente em áreas de terra firme. Para isso, o secretário Afonso Florence está em reunião com a embaixada chinesa, avaliando a necessidade de uma viagem oficial ao país asiático.
Jerônimo garantiu que, caso seja necessário, irá à China antes mesmo da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Se precisar, eu não vou esperar o presidente Lula. Eu vou, como fiz em 2023, quando fiquei lá 15 dias para buscar a BYD, para negociar a ponte e destratar o VLT. E tudo teve sucesso. O VLT está em vento em popa”, assegurou.
O governador encerrou dizendo que a definição do contrato será determinante para a necessidade da viagem. “Se a gente conseguir resolutividade agora, pelo caso da ponte, se ele assinar e combinar o jogo, a gente não precisa voltar à China com o Lula. Só se tiver outras agendas de necessidade com o presidente”, finalizou.
Mais Lidas
Política
Capitão Alden propõe fim da separação de presos por facção em presídios
Últimas Notícias

Balé Teatro Castro Alves abre inscrições para laboratório de criação voltado a iniciantes
Iniciativa tem como foco a experimentação prática e o intercâmbio entre artistas

Viola Davis no Rio: o que rolou no encontro com Anitta, Regina Casé e outros famosos
Atriz americana está na cidade para lançamento do seu novo filme

Milena Barreto e Bruno Reis falam sobre episódio polêmico: O que realmente aconteceu?
O prefeito de Salvador falou pela primeira vez sobre o incidente em que tomou o microfone das mãos da mestre de cerimônias

Capitão Alden propõe fim da separação de presos por facção em presídios
Projeto de Lei propõe alterações na Lei de Execução Penal

Resumo BBB 25 de sexta-feira (4/04): João Pedro chora após estrear no Paredão e Delma se emociona ao indicar Daniele
Berlinda tripla da semana ficou composta também por e Maike

Dona do TikTok diz que venda nos EUA está travada e depende de aprovação da Justiça chinesa
Impasse acontece em meio à tentativa da empresa de manter parte das operações em território norte-americano

Governo Lula recupera popularidade, mas ainda enfrenta alta reprovação — entenda os números do Datafolha
Em fevereiro, a aprovação do governo era de 24%, o nível mais baixo registrado nos três mandatos

Diogo Almeida revela conversa com Aline após o BBB 25 e fala sobre futuro fora do reality
Eliminada, Patriarca demonstrou frustração ao ver cenas envolvendo o ator

Outono em Salvador: cinco passeios imperdíveis para aproveitar a estação
Explore os melhores pontos culturais, parques e praias de Salvador neste outono. Dicas de lazer e relaxamento para todas as idades

Linhas de ônibus são desviadas a partir deste sábado em Itacaranha em função de obras na rede de esgoto
Mudança ocorre devido às obras de construção e interligação da rede de esgoto do complexo do Mané Dendê